As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90290
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar, a partir do recorte de gênero, as concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras, considerando as mediações e intervenções desse curso na idéia que fazem de sexualidade e como esse conceito adquire formato na prática pedagógica dessas professoras. Para a realização da pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: a descrição dos programas das disciplinas que compõem o currículo do curso de pedagogia e a realização de entrevista semi-estruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Portanto, na utilização dos recursos teóricos e metodológicos, constatamos que a formação das professoras analisadas carece de disciplinas e discussões voltadas para a sexualidade e questões de gênero. A falta de subsídios teóricos e pedagógicos para o trabalho com tais temas na escola torna-se um problema para essas futuras profissionais da educação, uma vez que esses assuntos aparecem com freqüência em suas salas de aula. É neste contexto que as referidas professoras possuem duas atitudes diante das manifestações de sexualidade e relações de gênero dos (as) alunos (as): não enfrentam ou se optam pelo desafio de orientar sexualmente, tratam essas temáticas pela perspectiva biológica, discutindo-as nas aulas de ciências e fazendo uso do ensinamento de preceitos morais, estipulando o que consideram “certo” e/ou “errado” à vivência sexual e de gênero de cada sujeito.
id UNSP_d2599b84a83581bf630bd3f86220105b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90290
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gêneroEducaçãoSexoCurriculosProfessores - FormaçãoRelações de gêneroSexualityTeacher trainingCurriculumEste trabalho tem por objetivo investigar, a partir do recorte de gênero, as concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras, considerando as mediações e intervenções desse curso na idéia que fazem de sexualidade e como esse conceito adquire formato na prática pedagógica dessas professoras. Para a realização da pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: a descrição dos programas das disciplinas que compõem o currículo do curso de pedagogia e a realização de entrevista semi-estruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Portanto, na utilização dos recursos teóricos e metodológicos, constatamos que a formação das professoras analisadas carece de disciplinas e discussões voltadas para a sexualidade e questões de gênero. A falta de subsídios teóricos e pedagógicos para o trabalho com tais temas na escola torna-se um problema para essas futuras profissionais da educação, uma vez que esses assuntos aparecem com freqüência em suas salas de aula. É neste contexto que as referidas professoras possuem duas atitudes diante das manifestações de sexualidade e relações de gênero dos (as) alunos (as): não enfrentam ou se optam pelo desafio de orientar sexualmente, tratam essas temáticas pela perspectiva biológica, discutindo-as nas aulas de ciências e fazendo uso do ensinamento de preceitos morais, estipulando o que consideram “certo” e/ou “errado” à vivência sexual e de gênero de cada sujeito.The aim of this work is to investigate, focusing on gender, the conceptions of sexuality of a group of students of Pedagogy Course which act already in the school education as teachers, considering the mediations and interventions of that course in the idea that they do of sexuality and as that concept he/she acquires format in practice pedagogic of those teachers. For the accomplishment of this qualitative research, sort of analytical-descriptive typology, the following methodological instruments were used: the description of the programs of the disciplines which compose the curriculum of the pedagogy course and the interview accomplishment semi-structured with the chosen university students. The construction and analysis of subject has as theoretical basement the studies of Michel Foucault, Joan Scott and Guacira Lopes Louro. Therefore, when using these theoretical and methodological tools, we noticed that formation of these teachers necessitate disciplines and discussions focused in sexuality and questions of gender. The lack of theoretical and pedagogical subsidies for work these themes in school become a problem for these future school professionals, once these subjects appears frequently in their classrooms. In this context, these teachers have two attitudes before the manifestation of sexuality and gender relations of their pupils: they don't face or when they choose for the challenge of guiding sexually, they treat those themes for the biological perspective, discussing them in the classes of sciences and making use of the teaching of moral precepts, stipulating what they consider “wrong” and/or “right” to sexual and gender experiences of each individual.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Ana Paula [UNESP]2014-06-11T19:24:34Z2014-06-11T19:24:34Z2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 f.application/pdfCOSTA, Ana Paula. As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero. 2009. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90290000603807costa_ap_me_arafcl.pdf33004030079P271637916035880840000-0002-1552-5702Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90290Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:16:32.550904Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
title As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
spellingShingle As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
Costa, Ana Paula [UNESP]
Educação
Sexo
Curriculos
Professores - Formação
Relações de gênero
Sexuality
Teacher training
Curriculum
title_short As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
title_full As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
title_fullStr As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
title_full_unstemmed As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
title_sort As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero
author Costa, Ana Paula [UNESP]
author_facet Costa, Ana Paula [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sexo
Curriculos
Professores - Formação
Relações de gênero
Sexuality
Teacher training
Curriculum
topic Educação
Sexo
Curriculos
Professores - Formação
Relações de gênero
Sexuality
Teacher training
Curriculum
description Este trabalho tem por objetivo investigar, a partir do recorte de gênero, as concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras, considerando as mediações e intervenções desse curso na idéia que fazem de sexualidade e como esse conceito adquire formato na prática pedagógica dessas professoras. Para a realização da pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: a descrição dos programas das disciplinas que compõem o currículo do curso de pedagogia e a realização de entrevista semi-estruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Portanto, na utilização dos recursos teóricos e metodológicos, constatamos que a formação das professoras analisadas carece de disciplinas e discussões voltadas para a sexualidade e questões de gênero. A falta de subsídios teóricos e pedagógicos para o trabalho com tais temas na escola torna-se um problema para essas futuras profissionais da educação, uma vez que esses assuntos aparecem com freqüência em suas salas de aula. É neste contexto que as referidas professoras possuem duas atitudes diante das manifestações de sexualidade e relações de gênero dos (as) alunos (as): não enfrentam ou se optam pelo desafio de orientar sexualmente, tratam essas temáticas pela perspectiva biológica, discutindo-as nas aulas de ciências e fazendo uso do ensinamento de preceitos morais, estipulando o que consideram “certo” e/ou “errado” à vivência sexual e de gênero de cada sujeito.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
2014-06-11T19:24:34Z
2014-06-11T19:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Ana Paula. As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero. 2009. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/90290
000603807
costa_ap_me_arafcl.pdf
33004030079P2
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
identifier_str_mv COSTA, Ana Paula. As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero. 2009. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.
000603807
costa_ap_me_arafcl.pdf
33004030079P2
7163791603588084
0000-0002-1552-5702
url http://hdl.handle.net/11449/90290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130003894796288