Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiana Andrade de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/214454
Resumo: O presente estudo tem como problemática central a relação entre teoria e prática no ensino de Astronomia. Pesquisas revelam a necessidade de compreender as relações entre a escola e a universidade por constatarem um distanciamento dos conhecimentos produzidos em ambas as instâncias. Nesse caminho, por meio da Análise de Discurso, foi possível estudar os efeitos de sentidos que atravessam o imaginário de uma professora em relação à pesquisa, com base nas noções de condições de produção, representação social e mecanismo de antecipação. Metodologicamente, realizou-se uma entrevista semiestruturada, cujo objeto de reflexão foi a experiência de formação continuada em uma instituição não formal de ensino. Assim, constituiu-se o corpus de análise por meio de gravação de áudio e algumas notas de campo em visita à instituição de formação. Entende-se que o entrevistado (professora) e o entrevistador (pesquisadora deste estudo) ocupam posições imaginárias que os colocam sob mecanismos de comunicação, que possibilitando que identifiquem representações relativas à atividade de pesquisa e do pesquisador nas condições teóricas previstas pela Análise de Discurso. Os resultados apontam para: a) hierarquização do conhecimento produzido entre as duas instâncias; b) o discurso que parte das universidades projeta-se simbolicamente enquanto uma imagem de autoridade de conhecimento, resultando em uma relação de poder; c) a circulação de sentidos produzidos pelas pesquisas em ensino de Astronomia estão se consolidando histórica e socialmente, para então se transformarem em práticas escolares; d) necessidade de realização de eventos (simpósios, encontros, entre outros) organizados por professores e uma dinâmica colaborativa com pesquisadores, buscando-se, assim, atuar contrariamente aos processos de individualização e mecanismos de proletarização do trabalho docente; e) pensar as visões de ciência que constituem a formação imaginária dos professores acerca das práticas de pesquisa em educação
id UNSP_e0f41544639377f9286ac1f5260c7396
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214454
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.Aspects of the professional development of teachers from the theory/practice dialogue in a continuing education program in AstronomyDesenvolvimento profissionalFormação continuadaEducação em astronomiaRelação teoria e práticaAnálise de DiscursoAstronomy educationTheory and practiceContinuing educationDiscourse analysisO presente estudo tem como problemática central a relação entre teoria e prática no ensino de Astronomia. Pesquisas revelam a necessidade de compreender as relações entre a escola e a universidade por constatarem um distanciamento dos conhecimentos produzidos em ambas as instâncias. Nesse caminho, por meio da Análise de Discurso, foi possível estudar os efeitos de sentidos que atravessam o imaginário de uma professora em relação à pesquisa, com base nas noções de condições de produção, representação social e mecanismo de antecipação. Metodologicamente, realizou-se uma entrevista semiestruturada, cujo objeto de reflexão foi a experiência de formação continuada em uma instituição não formal de ensino. Assim, constituiu-se o corpus de análise por meio de gravação de áudio e algumas notas de campo em visita à instituição de formação. Entende-se que o entrevistado (professora) e o entrevistador (pesquisadora deste estudo) ocupam posições imaginárias que os colocam sob mecanismos de comunicação, que possibilitando que identifiquem representações relativas à atividade de pesquisa e do pesquisador nas condições teóricas previstas pela Análise de Discurso. Os resultados apontam para: a) hierarquização do conhecimento produzido entre as duas instâncias; b) o discurso que parte das universidades projeta-se simbolicamente enquanto uma imagem de autoridade de conhecimento, resultando em uma relação de poder; c) a circulação de sentidos produzidos pelas pesquisas em ensino de Astronomia estão se consolidando histórica e socialmente, para então se transformarem em práticas escolares; d) necessidade de realização de eventos (simpósios, encontros, entre outros) organizados por professores e uma dinâmica colaborativa com pesquisadores, buscando-se, assim, atuar contrariamente aos processos de individualização e mecanismos de proletarização do trabalho docente; e) pensar as visões de ciência que constituem a formação imaginária dos professores acerca das práticas de pesquisa em educaçãoThe main issue of this study is the relationship between theory and practice in the teaching of astronomy. Research reveals the need to understand the relationship between school and university, as they find a gap between the knowledge produced between both instances. In this way, through Discourse Analysis, it was possible to study the effects of meanings that cross the imagination of a teacher about research based on the notions of: production conditions, social representation, anticipation mechanism. Methodologically, a semi-structured interview was carried out, whose experience of continuing education in a non-formal educational institution was the object of reflection throughout the interview. Thus, the