Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lulli, Bárbara Ferrario
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/236735
Resumo: O filósofo e poeta Friedrich Schiller [1759-1805] pensou a tensão problemática do ser humano que, como cidadão de dois mundos, cindido entre razão e sensibilidade, vontade e necessidade, se deparou com um conflito no exercício pleno de sua liberdade. Assim, Schiller atribui à arte, especialmente à tragédia, a capacidade de tornar o ser humano livre, emancipando-o dos percalços que a modernidade lhe impôs em seu processo histórico, para colocá-lo sob a forma livre da arte trágica. Neste sentido, ele atribuiu elevada importância para a tragédia, pois ela seria um meio de reconciliação entre os opostos antagônicos que compõe o ser humano. A arte trágica convida seus espectadores para uma reflexão e, consequentemente, para o reconhecimento de suas emoções mais recônditas. É no palco, então, que a tragédia encontra espaço para expor simbolicamente as tensões da existência humana e a vontade por liberdade. Assim, a atividade lúdica da arte trágica é como um exercício para a vida, em que o ser humano se forma tal como é, em plena liberdade. Pode-se dizer que, para Schiller, a existência é um ato estético, pois sempre foi sinônimo de criação. Portanto, o objetivo desta pesquisa se configura em analisar a arte trágica, pensada por Schiller, e como ela contribui com o projeto filosófico-estético de Formação [Bildung] da humanidade.
id UNSP_d7c330a8d20fa8f68ab2e64d89679aab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236735
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em SchillerBetween form and formation: on tragedy and philosophy in SchillerFriedrich SchillerTragédiaBildungCulturaTragedyCultureO filósofo e poeta Friedrich Schiller [1759-1805] pensou a tensão problemática do ser humano que, como cidadão de dois mundos, cindido entre razão e sensibilidade, vontade e necessidade, se deparou com um conflito no exercício pleno de sua liberdade. Assim, Schiller atribui à arte, especialmente à tragédia, a capacidade de tornar o ser humano livre, emancipando-o dos percalços que a modernidade lhe impôs em seu processo histórico, para colocá-lo sob a forma livre da arte trágica. Neste sentido, ele atribuiu elevada importância para a tragédia, pois ela seria um meio de reconciliação entre os opostos antagônicos que compõe o ser humano. A arte trágica convida seus espectadores para uma reflexão e, consequentemente, para o reconhecimento de suas emoções mais recônditas. É no palco, então, que a tragédia encontra espaço para expor simbolicamente as tensões da existência humana e a vontade por liberdade. Assim, a atividade lúdica da arte trágica é como um exercício para a vida, em que o ser humano se forma tal como é, em plena liberdade. Pode-se dizer que, para Schiller, a existência é um ato estético, pois sempre foi sinônimo de criação. Portanto, o objetivo desta pesquisa se configura em analisar a arte trágica, pensada por Schiller, e como ela contribui com o projeto filosófico-estético de Formação [Bildung] da humanidade.The philosopher and poet Friedrich Schiller [1759-1805] thought the problematic tension of the human being that, as citizen of two worlds, divided between reason and sensibility, will and necessity, is faced with a conflict in the plain exercise of his freedom. Therefore, Schiller attributes to art, especially to tragedy, the capacity to set him free, emancipating him from the obstacles that modernity imposed on him during its historical process, to put him under the play drive of tragical art. In this sense, Schiller attributed elevated importance onto tragedy, because it would be a way reconcile antagonizations that composes the human being. Tragical art invites its spectators to a reflection and, consequentially, to the recognition of their most underlying emotions. It’s on stage, so, that tragedy encounters its space to exposed in a symbolical manner the tensions of human existence and the will for freedom. And so, the ludic activity of tragical art is like an exercise to life, in which the human being forms itself like it is, in plain freedom. It can be said that, for Schiller, existence is an aesthetic act, because it has always been synonymous to creation. Therefore, the object of this research consists itself in analyzing tragical art, as thought by Schiller, and how it contributes to a philosophical and aesthetical project of Formation [Bildung] of humanity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Márcio Benchimol [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lulli, Bárbara Ferrario2022-09-27T17:00:40Z2022-09-27T17:00:40Z2022-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLULLI, Bárbara Ferrario. Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23673533004110041P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:15:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:15:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
Between form and formation: on tragedy and philosophy in Schiller
title Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
spellingShingle Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
Lulli, Bárbara Ferrario
Friedrich Schiller
Tragédia
Bildung
Cultura
Tragedy
Culture
title_short Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
title_full Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
title_fullStr Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
title_full_unstemmed Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
title_sort Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller
author Lulli, Bárbara Ferrario
author_facet Lulli, Bárbara Ferrario
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Márcio Benchimol [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lulli, Bárbara Ferrario
dc.subject.por.fl_str_mv Friedrich Schiller
Tragédia
Bildung
Cultura
Tragedy
Culture
topic Friedrich Schiller
Tragédia
Bildung
Cultura
Tragedy
Culture
description O filósofo e poeta Friedrich Schiller [1759-1805] pensou a tensão problemática do ser humano que, como cidadão de dois mundos, cindido entre razão e sensibilidade, vontade e necessidade, se deparou com um conflito no exercício pleno de sua liberdade. Assim, Schiller atribui à arte, especialmente à tragédia, a capacidade de tornar o ser humano livre, emancipando-o dos percalços que a modernidade lhe impôs em seu processo histórico, para colocá-lo sob a forma livre da arte trágica. Neste sentido, ele atribuiu elevada importância para a tragédia, pois ela seria um meio de reconciliação entre os opostos antagônicos que compõe o ser humano. A arte trágica convida seus espectadores para uma reflexão e, consequentemente, para o reconhecimento de suas emoções mais recônditas. É no palco, então, que a tragédia encontra espaço para expor simbolicamente as tensões da existência humana e a vontade por liberdade. Assim, a atividade lúdica da arte trágica é como um exercício para a vida, em que o ser humano se forma tal como é, em plena liberdade. Pode-se dizer que, para Schiller, a existência é um ato estético, pois sempre foi sinônimo de criação. Portanto, o objetivo desta pesquisa se configura em analisar a arte trágica, pensada por Schiller, e como ela contribui com o projeto filosófico-estético de Formação [Bildung] da humanidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27T17:00:40Z
2022-09-27T17:00:40Z
2022-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LULLI, Bárbara Ferrario. Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/236735
33004110041P1
identifier_str_mv LULLI, Bárbara Ferrario. Entre forma e formação: sobre tragédia e filosofia em Schiller. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
33004110041P1
url http://hdl.handle.net/11449/236735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965578033463296