Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Jesus, Luana Fernandes de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
App
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/191292
Resumo: Este estudo abordou a tecnologia utilizada dentro da área da educação, e questionou: Será que desenvolver uma ferramenta tecnológica voltada às necessidades do usuário final, no caso os professores, não seria uma forma de suprir algumas de suas necessidades de forma mais satisfatória? Um aplicativo que disponibiliza dicas sobre recursos e estratégias poderia auxiliar o professor de Educação Física no planejamento de aulas em contextos inclusivos? Quais são os indicadores para a construção de um aplicativo eficaz que apoie os professores no planejamento de aulas em contexto inclusivo? Dessa forma, este foi um estudo descritivo e teve como objetivo geral buscar indicadores, prototipação e validação do design da interface de um aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento, e objetivos específicos: 1) buscar indicadores para desenvolvimento do design de um aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento de aulas com perspectivas inclusivas; 2) desenvolver um protótipo de aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento de aulas com perspectivas inclusivas; 3) validar o protótipo de aplicativo desenvolvido em relação aos aspectos facilidade de aprendizado e satisfação do usuário em relação à interface. Foi composto de duas Etapas: 1) a Etapa 1 consistiu em coletar informações por meio de entrevistas semiestruturadas sobre os possíveis indicadores para desenvolver um aplicativo que auxilie os professores de Educação Física no planejamento de aulas em contextos inclusivos; 2) a Etapa 2 foi a elaboração de um protótipo da interface do aplicativo, que englobou o design e sua difusão entre os colaboradores da primeira etapa, juntamente com um questionário estruturado para que validassem o protótipo desenvolvido por meio da avaliação da facilidade de aprendizado e satisfação do usuário em relação à interface do protótipo. Após a análise dos dados advindos da primeira Etapa, as informações obtidas foram 15 indicadores que dispunham sobre a forma de exposição dos conteúdos em vídeos curtos que retratassem a realidade; textos curtos em tópicos de dicas; aplicativo interativo, prático e de fácil entendimento; versões para mobile e computadores. Estes indicadores serviram como base para a elaboração do design da interface de aplicativo, depois foi feito o protótipo que foi enviado aos participantes para que avaliarem. Os resultados da Etapa 2 mostraram que o design da interface ofereceu uma rápida aprendizagem; baixo esforço para aprendizagem, apresentando, assim, facilidade de aprendizagem e que os participantes ficaram satisfeitos com o design da interface do aplicativo, sendo o protótipo validado. O Estudo concluiu que os objetivos foram alcançados, sendo encontrados os indicadores necessários para a elaboração de um protótipo de design de interface de aplicativo, bem como foi desenvolvido o protótipo, seguidamente testado e validado pelos participantes que colaboraram com a definição dos indicadores.
id UNSP_d864a3e168b17cdc4a6f5fdcc89d5bac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191292
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusivaIndicators, prototype and validation of application design to support physical education lesson planning in the inclusive perspectiveTecnologia educacionalEducação especialEducação físicaPlanejamentoAplicativoEducational technologySpecial educationPhysical educationPlanningAppEste estudo abordou a tecnologia utilizada dentro da área da educação, e questionou: Será que desenvolver uma ferramenta tecnológica voltada às necessidades do usuário final, no caso os professores, não seria uma forma de suprir algumas de suas necessidades de forma mais satisfatória? Um aplicativo que disponibiliza dicas sobre recursos e estratégias poderia auxiliar o professor de Educação Física no planejamento de aulas em contextos inclusivos? Quais são os indicadores para a construção de um aplicativo eficaz que apoie os professores no planejamento de aulas em contexto inclusivo? Dessa forma, este foi um estudo descritivo e teve como objetivo geral buscar indicadores, prototipação e validação do design da interface de um aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento, e objetivos específicos: 1) buscar indicadores para desenvolvimento do design de um aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento de aulas com perspectivas inclusivas; 2) desenvolver um protótipo de aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento de aulas com perspectivas inclusivas; 3) validar o protótipo de aplicativo desenvolvido em relação aos aspectos facilidade de aprendizado e satisfação do usuário em relação à interface. Foi composto de duas Etapas: 1) a Etapa 1 consistiu em coletar informações por meio de entrevistas semiestruturadas sobre os possíveis indicadores para desenvolver um aplicativo que auxilie os professores de Educação Física no planejamento de aulas em contextos inclusivos; 2) a Etapa 2 foi a elaboração de um protótipo da interface do aplicativo, que englobou o design e sua difusão entre os colaboradores da primeira etapa, juntamente com um questionário estruturado para que validassem o protótipo desenvolvido por meio da avaliação da facilidade de aprendizado e satisfação do usuário em relação à interface do protótipo. Após a análise dos dados advindos da primeira Etapa, as informações obtidas foram 15 indicadores que dispunham sobre a forma de exposição dos conteúdos em vídeos curtos que retratassem a realidade; textos curtos em tópicos de dicas; aplicativo interativo, prático e de fácil entendimento; versões para mobile e computadores. Estes indicadores serviram como base para a elaboração do design da interface de aplicativo, depois foi feito o protótipo que foi enviado aos participantes para que avaliarem. Os resultados da Etapa 2 mostraram que o design da interface ofereceu uma rápida aprendizagem; baixo esforço para aprendizagem, apresentando, assim, facilidade de aprendizagem e que os participantes ficaram satisfeitos com o design da interface do aplicativo, sendo o protótipo validado. O Estudo concluiu que os objetivos foram alcançados, sendo encontrados os indicadores necessários para a elaboração de um protótipo de design de interface de aplicativo, bem como foi desenvolvido o protótipo, seguidamente testado e validado pelos participantes que colaboraram com a definição dos indicadores.This study addressed the technology used within the area of education, and questioned: Would not developing a technological tool focused on end-user needs, in this case teachers, would be a way to meet some of their needs more satisfactorily? Could an app that provides resource and strategy tips help the PE teacher in planning lessons in inclusive contexts? What are the pointers for building an effective application that supports teachers in planning lessons in an inclusive context? Thus, this was a descriptive study and its general objective was to look for indicators, prototyping