Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: França, Luciane Silva Nascimento [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/98575
Resumo: O objetivo da presente dissertação é analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais docentes, da Faculdade de Serviço Social de Passos (FASESP/MG), num contexto latente de precarização do Ensino Superior, engendrado pelas múltiplas transformações do mundo do trabalho, e sua repercussão sobre o processo de ensino de qualidade. Pretende-se com a investigação da problemática trazer a luz os diversos embates vividos por estes sujeitos na condução de seu trabalho profissional, a partir da mercantilização do ensino superior, atravessado pela fragilização das relações de trabalho, trazidas pela ideologia neoliberal dominante. A partir do processo de reestruturação produtiva do trabalho, e da descoberta da “utilidade” da educação para os ditames hegemônicos de controle social, a Formação Superior, e, no caso estudado, em Serviço Social, sofreu significativos impactos, que se estabeleceram na direção dos frágeis vínculos trabalhistas dos trabalhadores docentes, na vulnerabilização das relações humanas, e nas precárias condições estruturais para o trabalho. Na interpretação dessa realidade posta, lançou-se mão dos estudos de Gramsci e as concepções de Marx, além de autores que se baseiam na teoria social crítica, para dar significado a este conjunto de fenômenos. O trabalho utilizou a abordagem qualitativa, permitindo a coleta dos depoimentos através de questionário semiestruturado, com gravação das falas para melhor apreensão da realidade. Os sujeitos entrevistados, assistentes sociais docentes da Faculdade de Serviço Social de Passos / FASESP, representaram uma amostra significativa e reveladora da atual situação posta aos trabalhadores docentes na realidade do Ensino Superior Brasileiro, não somente privado, mas de uma forma geral, sucateado, aligeirado, fragilizado e conduzido...
id UNSP_df8f1a1c8303c1ded61f18ce1333786e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/98575
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privadaServiço social - Estudo e ensinoPrática profissionalAssistentes sociaisFormação profissionalProfessores de serviço social - Minas GeraisSocial workersSocial serviceO objetivo da presente dissertação é analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais docentes, da Faculdade de Serviço Social de Passos (FASESP/MG), num contexto latente de precarização do Ensino Superior, engendrado pelas múltiplas transformações do mundo do trabalho, e sua repercussão sobre o processo de ensino de qualidade. Pretende-se com a investigação da problemática trazer a luz os diversos embates vividos por estes sujeitos na condução de seu trabalho profissional, a partir da mercantilização do ensino superior, atravessado pela fragilização das relações de trabalho, trazidas pela ideologia neoliberal dominante. A partir do processo de reestruturação produtiva do trabalho, e da descoberta da “utilidade” da educação para os ditames hegemônicos de controle social, a Formação Superior, e, no caso estudado, em Serviço Social, sofreu significativos impactos, que se estabeleceram na direção dos frágeis vínculos trabalhistas dos trabalhadores docentes, na vulnerabilização das relações humanas, e nas precárias condições estruturais para o trabalho. Na interpretação dessa realidade posta, lançou-se mão dos estudos de Gramsci e as concepções de Marx, além de autores que se baseiam na teoria social crítica, para dar significado a este conjunto de fenômenos. O trabalho utilizou a abordagem qualitativa, permitindo a coleta dos depoimentos através de questionário semiestruturado, com gravação das falas para melhor apreensão da realidade. Os sujeitos entrevistados, assistentes sociais docentes da Faculdade de Serviço Social de Passos / FASESP, representaram uma amostra significativa e reveladora da atual situação posta aos trabalhadores docentes na realidade do Ensino Superior Brasileiro, não somente privado, mas de uma forma geral, sucateado, aligeirado, fragilizado e conduzido...The goal of this dissertation is to analyze the working conditions of social workers teachers, the College of Social Work Passos (FASESP/MG), in a context of latent instability of Higher Education, engendered by multiple changing world of work and its impact on the teaching quality. The aim is to research the issue to bring to light the various conflicts experienced by these individuals in conducting their professional work, from the commodification of higher education, traversed by the weakening of labor relations, brought about by the dominant neoliberal ideology. From the restructuring process of the work, and the discovery of usefulness of education to the dictates of hegemonic social control, Higher Education, and in the case studied in Social Work, suffered significant impacts, which were established in the direction the fragile bonds of labor teaching workers in increasing vulnerability of human relations, and in poor structural conditions for work. In interpreting this reality put, it employed the studies of Gramsci and the ideas of Marx, and authors that are based on critical social theory, to give meaning to this set of phenomena. The study used a qualitative approach, allowing the data collection through semi-structured questionnaire, and recorded the statements to better grasp of reality. The interviewees, social faculty of the College of Social Work Passos / FASESP represented a significant sample of the current situation and revealing teaching workers to put the reality of the Brazilian Higher Education, not only private but as a rule, scrapped, hastening Weakened and conducted solely for the mercantilists. What was found from the conditions of work of these individuals was, work overload, the absorption of free time, the struggle to reconcile schedules with other work activities, and the frustration extended to professional and... