O tratamento de questões sociocientíficas em um grupo de professores e a natureza do processo formativo fundamentado em uma perspectiva crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Santos, Paulo Gabriel Franco dos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90985
Resumo: O escopo deste trabalho envolve o processo de instauração de um Pequeno Grupo de Pesquisa em uma escola estadual em Mato Grosso do Sul, do qual participam professores desta escola e membros da universidade, UNESP. Os aspectos valorizados nesta pesquisa incluem: a análise da natureza do processo de construção de um grupo e os percalços provenientes da estrutura sistêmica na qual os sujeitos estão inseridos; a discussão de aspectos da ciência e da tecnologia neste grupo de professores, valorizando a problematização de aspectos da Natureza da Ciência e da Tecnologia, traçando, assim, um caminho, para a construção de um cenário para o tratamento de Questões Sociocientíficas na escola pública; e, por fim, a sistematização dos conhecimentos construídos na coletividade, a partir de um processo que valoriza a discussão, a construção de significados, a assimilação holística da realidade, a reflexão do professor sobre a própria prática; o exercício da reflexão e problematização no cerne do grupo. Sendo assim, os sujeitos participantes da pesquisa são três professores da escola básica, o pesquisador e dois professores da universidade. Os dados analisados foram constituídos por meio de gravação das reuniões, pelos textos escritos pelos participantes e pelas natas de reunião e analisados ainda na perspectiva da análise de conteúdo, com foco na análise temática. As informações apontam para a um processo constituído por três etapas: A gênese do PGP, que se configura como período de negociação e esclarecimentos e os sujeitos falando do seu mundo; O desenvolvimento do PGP e a constituição das Questões Sociocientíficas, que se caracteriza como um processo de construção de posicionamento, de sofisticação dos diálogos, de posicionamentos mais bem fundamentados, de construção de sentido sobre o grupo; O desfecho do PGP, que...
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Os aspectos valorizados nesta pesquisa incluem: a análise da natureza do processo de construção de um grupo e os percalços provenientes da estrutura sistêmica na qual os sujeitos estão inseridos; a discussão de aspectos da ciência e da tecnologia neste grupo de professores, valorizando a problematização de aspectos da Natureza da Ciência e da Tecnologia, traçando, assim, um caminho, para a construção de um cenário para o tratamento de Questões Sociocientíficas na escola pública; e, por fim, a sistematização dos conhecimentos construídos na coletividade, a partir de um processo que valoriza a discussão, a construção de significados, a assimilação holística da realidade, a reflexão do professor sobre a própria prática; o exercício da reflexão e problematização no cerne do grupo. Sendo assim, os sujeitos participantes da pesquisa são três professores da escola básica, o pesquisador e dois professores da universidade. Os dados analisados foram constituídos por meio de gravação das reuniões, pelos textos escritos pelos participantes e pelas natas de reunião e analisados ainda na perspectiva da análise de conteúdo, com foco na análise temática. As informações apontam para a um processo constituído por três etapas: A gênese do PGP, que se configura como período de negociação e esclarecimentos e os sujeitos falando do seu mundo; O desenvolvimento do PGP e a constituição das Questões Sociocientíficas, que se caracteriza como um processo de construção de posicionamento, de sofisticação dos diálogos, de posicionamentos mais bem fundamentados, de construção de sentido sobre o grupo; O desfecho do PGP, que...The scope of this work involves the process of setting up a Small Group Research in a state school in Mato Grosso do Sul, attended teachers from this school and members of the university, UNESP. The valued aspects in this research include: analysis of the nature of the construction process of a group and the mishaps from the systemic structure in which the subjects are inserted such as the tensions between the predominant type of rationality and a critical proposal that seeks to establish, the discussion of aspects of science and technology in this group of teachers, valuing the problematic aspects of the Nature of Science and technology, tracing, and a way to building a scenario for the treatment of socio-scientific issues in public shools, and on finally, the systematization of knowledge built collectivelly, from a process that values the discussion, the construction of meaning, the holistic assimilation of reality, the teacher reflection on own practice subsidized by theories related; the exercise of reflection and problematization at the core of the group. Thus, the subjects in the research are three basic shool teachers, the researcher and two teachers, the researcher and two teachers from the university. The data analyzed were made by recording the meetings, the texts written by the participants and the meeting notes and futher analyzed in the perspective of content analysis, focusing on thematic analysis. The information points to a process consisting of threee steps: The genesis of PGP, which constitutes negotiation period and clarifications and the subjects talking about their world; Development of PGP and the constitution of socio-scientific issues, which is characterized as a process of positioning construction, the sophistication of dialogues, the most well-reasoned positions, construction of meaning about the group; the denoument includes PGP students with some... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Paulo Gabriel Franco dos [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2013-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis208 f.application/pdfSANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. O tratamento de questões sociocientíficas em um grupo de professores e a natureza do processo formativo fundamentado em uma perspectiva crítica. 2013. 208 f. 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