Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Nascimento Neto, Octávio [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/150083
Resumo: As maneiras de assistir seriados televisivos vêm mudando e, como consequência, alteram os modos de discursivização das estruturas narrativas, bem como as formas de consumo. Diante de um cenário comunicacional em que o público ganha, por meio dos avanços tecnológicos e mudanças culturais, autonomia para organizar a sua própria programação de conteúdos audiovisuais, as formas de se contar histórias passam a enfrentar novos desafios. Por meio da análise da série House of Cards – da Netflix, com base na semiótica discursiva e nos estudos de televisão, procura-se identificar quais são as características narrativas permanecem e quais são inauguradas na TV por demanda. Como decorrência da fragmentação do consumo, também é analisado o surgimento de aplicativos como o TVShow Time que realizam o gerenciamento do consumo e das relações entre os telespectadores no âmbito da cultura de fãs.
id UNSP_d882f82f255ff2b5c91fbcb4baa63747
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150083
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumoTV shows on demand: the narrative structures facing the changes on the consumption habitsNetflixTVShow TimeSéries televisivasEstrutura narrativaSemióticaAs maneiras de assistir seriados televisivos vêm mudando e, como consequência, alteram os modos de discursivização das estruturas narrativas, bem como as formas de consumo. Diante de um cenário comunicacional em que o público ganha, por meio dos avanços tecnológicos e mudanças culturais, autonomia para organizar a sua própria programação de conteúdos audiovisuais, as formas de se contar histórias passam a enfrentar novos desafios. Por meio da análise da série House of Cards – da Netflix, com base na semiótica discursiva e nos estudos de televisão, procura-se identificar quais são as características narrativas permanecem e quais são inauguradas na TV por demanda. Como decorrência da fragmentação do consumo, também é analisado o surgimento de aplicativos como o TVShow Time que realizam o gerenciamento do consumo e das relações entre os telespectadores no âmbito da cultura de fãs.The way we watch TV shows has changed and, as a consequence, it alters the discursivization modes of narrative structures, as well as the ways of consumption. As a consequence of the technological advances and cultural changes, the public starts to gain the autonomy to organize their own schedule of audiovisual content, giving us a new communication scenario where the forms of storytelling come to face new challenges. Through the analysis of the show House of Cards – from Netflix, based on discursive semiotics and television studies, it seeks to identify which are the narrative features that remain and which are introduced by TV on demand. As a result of the fragmentation of consumption, it is also analyzed the app appearance, such as the TVShow Time, that performs a management of consumption and interaction among viewers within the fan bases.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Médola, Ana Silvia Lopes Davi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento Neto, Octávio [UNESP]2017-04-07T14:39:39Z2017-04-07T14:39:39Z2016-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15008300088367833004056081P44868421701118971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:18:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150083Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:18:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
TV shows on demand: the narrative structures facing the changes on the consumption habits
title Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
spellingShingle Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
Nascimento Neto, Octávio [UNESP]
Netflix
TVShow Time
Séries televisivas
Estrutura narrativa
Semiótica
title_short Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
title_full Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
title_fullStr Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
title_full_unstemmed Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
title_sort Série na tv sob demanda: as estruturas narrativas frente as mudanças nas práticas de consumo
author Nascimento Neto, Octávio [UNESP]
author_facet Nascimento Neto, Octávio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Médola, Ana Silvia Lopes Davi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Neto, Octávio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Netflix
TVShow Time
Séries televisivas
Estrutura narrativa
Semiótica
topic Netflix
TVShow Time
Séries televisivas
Estrutura narrativa
Semiótica
description As maneiras de assistir seriados televisivos vêm mudando e, como consequência, alteram os modos de discursivização das estruturas narrativas, bem como as formas de consumo. Diante de um cenário comunicacional em que o público ganha, por meio dos avanços tecnológicos e mudanças culturais, autonomia para organizar a sua própria programação de conteúdos audiovisuais, as formas de se contar histórias passam a enfrentar novos desafios. Por meio da análise da série House of Cards – da Netflix, com base na semiótica discursiva e nos estudos de televisão, procura-se identificar quais são as características narrativas permanecem e quais são inauguradas na TV por demanda. Como decorrência da fragmentação do consumo, também é analisado o surgimento de aplicativos como o TVShow Time que realizam o gerenciamento do consumo e das relações entre os telespectadores no âmbito da cultura de fãs.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-25
2017-04-07T14:39:39Z
2017-04-07T14:39:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150083
000883678
33004056081P4
4868421701118971
url http://hdl.handle.net/11449/150083
identifier_str_mv 000883678
33004056081P4
4868421701118971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965695794839552