Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Afonso, Gisele Aparecida Alves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/243903
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido junto ao PROFSOCIO, tem por objetivo caracterizar os jovens do ensino médio, estabelecendo sua relação com a categoria trabalho sob a perspectiva teórica do marxismo e descrevê-los a partir da análise do formulário com questões sobre raça/cor, escolaridade dos pais, renda familiar, atividade remunerada exercida e rodas de conversas desenvolvidas em sala de aula para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, a proposta é a elaboração de uma sequência didática baseada na temática “trabalho”, direcionada ao ensino e aprendizagem de Sociologia para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, posteriormente aplicar e avaliar. A sequência didática terá aporte teórico a partir da Teoria histórico-cultural, em especial, a Teoria da Atividade desenvolvida por Leontiev (2004) e contribuições de Davidov (1999) com a Atividade de Estudo. O propósito é desnaturalizar o conceito de trabalho entre os estudantes. Para tanto, a organização do ensino e aprendizagem será pautada a partir da contribuição Teoria histórico-cultural, que tem um potencial transformador no estudante, pois há superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico. A atividade de estudo tem a proposta de dar sentido ao estudante sobre o conteúdo e, pensando nisso, de acordo com a reflexão e entendimento de suas próprias ações cognitivas, o estudante se apropriará dos conceitos sociológicos como meio para desvendar a sua realidade social. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se, portanto, com estudos dirigidos que se valerão de levantamento e análise de dados bibliográficos e utilização da pesquisa-ação, como metodologia de implementação em sala de aula e consequentemente da sequência didática.
id UNSP_dba074ced87399847b4076d83dc0b78d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243903
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalhoDialoguing with high school youth about the concept of workEnsino de sociologiaTrabalhoEducaçãoTeoria histórico-culturalEnsino médioJuventudesSociology teachingWorkEducationHistorical-cultural theoryHigh schoolYouthsO presente trabalho, desenvolvido junto ao PROFSOCIO, tem por objetivo caracterizar os jovens do ensino médio, estabelecendo sua relação com a categoria trabalho sob a perspectiva teórica do marxismo e descrevê-los a partir da análise do formulário com questões sobre raça/cor, escolaridade dos pais, renda familiar, atividade remunerada exercida e rodas de conversas desenvolvidas em sala de aula para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, a proposta é a elaboração de uma sequência didática baseada na temática “trabalho”, direcionada ao ensino e aprendizagem de Sociologia para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, posteriormente aplicar e avaliar. A sequência didática terá aporte teórico a partir da Teoria histórico-cultural, em especial, a Teoria da Atividade desenvolvida por Leontiev (2004) e contribuições de Davidov (1999) com a Atividade de Estudo. O propósito é desnaturalizar o conceito de trabalho entre os estudantes. Para tanto, a organização do ensino e aprendizagem será pautada a partir da contribuição Teoria histórico-cultural, que tem um potencial transformador no estudante, pois há superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico. A atividade de estudo tem a proposta de dar sentido ao estudante sobre o conteúdo e, pensando nisso, de acordo com a reflexão e entendimento de suas próprias ações cognitivas, o estudante se apropriará dos conceitos sociológicos como meio para desvendar a sua realidade social. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se, portanto, com estudos dirigidos que se valerão de levantamento e análise de dados bibliográficos e utilização da pesquisa-ação, como metodologia de implementação em sala de aula e consequentemente da sequência didática.The present work, developed together with PROFSOCIO, aims to characterize high school students, establishing their relationship with the work category from the theoretical perspective of Marxism and describing them based on the analysis of the form with questions about race/color, schooling of parents, family income, paid activity performed and conversation circles developed in the classroom to understand the students' prior knowledge. Then, the proposal is the elaboration of a didactic sequence based on the theme “work”, directed to the teaching and learning of Sociology for high school students of the public school system, later to apply and evaluate. The didactic sequence will have theoretical support from the Historical-Cultural Theory, in particular, the Activity Theory developed by Leontiev (2004) and contributions from Davidov (1999) with the Study Activity. The purpose is to denaturalize the concept of work among students. To this end, the organization of teaching and learning will be based on the contribution of Historical-Cultural Theory, which has a transformative potential in the student, as empirical thinking is overcome by theoretical thinking. The study activity has the proposal to give the student meaning about the content and, thinking about it, according to the reflection and understanding of their own cognitive actions, the student will appropriate sociological concepts as a means to unveil their social reality. Thus, this work is characterized, therefore, with directed studies that will make use of survey and analysis of bibliographic data and use of action research, as a methodology for implementation in the classroom and consequently of the didactic sequence.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Rosângela de LimaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Afonso, Gisele Aparecida Alves2023-06-02T18:21:31Z2023-06-02T18:21:31Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAFONSO, Gisele Aparecida Alves. Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24390325016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:12:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243903Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-01T06:12:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
Dialoguing with high school youth about the concept of work
title Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
spellingShingle Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
Afonso, Gisele Aparecida Alves
Ensino de sociologia
Trabalho
Educação
Teoria histórico-cultural
Ensino médio
Juventudes
Sociology teaching
Work
Education
Historical-cultural theory
High school
Youths
title_short Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
title_full Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
title_fullStr Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
title_full_unstemmed Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
title_sort Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho
author Afonso, Gisele Aparecida Alves
author_facet Afonso, Gisele Aparecida Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Rosângela de Lima
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Gisele Aparecida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de sociologia
Trabalho
Educação
Teoria histórico-cultural
Ensino médio
Juventudes
Sociology teaching
Work
Education
Historical-cultural theory
High school
Youths
topic Ensino de sociologia
Trabalho
Educação
Teoria histórico-cultural
Ensino médio
Juventudes
Sociology teaching
Work
Education
Historical-cultural theory
High school
Youths
description O presente trabalho, desenvolvido junto ao PROFSOCIO, tem por objetivo caracterizar os jovens do ensino médio, estabelecendo sua relação com a categoria trabalho sob a perspectiva teórica do marxismo e descrevê-los a partir da análise do formulário com questões sobre raça/cor, escolaridade dos pais, renda familiar, atividade remunerada exercida e rodas de conversas desenvolvidas em sala de aula para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, a proposta é a elaboração de uma sequência didática baseada na temática “trabalho”, direcionada ao ensino e aprendizagem de Sociologia para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, posteriormente aplicar e avaliar. A sequência didática terá aporte teórico a partir da Teoria histórico-cultural, em especial, a Teoria da Atividade desenvolvida por Leontiev (2004) e contribuições de Davidov (1999) com a Atividade de Estudo. O propósito é desnaturalizar o conceito de trabalho entre os estudantes. Para tanto, a organização do ensino e aprendizagem será pautada a partir da contribuição Teoria histórico-cultural, que tem um potencial transformador no estudante, pois há superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico. A atividade de estudo tem a proposta de dar sentido ao estudante sobre o conteúdo e, pensando nisso, de acordo com a reflexão e entendimento de suas próprias ações cognitivas, o estudante se apropriará dos conceitos sociológicos como meio para desvendar a sua realidade social. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se, portanto, com estudos dirigidos que se valerão de levantamento e análise de dados bibliográficos e utilização da pesquisa-ação, como metodologia de implementação em sala de aula e consequentemente da sequência didática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T18:21:31Z
2023-06-02T18:21:31Z
2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AFONSO, Gisele Aparecida Alves. Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243903
25016016039P8
identifier_str_mv AFONSO, Gisele Aparecida Alves. Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
25016016039P8
url http://hdl.handle.net/11449/243903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790837141143552