A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/102252
Resumo: Esta pesquisa teórico/bibliográfica busca identificar a concepção de criança no Enfoque Histórico-Cultural. Para dimensionar o significado dessa concepção, buscou-se inicialmente identificar as políticas e os programas educacionais voltados para a criança no Brasil desde o final do século XIX, com a educação dirigida para as crianças das classes economicamente menos favorecidas. Essa educação esteve apoiada em concepções marcadas pela assistência e o protecionismo. A imposição, o autoritarismo e uma educação da subordinação também marcaram as primeiras iniciativas de instituições dedicadas à criança no Brasil, neste período. Durante o século XX até o presente, políticas educacionais continuaram a preconizar uma concepção assistencialista. Na primeira parte desta tese, buscamos identificar, de um modo geral, essas práticas e políticas educativas orientadas para a criança pequena no Brasil com o objetivo de identificar a concepção de criança que as subsidia. Num segundo momento, buscamos os princípios que revelam a concepção de criança presente no Enfoque Histórico-Cultural uma vez que este compreende o ser humano como um ser histórico e cultural que apreende sua humanidade por meio de sua atividade no mundo, e se apropria das qualidades humanas histórica e socialmente construídas por meio das inter-relações com seu entorno - as pessoas e os objetos da cultura e constitui, por essa via, novas formações psíquicas. Nessa perspectiva, fundamentada por esta nova concepção de criança que vemos emergir do Enfoque Histórico-Cultural, a escola infantil adquire uma dimensão intencional na apropriação de saberes, onde o educador tem sua função marcada pela intencionalidade cujo papel é criar na criança os motivos para a apropriação das qualidades humanas.
id UNSP_bb666a3ddc59cac2f8357a4a9bdee9e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102252
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A concepção de criança para o enfoque histórico-culturalPsicologia infantilCrianças - Desenvolvimento psíquicoCrianças - Enfoque histórico-culturalCrianças - ConcepçãoPsychological developmentChildren educationEsta pesquisa teórico/bibliográfica busca identificar a concepção de criança no Enfoque Histórico-Cultural. Para dimensionar o significado dessa concepção, buscou-se inicialmente identificar as políticas e os programas educacionais voltados para a criança no Brasil desde o final do século XIX, com a educação dirigida para as crianças das classes economicamente menos favorecidas. Essa educação esteve apoiada em concepções marcadas pela assistência e o protecionismo. A imposição, o autoritarismo e uma educação da subordinação também marcaram as primeiras iniciativas de instituições dedicadas à criança no Brasil, neste período. Durante o século XX até o presente, políticas educacionais continuaram a preconizar uma concepção assistencialista. Na primeira parte desta tese, buscamos identificar, de um modo geral, essas práticas e políticas educativas orientadas para a criança pequena no Brasil com o objetivo de identificar a concepção de criança que as subsidia. Num segundo momento, buscamos os princípios que revelam a concepção de criança presente no Enfoque Histórico-Cultural uma vez que este compreende o ser humano como um ser histórico e cultural que apreende sua humanidade por meio de sua atividade no mundo, e se apropria das qualidades humanas histórica e socialmente construídas por meio das inter-relações com seu entorno - as pessoas e os objetos da cultura e constitui, por essa via, novas formações psíquicas. Nessa perspectiva, fundamentada por esta nova concepção de criança que vemos emergir do Enfoque Histórico-Cultural, a escola infantil adquire uma dimensão intencional na apropriação de saberes, onde o educador tem sua função marcada pela intencionalidade cujo papel é criar na criança os motivos para a apropriação das qualidades humanas.This theoretical/bibliographic research aims to identify the concept of child in Focus on Historical-Cultural. In order to access the extent of this concept it was primarily searched the identification of the political and educational programs that are concerned with the children in Brazil, from the end of the XIX century with education turned to children of lower economic classes supported by conceptions marked by assistance and protectionism. This imposition, the authoritarism and education of subordination also left a mark on the first initiatives of institutions dedicated to children in Brazil, already in the 18 and 19 centuries. During the 20 century and up to now, educational politics continued to prescribe a concept of assistance in education. In the first part of this thesis we try to identify, in a general way, these practices and educational politics guided to the small child in Brazil, with the aim of identifying the concept of child that supports them. In a second moment, we search the principles that reveal the concept of the child present in the Focus Historical-Cultural once this one understands the human being as a historical and cultural being who apprehends its humanity by means of its activity in the world, and appropriates the human qualities historically and socially built by means of inter relations that surround it-people and objects of the culture - and forms, this way, new psychological formations under this perspective, based on this new conception of child that we see emerge from the Focus Historical-Cultural, the child school acquires and intentional dimension in the appropriation of knowledge where the educator has their function marked by intentionality whose role is to create on the child the reasons for the appropriation of human qualities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Suelly Amaral [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2007-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis154 f.application/pdfSOUZA, Maria Cecília Braz Ribeiro de. A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural. 2007. 154 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102252000504408souza_mcbr_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T06:02:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-17T06:02:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
title A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
spellingShingle A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de [UNESP]
Psicologia infantil
Crianças - Desenvolvimento psíquico
Crianças - Enfoque histórico-cultural
Crianças - Concepção
Psychological development
Children education
title_short A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
title_full A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
title_fullStr A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
title_full_unstemmed A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
title_sort A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural
author Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de [UNESP]
author_facet Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Suelly Amaral [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia infantil
Crianças - Desenvolvimento psíquico
Crianças - Enfoque histórico-cultural
Crianças - Concepção
Psychological development
Children education
topic Psicologia infantil
Crianças - Desenvolvimento psíquico
Crianças - Enfoque histórico-cultural
Crianças - Concepção
Psychological development
Children education
description Esta pesquisa teórico/bibliográfica busca identificar a concepção de criança no Enfoque Histórico-Cultural. Para dimensionar o significado dessa concepção, buscou-se inicialmente identificar as políticas e os programas educacionais voltados para a criança no Brasil desde o final do século XIX, com a educação dirigida para as crianças das classes economicamente menos favorecidas. Essa educação esteve apoiada em concepções marcadas pela assistência e o protecionismo. A imposição, o autoritarismo e uma educação da subordinação também marcaram as primeiras iniciativas de instituições dedicadas à criança no Brasil, neste período. Durante o século XX até o presente, políticas educacionais continuaram a preconizar uma concepção assistencialista. Na primeira parte desta tese, buscamos identificar, de um modo geral, essas práticas e políticas educativas orientadas para a criança pequena no Brasil com o objetivo de identificar a concepção de criança que as subsidia. Num segundo momento, buscamos os princípios que revelam a concepção de criança presente no Enfoque Histórico-Cultural uma vez que este compreende o ser humano como um ser histórico e cultural que apreende sua humanidade por meio de sua atividade no mundo, e se apropria das qualidades humanas histórica e socialmente construídas por meio das inter-relações com seu entorno - as pessoas e os objetos da cultura e constitui, por essa via, novas formações psíquicas. Nessa perspectiva, fundamentada por esta nova concepção de criança que vemos emergir do Enfoque Histórico-Cultural, a escola infantil adquire uma dimensão intencional na apropriação de saberes, onde o educador tem sua função marcada pela intencionalidade cujo papel é criar na criança os motivos para a apropriação das qualidades humanas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-18
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Maria Cecília Braz Ribeiro de. A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural. 2007. 154 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102252
000504408
souza_mcbr_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv SOUZA, Maria Cecília Braz Ribeiro de. A concepção de criança para o enfoque histórico-cultural. 2007. 154 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
000504408
souza_mcbr_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 154 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400923944550400