O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silvestre, Fernanda Gustavo [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/93867
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar possíveis lacunas conteudísticas que permeiam o trabalho do professor alfabetizador, como: sua formação acadêmica (grades curriculares e ementas), sua formação em serviço/continuada (pelo programa de formação de professores alfabetizadores do Governo do Estado de São Paulo “Letra e Vida”) e pelos livros didáticos adotados para uso em sala de aula (para essa análise foram escolhidos dois livros bastante adotados pelos professores da rede pública de ensino) para que em posse de tais dados, possa-se compreender melhor a alfabetização e seus problemas, a formação do professor e sua atuação e o material de formação criado pelo Governo Estadual de suas origens à sua aplicação prática.
id UNSP_c431cccc6fae6e6b10b24beffcd6e63e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93867
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticasLinguísticaAlfabetizaçãoFormação continuadaLinguisticsDidactic bookO presente trabalho tem como objetivo verificar possíveis lacunas conteudísticas que permeiam o trabalho do professor alfabetizador, como: sua formação acadêmica (grades curriculares e ementas), sua formação em serviço/continuada (pelo programa de formação de professores alfabetizadores do Governo do Estado de São Paulo “Letra e Vida”) e pelos livros didáticos adotados para uso em sala de aula (para essa análise foram escolhidos dois livros bastante adotados pelos professores da rede pública de ensino) para que em posse de tais dados, possa-se compreender melhor a alfabetização e seus problemas, a formação do professor e sua atuação e o material de formação criado pelo Governo Estadual de suas origens à sua aplicação prática.The present work aims to verify possible lacks of contents on teacher’s job, such as: their academic formation (curricular gratings and summaries), their formation in service (by the programa de formação de professores alfabetizadores do Governo do Estado de São Paulo “Letra e Vida”) and the didactic books adopted by them for use in classroom (for this analysis two books had been chosen, the ones most adopted by the professors of the public net of education) so that in ownership of such data, it can be better understood the literacy and its problems, the formation of the professor and their performance and the material of formation created by the Governo do Estado of its origins to its practical application.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cagliari, Luiz Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silvestre, Fernanda Gustavo [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2009-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il.application/pdfSILVESTRE, Fernanda Gustavo. O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas. 2009. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/93867000594171silvestre_fg_me_arafcl.pdf33004030009P49965718421533502Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-25T06:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-25T06:16:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
title O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
spellingShingle O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
Silvestre, Fernanda Gustavo [UNESP]
Linguística
Alfabetização
Formação continuada
Linguistics
Didactic book
title_short O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
title_full O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
title_fullStr O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
title_full_unstemmed O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
title_sort O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas
author Silvestre, Fernanda Gustavo [UNESP]
author_facet Silvestre, Fernanda Gustavo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cagliari, Luiz Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Fernanda Gustavo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Alfabetização
Formação continuada
Linguistics
Didactic book
topic Linguística
Alfabetização
Formação continuada
Linguistics
Didactic book
description O presente trabalho tem como objetivo verificar possíveis lacunas conteudísticas que permeiam o trabalho do professor alfabetizador, como: sua formação acadêmica (grades curriculares e ementas), sua formação em serviço/continuada (pelo programa de formação de professores alfabetizadores do Governo do Estado de São Paulo “Letra e Vida”) e pelos livros didáticos adotados para uso em sala de aula (para essa análise foram escolhidos dois livros bastante adotados pelos professores da rede pública de ensino) para que em posse de tais dados, possa-se compreender melhor a alfabetização e seus problemas, a formação do professor e sua atuação e o material de formação criado pelo Governo Estadual de suas origens à sua aplicação prática.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-05
2014-06-11T19:26:48Z
2014-06-11T19:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVESTRE, Fernanda Gustavo. O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas. 2009. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/93867
000594171
silvestre_fg_me_arafcl.pdf
33004030009P4
9965718421533502
identifier_str_mv SILVESTRE, Fernanda Gustavo. O professor alfabetizador: sua formação, o programa Letra e vida e as lacunas conteudísticas. 2009. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000594171
silvestre_fg_me_arafcl.pdf
33004030009P4
9965718421533502
url http://hdl.handle.net/11449/93867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790962440732672