O potencial das fanpages dos movimentos sociais em prol da democratização da comunicação: um estudo sobre a comunicação online do Intervozes e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Trindade, Ana Carolina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/194318
Resumo: As redes sociais digitais possibilitaram o dinamismo comunicacional, estabelecendo-se como um novo local de produção e recepção de informações e geração de conhecimento. Neste cenário, percebe-se que a comunicação online deu origem a novas perspectivas para a atuação dos movimentos sociais contemporâneos e para a articulação política e social dos cidadãos. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o percurso histórico da democratização da comunicação e estimar o potencial da comunicação online, em especial, no Facebook do Intervozes e do FNDC. Especificamente, pretendemos: compreender as discussões sobre os processos históricos da democratização da comunicação, especialmente no Brasil; descrever e caracterizar as estratégias da comunicação nas fanpages do Intervozes e do FNDC, enquanto movimentos em prol da democratização da comunicação; analisar o conteúdo produzido por esses movimentos nas postagens no Facebook e o quanto isso se relaciona com o tema da democratização da comunicação; e verificar, à luz da atuação do Intervozes e do FNDC no Facebook, o papel da comunicação online a serviço da cidadania. Trata-se de uma pesquisa exploratória, analítica e descritiva que fez uso da Análise de Conteúdo para analisar as fanpages dos movimentos sociais que compõem o corpus da pesquisa. Os resultados da pesquisa sugerem que Intervozes e FNDC manifestam claramente o apoio ou repúdio aos conteúdos que noticiam, enfatizam a importância das ações sociais que exercem e, em alguns momentos, compartilham postagens um do outro. A fanpage do FNDC contempla 100% dos conteúdos relacionados à democratização da comunicação e, a fanpage do Intervozes, 86,32%, sendo que os outros 13,68% tratam de assuntos distintos da temática, mas que, ainda assim, se relacionam à temática da participação e cidadania. Este estudo contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que, além de financiar a pesquisa no Brasil, também financiou a Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior, usufruída na Universidade Nova de Lisboa, Portugal (processos nº 2018/17825-6 e nº 2019/12815-5, respectivamente).
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Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre o percurso histórico da democratização da comunicação e estimar o potencial da comunicação online, em especial, no Facebook do Intervozes e do FNDC. Especificamente, pretendemos: compreender as discussões sobre os processos históricos da democratização da comunicação, especialmente no Brasil; descrever e caracterizar as estratégias da comunicação nas fanpages do Intervozes e do FNDC, enquanto movimentos em prol da democratização da comunicação; analisar o conteúdo produzido por esses movimentos nas postagens no Facebook e o quanto isso se relaciona com o tema da democratização da comunicação; e verificar, à luz da atuação do Intervozes e do FNDC no Facebook, o papel da comunicação online a serviço da cidadania. Trata-se de uma pesquisa exploratória, analítica e descritiva que fez uso da Análise de Conteúdo para analisar as fanpages dos movimentos sociais que compõem o corpus da pesquisa. Os resultados da pesquisa sugerem que Intervozes e FNDC manifestam claramente o apoio ou repúdio aos conteúdos que noticiam, enfatizam a importância das ações sociais que exercem e, em alguns momentos, compartilham postagens um do outro. A fanpage do FNDC contempla 100% dos conteúdos relacionados à democratização da comunicação e, a fanpage do Intervozes, 86,32%, sendo que os outros 13,68% tratam de assuntos distintos da temática, mas que, ainda assim, se relacionam à temática da participação e cidadania. Este estudo contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que, além de financiar a pesquisa no Brasil, também financiou a Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior, usufruída na Universidade Nova de Lisboa, Portugal (processos nº 2018/17825-6 e nº 2019/12815-5, respectivamente).Digital social networks made communicative dynamism possible, establishing itself as a new place of production and reception of information and generation of knowledge. In this scenario, online communication has given rise to new perspectives for the performance of contemporary social movements and for the political and social articulation of citizens. The general objective of this research is to reflect on the historical path of the democratization of communication and to estimate the potential of online communication, especially on Facebook of Intervozes and FNDC. Specifically, we intend to: understand the discussions about the historical processes of democratization of communication, especially in Brazil; describe and characterize the communication strategies in the fan pages of Intervozes and FNDC, as movements in favor of the democratization of communication; analyze the content produced by these movements in Facebook posts and how much this relates to the theme of democratization of communication; and to verify, in the light of the work of Intervozes and FNDC on Facebook, the role of online communication in the service of citizenship. It is an exploratory, analytical and descriptive research that used Content Analysis to analyze the fanpages of social movements that make up the research corpus. The results of the research suggest that Intervozes and FNDC clearly express their support for or rejection of the content they report, emphasize the importance of the social actions they exercise and, at times, share each other's posts. The FNDC fanpage covers 100% of the contents related to the democratization of communication, and the Intervozes fanpage, 86,32%, with the other 13,68% dealing with issues other than the theme, but which are still related to the theme: participation and citizenship. This study was supported by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), which in addition to funding research in Brazil, also financed the Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior, which was taken at Universidade Nova de Lisboa, Portugal (processes nº 2018 / 17825-6 and nº 2019 / 12815-5, respectively).Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP processos nº 2018/17825-6 e nº 2019/12815-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luvizotto, Caroline Kraus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Trindade, Ana Carolina2020-11-12T02:24:26Z2020-11-12T02:24:26Z2020-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19431833004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:17:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-31T06:17:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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