Práticas corporais de aventura na educação física escolar: uma proposta de ensino do trekking de regularidade nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Miranda, Elisandro Araujo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251362
https://lattes.cnpq.br/7055454994596473
Resumo: O presente trabalho apresenta uma possível abordagem de ensino/aprendizagem da prática corporal de aventura na natureza o Trekking de Regularidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, apresenta as Práticas Corporais de Aventura como uma das unidades a serem tematizadas nas aulas de Educação Física, e subdivide-as em objetos de conhecimento, separou-as sob o local onde ocorrem: no ambiente urbano e na natureza. O primeiro, para os sextos e sétimos anos do ensino fundamental e, o segundo, para os oitavos e nonos anos. Nesta perspectiva este estudo é realizado com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino do Estado de São Paulo. Dispõe de uma proposta da prática corporal adaptada do Trekking de Regularidade, o Trekking de Regularidade Pedagógico. O objetivo deste estudo foi analisar e descrever a elaboração e aplicação do Trekking de Regularidade nos anos finais do Ensino Fundamental como proposta de ensino/aprendizagem. Partindo da concepção que a adaptação não o distancia de sua forma tradicional e apresenta as propriedades observadas que lhe são inerentes: Interpessoalidade; (b) Interatividade com a Natureza; (c) Cooperatividade; (d) Consciência de Preservação; (e) Flexibilidade; (f) Promoção da Saúde; (g) Interdisciplinaridade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, utilizando o Diário de Campo como instrumento para a coleta de dados, no qual foram descritas/anotadas as principais observações no decorrer das vivencias. Para a análise dos dados, este estudo valeu-se dos pressupostos da análise de conteúdo, organizando os dados em categorias: (des)conhecimento prévio e sentidos significados e (re)significados. Os resultados demonstraram benefícios da tematização do Trekking de Regularidade Pedagógico, nas aulas de Educação Física, retornando eficácia dessa adaptação.
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