O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/237082
Resumo: Esta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista.
id UNSP_e489cb10c4e0daa386388c561d346323
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/237082
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco GoyaLa aparición y presencia de seres irreales en la obra de Francisco GoyaGoyaEspanhaSeres irreaisPinturasGravurasEsta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista.Esta investigación pretende identificar las circunstancias en las que se representan los seres irreales en la obra del artista español Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este hecho de la sordera que le afectaba o de la locura que se le atribuía. A partir de una contextualización entre la vida del artista y los episodios históricos de Europa, se busca abordar las relaciones e influencias entre Goya y la sociedad de su tiempo, los movimientos y representaciones artísticas y cómo esto se reflejó en su obra. Aún así, examina la forma en que tales criaturas fueron representadas a lo largo de la historia en un escenario de influencia de la Iglesia Católica. A partir de consideraciones de Starobinski (1988), Hughes (2007) y Nordström (1989), es posible establecer, a través de la lectura de imágenes, el momento en que tales figuras ganan espacio en la obra del artista.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, José Leonardo do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]2022-10-17T21:50:41Z2022-10-17T21:50:41Z2022-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23708233004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:22:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:22:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
La aparición y presencia de seres irreales en la obra de Francisco Goya
title O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
spellingShingle O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]
Goya
Espanha
Seres irreais
Pinturas
Gravuras
title_short O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
title_full O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
title_fullStr O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
title_full_unstemmed O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
title_sort O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya
author Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]
author_facet Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, José Leonardo do [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lellis, Carla Márcia Basso Bortoloni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Goya
Espanha
Seres irreais
Pinturas
Gravuras
topic Goya
Espanha
Seres irreais
Pinturas
Gravuras
description Esta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-17T21:50:41Z
2022-10-17T21:50:41Z
2022-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/237082
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/237082
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791085903216640