data of analysis was constituted by means of audio recording and some field notes on a visit to the training institution. It is understood that the interviewee (teacher) and the interviewer (researcher in this study) occupy imaginary positions that place them under communication mechanisms that make it possible to identify representations about the research and researcher activity in the theoretical conditions provided for by Discourse Analysis. The results point to: a) hierarchization of the knowledge produced between the two instances, b) the discourse that comes from universities is symbolically projected as an image of knowledge authority, resulting in a power relationship; c) the circulation of meanings produced by research in astronomy teaching are consolidating historically and socially and then transforming school practices; d) need to hold events (symposiums, meetings and others) organized by professors and a collaborative dynamic with researchers, seeking to act contrary to the individualization processes and mechanisms of proletarianization of the teaching work; e) to think about the views of science that constitute the imaginary formation of teachers about research practices in education.OutraFPTI – Brasil Programa Ciência, Tecnologia e Inovação – C&T+I/ 901764Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Fabiana Andrade de2021-09-19T14:13:07Z2021-09-19T14:13:07Z2020-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21445433004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:19:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214454Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-15T06:19:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
Aspects of the professional development of teachers from the theory/practice dialogue in a continuing education program in Astronomy
title Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
spellingShingle Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
Oliveira, Fabiana Andrade de
Desenvolvimento profissional
Formação continuada
Educação em astronomia
Relação teoria e prática
Análise de Discurso
Astronomy education
Theory and practice
Continuing education
Discourse analysis
title_short Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
title_full Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
title_fullStr Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
title_full_unstemmed Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
title_sort Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em Astronomia.
author Oliveira, Fabiana Andrade de
author_facet Oliveira, Fabiana Andrade de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Formação continuada
Educação em astronomia
Relação teoria e prática
Análise de Discurso
Astronomy education
Theory and practice
Continuing education
Discourse analysis
topic Desenvolvimento profissional
Formação continuada
Educação em astronomia
Relação teoria e prática
Análise de Discurso
Astronomy education
Theory and practice
Continuing education
Discourse analysis
description O presente estudo tem como problemática central a relação entre teoria e prática no ensino de Astronomia. Pesquisas revelam a necessidade de compreender as relações entre a escola e a universidade por constatarem um distanciamento dos conhecimentos produzidos em ambas as instâncias. Nesse caminho, por meio da Análise de Discurso, foi possível estudar os efeitos de sentidos que atravessam o imaginário de uma professora em relação à pesquisa, com base nas noções de condições de produção, representação social e mecanismo de antecipação. Metodologicamente, realizou-se uma entrevista semiestruturada, cujo objeto de reflexão foi a experiência de formação continuada em uma instituição não formal de ensino. Assim, constituiu-se o corpus de análise por meio de gravação de áudio e algumas notas de campo em visita à instituição de formação. Entende-se que o entrevistado (professora) e o entrevistador (pesquisadora deste estudo) ocupam posições imaginárias que os colocam sob mecanismos de comunicação, que possibilitando que identifiquem representações relativas à atividade de pesquisa e do pesquisador nas condições teóricas previstas pela Análise de Discurso. Os resultados apontam para: a) hierarquização do conhecimento produzido entre as duas instâncias; b) o discurso que parte das universidades projeta-se simbolicamente enquanto uma imagem de autoridade de conhecimento, resultando em uma relação de poder; c) a circulação de sentidos produzidos pelas pesquisas em ensino de Astronomia estão se consolidando histórica e socialmente, para então se transformarem em práticas escolares; d) necessidade de realização de eventos (simpósios, encontros, entre outros) organizados por professores e uma dinâmica colaborativa com pesquisadores, buscando-se, assim, atuar contrariamente aos processos de individualização e mecanismos de proletarização do trabalho docente; e) pensar as visões de ciência que constituem a formação imaginária dos professores acerca das práticas de pesquisa em educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09
2021-09-19T14:13:07Z
2021-09-19T14:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214454
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/214454
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965799425605632