Cônicas: abordagem no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Massoco, Paula Giovana Borgo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/202639
Resumo: A aprendizagem significativa é um desafio para os educadores. Este trabalho apresenta uma proposta para abordar um dos tópicos da Geometria Analítica: Cônicas. Alguns materiais do Ensino Médio não apresentam este tema por ser considerado difícil. A experiência em sala de aula mostra que algumas estratégias para despertar o interesse e motivar o aluno são as atividades práticas, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Quando os discentes são convidados a serem protagonistas da própria aprendizagem e percebem que existem aplicações práticas para determinado conteúdo matemático, este tem mais sentido e o processo de aprendizagem ocorre de modo mais harmonioso, mesmo para os estudantes que não têm tanta facilidade ou identificação com as ciências exatas. Além da proposta de uma série de atividades que fogem das quatro paredes da sala de aula e do livro didático, este trabalho apresenta uma metodologia que pode ser utilizada nas aulas de Matemática, valorizando o que o aluno produz na sala de aula. Esta metodologia propõe que as aulas sejam menos expositivas e que a avaliação ocorra continuamente. Assim, levamos em conta todo o processo de aprendizagem e não apenas o produto final (tradicional prova). O aluno tem papel decisivo na sua formação e além disso, não apenas os conteúdos conceituais e procedimentais são levados em consideração, mas também os atitudinais.
id UNSP_dee4bea4e17496d9d3341beb27d47a8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202639
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Cônicas: abordagem no ensino médioConics: high school approachGeometria analíticaCônicasEnsino médioAtividades práticasMetodologiaAnalytic geometryConicsHigh schoolPractical activitiesMethodologyA aprendizagem significativa é um desafio para os educadores. Este trabalho apresenta uma proposta para abordar um dos tópicos da Geometria Analítica: Cônicas. Alguns materiais do Ensino Médio não apresentam este tema por ser considerado difícil. A experiência em sala de aula mostra que algumas estratégias para despertar o interesse e motivar o aluno são as atividades práticas, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Quando os discentes são convidados a serem protagonistas da própria aprendizagem e percebem que existem aplicações práticas para determinado conteúdo matemático, este tem mais sentido e o processo de aprendizagem ocorre de modo mais harmonioso, mesmo para os estudantes que não têm tanta facilidade ou identificação com as ciências exatas. Além da proposta de uma série de atividades que fogem das quatro paredes da sala de aula e do livro didático, este trabalho apresenta uma metodologia que pode ser utilizada nas aulas de Matemática, valorizando o que o aluno produz na sala de aula. Esta metodologia propõe que as aulas sejam menos expositivas e que a avaliação ocorra continuamente. Assim, levamos em conta todo o processo de aprendizagem e não apenas o produto final (tradicional prova). O aluno tem papel decisivo na sua formação e além disso, não apenas os conteúdos conceituais e procedimentais são levados em consideração, mas também os atitudinais.The substancial learning is a challenge to educators. The present paper presents a proposition for the approach of one of the topics of Analytic Geometry: Conics. Some materials in High School do not feature this subject because it is reputed to be di cult. The experience in the classroom shows that some tactics to blossom interest and motivate the student are practical activities, the resolution of problems and group work. Once the students are invited to star in their own learning and realize there are practical applications to a given mathematical content, it makes more sense and the process of learning happens in a more harmonious way, even for the students that are not so skillful or that do not relate to exact sciences. Besides the proposition of a series of activities that ee the four walls of the classroom and the textbook, this paper features a methodology that can be used in Math classes, valuating what the student produces in classroom. This methodology suggests that the classes be less expositive and that the evaluation occurs steadily. Thus, it is taken into account all the process of learning and not only the nal product (traditional test). The student has a decisive role in his formation and, moreover, it is not just the conceptual and procedural contents that are taken in consideration, but also the attitudinal.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Massoco, Paula Giovana Borgo2021-02-04T17:45:45Z2021-02-04T17:45:45Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20263931075010001P248147900570773550000-0002-0260-6976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:03:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:03:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cônicas: abordagem no ensino médio
Conics: high school approach
title Cônicas: abordagem no ensino médio
spellingShingle Cônicas: abordagem no ensino médio
Massoco, Paula Giovana Borgo
Geometria analítica
Cônicas
Ensino médio
Atividades práticas
Metodologia
Analytic geometry
Conics
High school
Practical activities
Methodology
title_short Cônicas: abordagem no ensino médio
title_full Cônicas: abordagem no ensino médio
title_fullStr Cônicas: abordagem no ensino médio
title_full_unstemmed Cônicas: abordagem no ensino médio
title_sort Cônicas: abordagem no ensino médio
author Massoco, Paula Giovana Borgo
author_facet Massoco, Paula Giovana Borgo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lázaro, Cristiane Alexandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Massoco, Paula Giovana Borgo
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria analítica
Cônicas
Ensino médio
Atividades práticas
Metodologia
Analytic geometry
Conics
High school
Practical activities
Methodology
topic Geometria analítica
Cônicas
Ensino médio
Atividades práticas
Metodologia
Analytic geometry
Conics
High school
Practical activities
Methodology
description A aprendizagem significativa é um desafio para os educadores. Este trabalho apresenta uma proposta para abordar um dos tópicos da Geometria Analítica: Cônicas. Alguns materiais do Ensino Médio não apresentam este tema por ser considerado difícil. A experiência em sala de aula mostra que algumas estratégias para despertar o interesse e motivar o aluno são as atividades práticas, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Quando os discentes são convidados a serem protagonistas da própria aprendizagem e percebem que existem aplicações práticas para determinado conteúdo matemático, este tem mais sentido e o processo de aprendizagem ocorre de modo mais harmonioso, mesmo para os estudantes que não têm tanta facilidade ou identificação com as ciências exatas. Além da proposta de uma série de atividades que fogem das quatro paredes da sala de aula e do livro didático, este trabalho apresenta uma metodologia que pode ser utilizada nas aulas de Matemática, valorizando o que o aluno produz na sala de aula. Esta metodologia propõe que as aulas sejam menos expositivas e que a avaliação ocorra continuamente. Assim, levamos em conta todo o processo de aprendizagem e não apenas o produto final (tradicional prova). O aluno tem papel decisivo na sua formação e além disso, não apenas os conteúdos conceituais e procedimentais são levados em consideração, mas também os atitudinais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-02-04T17:45:45Z
2021-02-04T17:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202639
31075010001P2
4814790057077355
0000-0002-0260-6976
url http://hdl.handle.net/11449/202639
identifier_str_mv 31075010001P2
4814790057077355
0000-0002-0260-6976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965431513841664