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Luciane Silva Nascimento [UNESP]2014-06-11T19:29:38Z2014-06-11T19:29:38Z2012-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 f.application/pdfFRANÇA, Luciane Silva Nascimento. Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada. 2012. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, 2012.http://hdl.handle.net/11449/98575000709623franca_lsn_me_fran.pdf33004072067P207511553777609450000-0003-0045-5956Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-05T06:02:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98575Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-05T06:02:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
title Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
spellingShingle Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
França, Luciane Silva Nascimento [UNESP]
Serviço social - Estudo e ensino
Prática profissional
Assistentes sociais
Formação profissional
Professores de serviço social - Minas Gerais
Social workers
Social service
title_short Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
title_full Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
title_fullStr Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
title_full_unstemmed Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
title_sort Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada
author França, Luciane Silva Nascimento [UNESP]
author_facet França, Luciane Silva Nascimento [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Cirlene Aparecida Hilário da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Luciane Silva Nascimento [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social - Estudo e ensino
Prática profissional
Assistentes sociais
Formação profissional
Professores de serviço social - Minas Gerais
Social workers
Social service
topic Serviço social - Estudo e ensino
Prática profissional
Assistentes sociais
Formação profissional
Professores de serviço social - Minas Gerais
Social workers
Social service
description O objetivo da presente dissertação é analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais docentes, da Faculdade de Serviço Social de Passos (FASESP/MG), num contexto latente de precarização do Ensino Superior, engendrado pelas múltiplas transformações do mundo do trabalho, e sua repercussão sobre o processo de ensino de qualidade. Pretende-se com a investigação da problemática trazer a luz os diversos embates vividos por estes sujeitos na condução de seu trabalho profissional, a partir da mercantilização do ensino superior, atravessado pela fragilização das relações de trabalho, trazidas pela ideologia neoliberal dominante. A partir do processo de reestruturação produtiva do trabalho, e da descoberta da “utilidade” da educação para os ditames hegemônicos de controle social, a Formação Superior, e, no caso estudado, em Serviço Social, sofreu significativos impactos, que se estabeleceram na direção dos frágeis vínculos trabalhistas dos trabalhadores docentes, na vulnerabilização das relações humanas, e nas precárias condições estruturais para o trabalho. Na interpretação dessa realidade posta, lançou-se mão dos estudos de Gramsci e as concepções de Marx, além de autores que se baseiam na teoria social crítica, para dar significado a este conjunto de fenômenos. O trabalho utilizou a abordagem qualitativa, permitindo a coleta dos depoimentos através de questionário semiestruturado, com gravação das falas para melhor apreensão da realidade. Os sujeitos entrevistados, assistentes sociais docentes da Faculdade de Serviço Social de Passos / FASESP, representaram uma amostra significativa e reveladora da atual situação posta aos trabalhadores docentes na realidade do Ensino Superior Brasileiro, não somente privado, mas de uma forma geral, sucateado, aligeirado, fragilizado e conduzido...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-12
2014-06-11T19:29:38Z
2014-06-11T19:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Luciane Silva Nascimento. Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada. 2012. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/98575
000709623
franca_lsn_me_fran.pdf
33004072067P2
0751155377760945
0000-0003-0045-5956
identifier_str_mv FRANÇA, Luciane Silva Nascimento. Ser docente: a experiência em uma Faculdade de Serviço Social privada. 2012. 131 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, 2012.
000709623
franca_lsn_me_fran.pdf
33004072067P2
0751155377760945
0000-0003-0045-5956
url http://hdl.handle.net/11449/98575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790686304534528