O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Trevisan, Marlon Dantas [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90868
Resumo: Esta pesquisa tem como meta investigar o uso da metáfora/analogia no ensino de ciências. Para tal, alicerçamo-nos no referencial semiótico peirceano, uma vez que o mesmo constitui-se sólida herança para os estudos de filosofia da linguagem. O discurso científico sempre abrigou um paradoxo: ao mesmo tempo em que propõe um registro objetivo, denotativo, comumente lança mão de metáfora/analogias, como recurso para transmitir e auxiliar a construção de conceitos. Um procedimento secular, que apresenta as mais diversas implicações para a ciência e o ensino de ciências. A metáfora é um signo, por conseguinte um operador cognitivo. Este aspecto norteou nossa análise nos enunciados lingüísticos e nas representações pictóricas (feitas em menor quantia). Em que pese tudo o que desabona a utilização do expediente metafórico/analógico, as inferências obtidas nos revelaram em grande medida o inestimável valor deste para o ensino de ciências, especialmente a Biologia, objeto de nossa análise empírica. O objetivo maior, cremo-lo atingido, é contribuir verdadeiramente, de modo direto e simples, aos estudos sobre o tema.
id UNSP_bea8c2f3feddefb18fd0ebda9214e492
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90868
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semióticaSemioticaPragmatismoTricotomiasSemioticsPragmatismEsta pesquisa tem como meta investigar o uso da metáfora/analogia no ensino de ciências. Para tal, alicerçamo-nos no referencial semiótico peirceano, uma vez que o mesmo constitui-se sólida herança para os estudos de filosofia da linguagem. O discurso científico sempre abrigou um paradoxo: ao mesmo tempo em que propõe um registro objetivo, denotativo, comumente lança mão de metáfora/analogias, como recurso para transmitir e auxiliar a construção de conceitos. Um procedimento secular, que apresenta as mais diversas implicações para a ciência e o ensino de ciências. A metáfora é um signo, por conseguinte um operador cognitivo. Este aspecto norteou nossa análise nos enunciados lingüísticos e nas representações pictóricas (feitas em menor quantia). Em que pese tudo o que desabona a utilização do expediente metafórico/analógico, as inferências obtidas nos revelaram em grande medida o inestimável valor deste para o ensino de ciências, especialmente a Biologia, objeto de nossa análise empírica. O objetivo maior, cremo-lo atingido, é contribuir verdadeiramente, de modo direto e simples, aos estudos sobre o tema.The objective of this survey is to investigate the metaphor/analogy use in science education. For that, we based on peircean semiotics reference, because it is a string legacy to language philosophy studies. The scientific speech has always comprised a paradox: at the same time that it proposes an objective, denotative text, it usually employs metaphors/analogies, as a resource to transmit and help the construction of concepts. A secular procedure, which presents several consequences for science and science education. Metaphor is a sign, therefore it is a cognitive operator. This feature has conducted our survey through the linguistic enunciation and pictorial representations (smaller amount). Despite all the facts against the metaphoric/analogical use, our finds revealed the great importance of its use for science education, especially Biology, which is our empiric survey subject. The major objective, we believe it was reached, is to contribute actively, directly and in a simple way, to the surveys concerning this subject.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trevisan, Marlon Dantas [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2008-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 f. : il.application/pdfTREVISAN, Marlon Dantas. O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica. 2008. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90868000553569trevisan_md_me_bauru.pdf33004056079P09115573749966110Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:20:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:20:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
title O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
spellingShingle O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
Trevisan, Marlon Dantas [UNESP]
Semiotica
Pragmatismo
Tricotomias
Semiotics
Pragmatism
title_short O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
title_full O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
title_fullStr O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
title_full_unstemmed O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
title_sort O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
author Trevisan, Marlon Dantas [UNESP]
author_facet Trevisan, Marlon Dantas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Marlon Dantas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Semiotica
Pragmatismo
Tricotomias
Semiotics
Pragmatism
topic Semiotica
Pragmatismo
Tricotomias
Semiotics
Pragmatism
description Esta pesquisa tem como meta investigar o uso da metáfora/analogia no ensino de ciências. Para tal, alicerçamo-nos no referencial semiótico peirceano, uma vez que o mesmo constitui-se sólida herança para os estudos de filosofia da linguagem. O discurso científico sempre abrigou um paradoxo: ao mesmo tempo em que propõe um registro objetivo, denotativo, comumente lança mão de metáfora/analogias, como recurso para transmitir e auxiliar a construção de conceitos. Um procedimento secular, que apresenta as mais diversas implicações para a ciência e o ensino de ciências. A metáfora é um signo, por conseguinte um operador cognitivo. Este aspecto norteou nossa análise nos enunciados lingüísticos e nas representações pictóricas (feitas em menor quantia). Em que pese tudo o que desabona a utilização do expediente metafórico/analógico, as inferências obtidas nos revelaram em grande medida o inestimável valor deste para o ensino de ciências, especialmente a Biologia, objeto de nossa análise empírica. O objetivo maior, cremo-lo atingido, é contribuir verdadeiramente, de modo direto e simples, aos estudos sobre o tema.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-04
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TREVISAN, Marlon Dantas. O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica. 2008. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90868
000553569
trevisan_md_me_bauru.pdf
33004056079P0
9115573749966110
identifier_str_mv TREVISAN, Marlon Dantas. O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica. 2008. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000553569
trevisan_md_me_bauru.pdf
33004056079P0
9115573749966110
url http://hdl.handle.net/11449/90868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401427220135936