Carta geotécnica de suscetibilidade aos processos da dinâmica superficial do trecho KM 215 ao 249 da Rodovia Marechal Rondon - SP-300
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/92748 |
Resumo: | As rodovias são empreendimentos de grande extensão longitudinal que atravessam diversos tipos de terrenos, que possuem condições geológicas, geomorfológicas, pedológicas e vegetacionais diferenciadas. Na gestão ambiental de rodovias foi notada a importância da utilização de Cartas Geotécnicas de Suscetibilidade, por serem documentos que inter-relacionam diversas informações do meio físico. Desta forma, esta pesquisa objetivou a elaboração deste tipo de carta e a indicação de diretrizes para a conservação da Rodovia Marechal Rondon – SP-300. Para sua elaboração foram utilizados o Mapa de Declividade, as Unidades Fisiográficas Homogêneas delimitadas, os processos da dinâmica superficial mapeados e o uso do solo. Sua elaboração evidenciou sua importância para a gestão ambiental de rodovias, tendo em vista a prevenção, o monitoramento e a correção dos processos adversos que podem ocorrer neste tipo de empreendimento. |
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Carta geotécnica de suscetibilidade aos processos da dinâmica superficial do trecho KM 215 ao 249 da Rodovia Marechal Rondon - SP-300CartografiaErosãoGestão ambientalErosionEnvironmental managementAs rodovias são empreendimentos de grande extensão longitudinal que atravessam diversos tipos de terrenos, que possuem condições geológicas, geomorfológicas, pedológicas e vegetacionais diferenciadas. Na gestão ambiental de rodovias foi notada a importância da utilização de Cartas Geotécnicas de Suscetibilidade, por serem documentos que inter-relacionam diversas informações do meio físico. Desta forma, esta pesquisa objetivou a elaboração deste tipo de carta e a indicação de diretrizes para a conservação da Rodovia Marechal Rondon – SP-300. Para sua elaboração foram utilizados o Mapa de Declividade, as Unidades Fisiográficas Homogêneas delimitadas, os processos da dinâmica superficial mapeados e o uso do solo. Sua elaboração evidenciou sua importância para a gestão ambiental de rodovias, tendo em vista a prevenção, o monitoramento e a correção dos processos adversos que podem ocorrer neste tipo de empreendimento.The highways are enterprises of great longitudinal extension that cross several types of lands, that possess different geologic, geomorphologic, pedologic and vegetation conditions. In the environmental management of highways the importance of the use of Engineering Geological Maps of Susceptibility was noticed, for being documents that inter-relates several information of the environment. This way, this research objectified the elaboration of this type of map and the indication of lines of direction for the conservation of the Highway Marechal Rondon - SP-300. For its elaboration the Map of Declivity, the delimited Homogeneous Physiographic Units, the processes of the superficial dynamics mapped and the use of the ground was used. Its elaboration evidenced its importance for the environmental management of highways, in view of the prevention, the monitoring and the correction of the adverse processes that can occur in this type of enterprise.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cerri, Leandro Eugenio da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Francely Martinelli [UNESP]2014-06-11T19:26:10Z2014-06-11T19:26:10Z2008-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f. : il., tabs., fots., gráfs.application/pdfFERNANDES, Francely Martinelli. Carta geotécnica de suscetibilidade aos processos da dinâmica superficial do trecho KM 215 ao 249 da Rodovia Marechal Rondon - SP-300. 2008. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92748000571818fernandes_fm_me_rcla.pdf33004137036P98012812307455923Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:02:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92748Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-01T06:02:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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