and validation of an application's interface design that helps physical education teachers in the planning, and specific objectives: 1) to look for indicators for application design development to assist physical education teachers in planning lessons with inclusive perspectives; 2) develop an application prototype that assists physical education teachers in planning lessons with inclusive perspectives; 3) validate the application prototype developed in relation to aspects of ease of learning and user satisfaction in relation to the interface. It consisted of two Steps: 1) Step 1 consisted of collecting information through semi-structured interviews about possible indicators to develop an application that assists Physical Education teachers in planning lessons in inclusive contexts; 2) Step 2 was the elaboration of a prototype of the application interface, which encompassed the design and its diffusion among the collaborators of the first stage, together with a structured questionnaire to validate the prototype developed through the evaluation of the ease of learning and user satisfaction with the prototype interface. After analyzing the data from the first stage, the information obtained was 15 indicators that provided on how to expose the contents in short videos that portrayed reality; short texts on tips topics; interactive application, practical and easy to understand; Mobile and desktop versions. These indicators served as the basis for the design of the application interface design, after which a prototype was sent to participants to evaluate. The results from Step 2 showed that the interface design offered quick learning; low effort for learning, thus showing ease of learning and that participants were satisfied with the design of the application interface, and the prototype was validated. The study concluded that the objectives were achieved by finding the necessary indicators for the elaboration of an application interface design prototype, as well as the prototype was developed, then tested and validated by the participants who collaborated with the definition of the indicators.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jesus, Luana Fernandes de [UNESP]2020-01-07T13:14:42Z2020-01-07T13:14:42Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19129200092819533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-23T07:05:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-23T07:05:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
Indicators, prototype and validation of application design to support physical education lesson planning in the inclusive perspective
title Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
spellingShingle Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
Jesus, Luana Fernandes de [UNESP]
Tecnologia educacional
Educação especial
Educação física
Planejamento
Aplicativo
Educational technology
Special education
Physical education
Planning
App
title_short Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
title_full Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
title_fullStr Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
title_full_unstemmed Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
title_sort Indicadores, prototipação e validação do design de aplicativo para auxilar o planejamento de aulas de educação física na perspectiva inclusiva
author Jesus, Luana Fernandes de [UNESP]
author_facet Jesus, Luana Fernandes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Luana Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Educação especial
Educação física
Planejamento
Aplicativo
Educational technology
Special education
Physical education
Planning
App
topic Tecnologia educacional
Educação especial
Educação física
Planejamento
Aplicativo
Educational technology
Special education
Physical education
Planning
App
description Este estudo abordou a tecnologia utilizada dentro da área da educação, e questionou: Será que desenvolver uma ferramenta tecnológica voltada às necessidades do usuário final, no caso os professores, não seria uma forma de suprir algumas de suas necessidades de forma mais satisfatória? Um aplicativo que disponibiliza dicas sobre recursos e estratégias poderia auxiliar o professor de Educação Física no planejamento de aulas em contextos inclusivos? Quais são os indicadores para a construção de um aplicativo eficaz que apoie os professores no planejamento de aulas em contexto inclusivo? Dessa forma, este foi um estudo descritivo e teve como objetivo geral buscar indicadores, prototipação e validação do design da interface de um aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento, e objetivos específicos: 1) buscar indicadores para desenvolvimento do design de um aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento de aulas com perspectivas inclusivas; 2) desenvolver um protótipo de aplicativo que auxilie professores de educação física no planejamento de aulas com perspectivas inclusivas; 3) validar o protótipo de aplicativo desenvolvido em relação aos aspectos facilidade de aprendizado e satisfação do usuário em relação à interface. Foi composto de duas Etapas: 1) a Etapa 1 consistiu em coletar informações por meio de entrevistas semiestruturadas sobre os possíveis indicadores para desenvolver um aplicativo que auxilie os professores de Educação Física no planejamento de aulas em contextos inclusivos; 2) a Etapa 2 foi a elaboração de um protótipo da interface do aplicativo, que englobou o design e sua difusão entre os colaboradores da primeira etapa, juntamente com um questionário estruturado para que validassem o protótipo desenvolvido por meio da avaliação da facilidade de aprendizado e satisfação do usuário em relação à interface do protótipo. Após a análise dos dados advindos da primeira Etapa, as informações obtidas foram 15 indicadores que dispunham sobre a forma de exposição dos conteúdos em vídeos curtos que retratassem a realidade; textos curtos em tópicos de dicas; aplicativo interativo, prático e de fácil entendimento; versões para mobile e computadores. Estes indicadores serviram como base para a elaboração do design da interface de aplicativo, depois foi feito o protótipo que foi enviado aos participantes para que avaliarem. Os resultados da Etapa 2 mostraram que o design da interface ofereceu uma rápida aprendizagem; baixo esforço para aprendizagem, apresentando, assim, facilidade de aprendizagem e que os participantes ficaram satisfeitos com o design da interface do aplicativo, sendo o protótipo validado. O Estudo concluiu que os objetivos foram alcançados, sendo encontrados os indicadores necessários para a elaboração de um protótipo de design de interface de aplicativo, bem como foi desenvolvido o protótipo, seguidamente testado e validado pelos participantes que colaboraram com a definição dos indicadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
2020-01-07T13:14:42Z
2020-01-07T13:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191292
000928195
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/191292
identifier_str_mv 000928195
33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791238203637760