Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Coser, Giovanni Marcello de Angeli Gilli [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/157159
Resumo: Objetivou-se avaliar a eficiência de produtos alternativos para indução da brotação das cultivares de videira Niagara Rosada e Cabernet Sauvignon, como o Erger®, Bluprins® e Orobor® em diferentes doses e combinações destes produtos, comparando-os com o método convencional pelo uso do Dormex® (cianamida hidrogenada). Foram realizados, no ciclo de produção 2016/2017, dois ensaios em condições de clima subtropical no Estado de São Paulo, um em Botucatu e outro no município de São Manuel, utilizando a cultivar de uva para mesa Niagara Rosada. Outros dois ensaios foram realizados no Estado do Rio Grande do Sul em um pomar comercial localizado no município de Flores da Cunha, com a cultivar vinífera Cabernet Sauvignon. Concluiu-se que em Botucatu, o tratamento Erger® 5% + nitrato de cálcio 4% apresentou efeito significativo para produção e produtividade estimada, isso comparado com os tratamentos de Dormex® 5%. Já em São Manuel, a dose de 2,5% de Erger® + nitrato de cálcio 4% resultou em produção semelhante ao tratamento convencional com Dormex®, sendo apresentada melhor qualidade de fruto com a dose de 3,0% de Erger® + nitrato de cálcio 4%. Para os ensaios no Rio Grande do Sul, o tratamento Erger® 2,5% + nitrato de cálcio 4% apresentou efeito significativo, tanto na produção, quanto na produtividade do número de cachos por plantas, comparado com os tratamentos de Dormex® 4%. Já no segundo ensaio, o tratamento Dormex® 2% + Erger® 2% apresentou os maiores valores para a produção, produtividade estimada e número de cachos, indicando a possibilidade de combinação de indutores de brotação para melhoria da resposta produtiva de videiras ‘Cabernet Sauvignon’.
id UNSP_d4cc4957e79049a5acf5f64603a3d9ea
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157159
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignonUse of breathing inductors in niagara rosada and cabernet sauvignon vine cultivarsVitis sp.DormênciaCianamida hidrogenadaAtividade enzimáticaObjetivou-se avaliar a eficiência de produtos alternativos para indução da brotação das cultivares de videira Niagara Rosada e Cabernet Sauvignon, como o Erger®, Bluprins® e Orobor® em diferentes doses e combinações destes produtos, comparando-os com o método convencional pelo uso do Dormex® (cianamida hidrogenada). Foram realizados, no ciclo de produção 2016/2017, dois ensaios em condições de clima subtropical no Estado de São Paulo, um em Botucatu e outro no município de São Manuel, utilizando a cultivar de uva para mesa Niagara Rosada. Outros dois ensaios foram realizados no Estado do Rio Grande do Sul em um pomar comercial localizado no município de Flores da Cunha, com a cultivar vinífera Cabernet Sauvignon. Concluiu-se que em Botucatu, o tratamento Erger® 5% + nitrato de cálcio 4% apresentou efeito significativo para produção e produtividade estimada, isso comparado com os tratamentos de Dormex® 5%. Já em São Manuel, a dose de 2,5% de Erger® + nitrato de cálcio 4% resultou em produção semelhante ao tratamento convencional com Dormex®, sendo apresentada melhor qualidade de fruto com a dose de 3,0% de Erger® + nitrato de cálcio 4%. Para os ensaios no Rio Grande do Sul, o tratamento Erger® 2,5% + nitrato de cálcio 4% apresentou efeito significativo, tanto na produção, quanto na produtividade do número de cachos por plantas, comparado com os tratamentos de Dormex® 4%. Já no segundo ensaio, o tratamento Dormex® 2% + Erger® 2% apresentou os maiores valores para a produção, produtividade estimada e número de cachos, indicando a possibilidade de combinação de indutores de brotação para melhoria da resposta produtiva de videiras ‘Cabernet Sauvignon’.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tecchio, Marco AntonioHawerroth, Fernando JoséUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coser, Giovanni Marcello de Angeli Gilli [UNESP]2018-09-27T19:43:56Z2018-09-27T19:43:56Z2018-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15715900090834933004064014P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2025-08-29T06:47:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462025-08-29T06:47:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
Use of breathing inductors in niagara rosada and cabernet sauvignon vine cultivars
title Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
spellingShingle Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
Coser, Giovanni Marcello de Angeli Gilli [UNESP]
Vitis sp.
Dormência
Cianamida hidrogenada
Atividade enzimática
title_short Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
title_full Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
title_fullStr Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
title_full_unstemmed Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
title_sort Uso de indutores de brotação nas cultivares de videira niagara rosada e cabernet sauvignon
author Coser, Giovanni Marcello de Angeli Gilli [UNESP]
author_facet Coser, Giovanni Marcello de Angeli Gilli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tecchio, Marco Antonio
Hawerroth, Fernando José
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coser, Giovanni Marcello de Angeli Gilli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Vitis sp.
Dormência
Cianamida hidrogenada
Atividade enzimática
topic Vitis sp.
Dormência
Cianamida hidrogenada
Atividade enzimática
description Objetivou-se avaliar a eficiência de produtos alternativos para indução da brotação das cultivares de videira Niagara Rosada e Cabernet Sauvignon, como o Erger®, Bluprins® e Orobor® em diferentes doses e combinações destes produtos, comparando-os com o método convencional pelo uso do Dormex® (cianamida hidrogenada). Foram realizados, no ciclo de produção 2016/2017, dois ensaios em condições de clima subtropical no Estado de São Paulo, um em Botucatu e outro no município de São Manuel, utilizando a cultivar de uva para mesa Niagara Rosada. Outros dois ensaios foram realizados no Estado do Rio Grande do Sul em um pomar comercial localizado no município de Flores da Cunha, com a cultivar vinífera Cabernet Sauvignon. Concluiu-se que em Botucatu, o tratamento Erger® 5% + nitrato de cálcio 4% apresentou efeito significativo para produção e produtividade estimada, isso comparado com os tratamentos de Dormex® 5%. Já em São Manuel, a dose de 2,5% de Erger® + nitrato de cálcio 4% resultou em produção semelhante ao tratamento convencional com Dormex®, sendo apresentada melhor qualidade de fruto com a dose de 3,0% de Erger® + nitrato de cálcio 4%. Para os ensaios no Rio Grande do Sul, o tratamento Erger® 2,5% + nitrato de cálcio 4% apresentou efeito significativo, tanto na produção, quanto na produtividade do número de cachos por plantas, comparado com os tratamentos de Dormex® 4%. Já no segundo ensaio, o tratamento Dormex® 2% + Erger® 2% apresentou os maiores valores para a produção, produtividade estimada e número de cachos, indicando a possibilidade de combinação de indutores de brotação para melhoria da resposta produtiva de videiras ‘Cabernet Sauvignon’.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27T19:43:56Z
2018-09-27T19:43:56Z
2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157159
000908349
33004064014P0
url http://hdl.handle.net/11449/157159
identifier_str_mv 000908349
33004064014P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1854954620704522240