Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Oliveira, Silmara Sartoreto de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/102003
Resumo: Este estudo buscou, inicialmente, identificar o perfil dos professores que trabalham com conteúdos de ciências, com o intuito de propiciar situações reflexivas, à luz de proposições teóricas e metodológicas. Para tanto, foi aplicado um questionário a onze professoras do ensino fundamental das séries iniciais em uma escola pública do interior de São Paulo, Brasil. Este questionário norteou as atividades posteriores com a finalidade de propiciar a reflexão sobre a prática pedagógica desses professores, procurando compreender os aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, particularizando as ações da atividade docente. Foram analisadas as ações educacionais relatadas pelas professoras, na tentativa de se verificar a ocorrência de situações pedagógicas consideradas problemáticas, tais como, problemas em ensino e aprendizagem, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e na interação desses professores com seus pares. Foram elaboradas atividades com Grupo de Trabalho, formados pelos próprios professores que foram todas filmadas e transcritas. Para a análise e apresentação dos dados, foram elencados eixos e sub-eixos temáticos de análise, com tópicos de analise retirados do questionário e transcrições das atividades. Os dados apontaram os professores do estudo são profissionais com defasagem na sua formação e que não participam de cursos de capacitação. Apresentam dificuldade em trabalhar conteúdos de ciências na prática e recorrem a livros didáticos para sanar suas dúvidas e dificuldades. O conteúdo de ciências que apresenta maior dificuldade em trabalhar é sexualidade. Participam de cursos promovidos pela Diretoria de Ensino, porém consideram esses cursos muito teóricos e pouco práticos e que não...
id UNSP_d201ba502e6b0bb036833442976c9e85
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102003
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviçoCiencia - Estudo e ensinoEnsino fundamental - ProfessoresFormação continuadaReflective practicesEste estudo buscou, inicialmente, identificar o perfil dos professores que trabalham com conteúdos de ciências, com o intuito de propiciar situações reflexivas, à luz de proposições teóricas e metodológicas. Para tanto, foi aplicado um questionário a onze professoras do ensino fundamental das séries iniciais em uma escola pública do interior de São Paulo, Brasil. Este questionário norteou as atividades posteriores com a finalidade de propiciar a reflexão sobre a prática pedagógica desses professores, procurando compreender os aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, particularizando as ações da atividade docente. Foram analisadas as ações educacionais relatadas pelas professoras, na tentativa de se verificar a ocorrência de situações pedagógicas consideradas problemáticas, tais como, problemas em ensino e aprendizagem, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e na interação desses professores com seus pares. Foram elaboradas atividades com Grupo de Trabalho, formados pelos próprios professores que foram todas filmadas e transcritas. Para a análise e apresentação dos dados, foram elencados eixos e sub-eixos temáticos de análise, com tópicos de analise retirados do questionário e transcrições das atividades. Os dados apontaram os professores do estudo são profissionais com defasagem na sua formação e que não participam de cursos de capacitação. Apresentam dificuldade em trabalhar conteúdos de ciências na prática e recorrem a livros didáticos para sanar suas dúvidas e dificuldades. O conteúdo de ciências que apresenta maior dificuldade em trabalhar é sexualidade. Participam de cursos promovidos pela Diretoria de Ensino, porém consideram esses cursos muito teóricos e pouco práticos e que não...The objective of this study was to identify, first of all, the profile of the teachers who work with sciences, in order to provide some reflection, when facing theoretical and methodological propositions. Thus, a questionnaire was applied to eleven teachers of elementary school, who teach the basic years in one public school based in the interior of São Paulo state, Brazil. This questionnaire has guided the posterior activities, in order to lead to the reflection about the pedagogic procedures of these teachers, trying to understand the aspects related to teaching and learning processes, specifying the procedures of the teachers. The educational approaches described by the teachers were analyzed, in order to verify the incidence of pedagogic situations, considered as problematic, such as: problems concerning teaching and learning, teaching methods, stabilization and appraisal of teacher- student relationship and the interaction of these teachers among themselves. Some activities were elaborated with the Group of Work. These activities were filmed and transcript. For the analysis and data presentation, some topics and sub-topics which needed to be analyzed were listed, presenting subjects for analysis, which were obtained from the questionnaire and descriptions of the activities. The data showed that the teachers which were analyzed, are not updated professionals and do not attend recycling courses. They also have some difficulties in working with sciences practices and search for didactic books in order to clarify their doubts and problems. The topic in science which presents more difficulty to explain is sexuality. They attend courses provided by the Board of Educational Teaching, but they consider these courses very theoretical and not very practical and state that they are not related to the context that the students belong to. They do not get support from teaching theories and consider their own practices in the classroom as theory.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Silmara Sartoreto de [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis204 f.application/pdfOLIVEIRA, Silmara Sartoreto de. Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102003000563221oliveira_ss_dr_bauru_prot.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:14:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102003Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-19T06:14:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
title Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
spellingShingle Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
Oliveira, Silmara Sartoreto de [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Professores
Formação continuada
Reflective practices
title_short Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
title_full Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
title_fullStr Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
title_full_unstemmed Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
title_sort Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço
author Oliveira, Silmara Sartoreto de [UNESP]
author_facet Oliveira, Silmara Sartoreto de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Silmara Sartoreto de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Professores
Formação continuada
Reflective practices
topic Ciencia - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Professores
Formação continuada
Reflective practices
description Este estudo buscou, inicialmente, identificar o perfil dos professores que trabalham com conteúdos de ciências, com o intuito de propiciar situações reflexivas, à luz de proposições teóricas e metodológicas. Para tanto, foi aplicado um questionário a onze professoras do ensino fundamental das séries iniciais em uma escola pública do interior de São Paulo, Brasil. Este questionário norteou as atividades posteriores com a finalidade de propiciar a reflexão sobre a prática pedagógica desses professores, procurando compreender os aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, particularizando as ações da atividade docente. Foram analisadas as ações educacionais relatadas pelas professoras, na tentativa de se verificar a ocorrência de situações pedagógicas consideradas problemáticas, tais como, problemas em ensino e aprendizagem, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e na interação desses professores com seus pares. Foram elaboradas atividades com Grupo de Trabalho, formados pelos próprios professores que foram todas filmadas e transcritas. Para a análise e apresentação dos dados, foram elencados eixos e sub-eixos temáticos de análise, com tópicos de analise retirados do questionário e transcrições das atividades. Os dados apontaram os professores do estudo são profissionais com defasagem na sua formação e que não participam de cursos de capacitação. Apresentam dificuldade em trabalhar conteúdos de ciências na prática e recorrem a livros didáticos para sanar suas dúvidas e dificuldades. O conteúdo de ciências que apresenta maior dificuldade em trabalhar é sexualidade. Participam de cursos promovidos pela Diretoria de Ensino, porém consideram esses cursos muito teóricos e pouco práticos e que não...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-20
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Silmara Sartoreto de. Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102003
000563221
oliveira_ss_dr_bauru_prot.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
identifier_str_mv OLIVEIRA, Silmara Sartoreto de. Perspectivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental quanto a sua formação em serviço. 2008. 204 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
000563221
oliveira_ss_dr_bauru_prot.pdf
33004056079P0
9581468058921952
0000-0003-1626-7298
url http://hdl.handle.net/11449/102003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 204 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790932388544512