Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Machado, Daniel Iria [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/101989
Resumo: Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência- -Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Foram obtidos indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo.
id UNSP_cd82d14c80d1edd42860b6ad76d55ce4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101989
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídiaConstrutivismo (Educação)Fisica modernaFísica - Estudo e ensinoSistemas de hipermidiaCiência - Tecnologia - SociedadeAusubelConstructivismScience - Technology - Society teachingPhysics teachingHypermediaModern PhysicsApresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência- -Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Foram obtidos indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo.The results of a research on the construction of concepts of Modern Physics and on the nature of Science with the support of hypermedia, that involved the production and evaluation of an educacional software, are presented. The didactic proposal was based on the Learning Theory of Ausubel, on orientations for the implementation of educational hypermedia systems and on approaches derived from the research in Science Teaching, among which are the Science- -Technology-Society focus, the reflections on the pedagogical importance of the History and Philosophy of Science, and the considerations about Modern Physics insertion in the High School. The program was evaluated by researchers of the area of Physics Teaching and undergraduate students in Physics Teaching and, after the incorporation of some of the suggestions done, it was tested by students of the third year of high school of a public school. Indications were obtained that the use of the computer was a factor of students motivation; the diversity of media elements helped them to set attention to the content and contributed to phenomena visualization and interpretation, also facilitating reasoning; the hypertext structured in accordance with the ausubelian principles contributed to the perception of the relationship among the concepts and helped with the development of subsumers to support subsequent learning. It was verified that the evaluated didactic proposal facilitated the evolution of the conceptions of most of the students regarding the concept of mass-energy equivalence and its implications; the relationships among Science, Technology and Society, including environmental and political aspects; the role of Ethics in the development and application of the scientific knowledge; the progress of the Science along the time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Daniel Iria [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2006-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis300 f. : il.application/pdfMACHADO, Daniel Iria. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. 2006. 300 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/101989000475076machado_di_dr_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-11T06:08:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:08:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
title Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
spellingShingle Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
Machado, Daniel Iria [UNESP]
Construtivismo (Educação)
Fisica moderna
Física - Estudo e ensino
Sistemas de hipermidia
Ciência - Tecnologia - Sociedade
Ausubel
Constructivism
Science - Technology - Society teaching
Physics teaching
Hypermedia
Modern Physics
title_short Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
title_full Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
title_fullStr Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
title_full_unstemmed Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
title_sort Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia
author Machado, Daniel Iria [UNESP]
author_facet Machado, Daniel Iria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Daniel Iria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo (Educação)
Fisica moderna
Física - Estudo e ensino
Sistemas de hipermidia
Ciência - Tecnologia - Sociedade
Ausubel
Constructivism
Science - Technology - Society teaching
Physics teaching
Hypermedia
Modern Physics
topic Construtivismo (Educação)
Fisica moderna
Física - Estudo e ensino
Sistemas de hipermidia
Ciência - Tecnologia - Sociedade
Ausubel
Constructivism
Science - Technology - Society teaching
Physics teaching
Hypermedia
Modern Physics
description Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o apoio da hipermídia, que envolveu a produção e avaliação de um software educacional. A proposta didática fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem de Ausubel, em orientações para a implementação de sistemas hipermídia educacionais e em abordagens derivadas da pesquisa em Ensino de Ciências, dentre as quais o enfoque Ciência- -Tecnologia-Sociedade, ponderações quanto à importância pedagógica da História e Filosofia da Ciência e considerações sobre a inserção de Física Moderna no Ensino Médio. O programa foi avaliado por pesquisadores de Ensino de Física e licenciandos de Física e, após a incorporação de algumas sugestões realizadas, foi testado por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. Foram obtidos indícios de que o uso do computador foi fator de motivação dos estudantes; a diversidade de elementos de mídia auxiliou-os a fixar a atenção sobre o conteúdo e favoreceu a visualização e interpretação dos fenômenos, facilitando ainda o raciocínio; o hipertexto estruturado em conformidade com princípios ausubelianos contribuiu para a percepção da relação entre os conceitos e ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem subseqüente. Constatou-se que a proposta didática avaliada favoreceu a evolução das concepções da maior parte dos estudantes quanto ao conceito de equivalência massa-energia e suas implicações; às relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, incluindo aspectos ambientais e políticos; ao papel da Ética no desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos científicos; ao progresso da Ciência ao longo do tempo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-13
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Daniel Iria. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. 2006. 300 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/101989
000475076
machado_di_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
identifier_str_mv MACHADO, Daniel Iria. Construção de conceitos de física moderna e sobre a natureza da ciência com o suporte da hipermídia. 2006. 300 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.
000475076
machado_di_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
url http://hdl.handle.net/11449/101989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 300 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401096520237056