Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Paula, Luzia de Fátima [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/104801
Resumo: Nesta tese de doutorado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “Ensino de língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, ambos coordenados pela professora Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, focalizam-se as ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi (1946- ) sobre o ensino dessa disciplina, apresentadas em seus artigos da coletânea O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) e nos livros Portos de Passagem (1991) e Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, foi analisado o pensamento de Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando os aspectos constitutivos de seu sentido. Constatou-se que a proposta de Geraldi para o ensino de língua portuguesa sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre esse ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que passaram a ser veiculadas no Brasil, a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica de sua proposta para o ensino de língua portuguesa no país.
id UNSP_c4adcbe67e47967b585646e514c03aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104801
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesaGeraldi, João WanderleyLingua portuguesa - Estudo e ensinoEducaçãoPesquisa historicaInteracionismo linguísticoLinguistics ideasLinguistic interaccionismHistorical research in EducationPortuguese language teachingNesta tese de doutorado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “Ensino de língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, ambos coordenados pela professora Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, focalizam-se as ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi (1946- ) sobre o ensino dessa disciplina, apresentadas em seus artigos da coletânea O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) e nos livros Portos de Passagem (1991) e Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, foi analisado o pensamento de Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando os aspectos constitutivos de seu sentido. Constatou-se que a proposta de Geraldi para o ensino de língua portuguesa sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre esse ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que passaram a ser veiculadas no Brasil, a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica de sua proposta para o ensino de língua portuguesa no país.In this doctorate thesis, the results of a research associated with “Portuguese language teaching” lines are presented. It´s part of the research group and the integrated research project entitled “History of language and literature teaching in Brazil”, both coordinated by Professor Maria do Rosário Longo Mortatti. In order to contribute to the understanding of an important moment of the Portuguese language teaching history in Brazil, João Wanderley Geraldi’s linguistic ideas about Portuguese language teaching were taken from his articles, published in the collection O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) and in the books Portos de Passagem (1991) and Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996) to be analyzed. Based on historical approach centered in documentary and bibliographical research, developed by means of localization procedures, recovery, gathering, election and ordering of documental sources and specialized bibliography reading about the subject, the elements which constitute Gerald’s linguistic thoughts about Portuguese language teaching were analysed. The results obtained show that Geraldi’s proposal for Portuguese language teaching suffered significant influence, specially from the franchian ideas about Portuguese language teaching, from the bakhtinian ideas about langage and from the linguistic ideas of French origin, propagated in Brazil in the 1980s, characterizing the linguistic interaccionism as the theoretical base of his proposal for the Portuguese language teaching in Brazil.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mortati, Maria do Rosário Longo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luzia de Fátima [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2010-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis245 f.application/pdfPAULA, Luzia de Fátima. Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/104801000617347paula_lf_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104801Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
title Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
spellingShingle Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
Paula, Luzia de Fátima [UNESP]
Geraldi, João Wanderley
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Educação
Pesquisa historica
Interacionismo linguístico
Linguistics ideas
Linguistic interaccionism
Historical research in Education
Portuguese language teaching
title_short Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
title_full Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
title_fullStr Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
title_sort Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa
author Paula, Luzia de Fátima [UNESP]
author_facet Paula, Luzia de Fátima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mortati, Maria do Rosário Longo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Luzia de Fátima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geraldi, João Wanderley
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Educação
Pesquisa historica
Interacionismo linguístico
Linguistics ideas
Linguistic interaccionism
Historical research in Education
Portuguese language teaching
topic Geraldi, João Wanderley
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Educação
Pesquisa historica
Interacionismo linguístico
Linguistics ideas
Linguistic interaccionism
Historical research in Education
Portuguese language teaching
description Nesta tese de doutorado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “Ensino de língua portuguesa”, do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”, ambos coordenados pela professora Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de língua portuguesa no Brasil, focalizam-se as ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi (1946- ) sobre o ensino dessa disciplina, apresentadas em seus artigos da coletânea O texto na sala de aula: leitura & produção (1984) e nos livros Portos de Passagem (1991) e Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação (1996). Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, foi analisado o pensamento de Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa, enfocando os aspectos constitutivos de seu sentido. Constatou-se que a proposta de Geraldi para o ensino de língua portuguesa sofreu significativa influência principalmente das ideias franchianas sobre esse ensino, das ideias bakhtinianas sobre linguagem e das ideias linguísticas de origem francesa, que passaram a ser veiculadas no Brasil, a partir da década de 1980, caracterizando o interacionismo linguístico como base teórica de sua proposta para o ensino de língua portuguesa no país.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-22
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Luzia de Fátima. Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/104801
000617347
paula_lf_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv PAULA, Luzia de Fátima. Idéias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Gerardi sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000617347
paula_lf_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/104801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 245 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129662831820800