Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Amaral, Amauri de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/242956
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e está inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Teve como objetivo analisar a usabilidade de vídeos educativos desenvolvidos para atender familiares de estudantes cegos durante a pandemia de Covid-19. Foi desenvolvida, considerando as seguintes etapas procedimentais: a análise da usabilidade pedagógica voltada para responsáveis educadores de estudantes cegos; análise e reflexão acerca da confecção do blog e vídeos que compuseram esta pesquisa. O instrumento para a coleta de dados corresponde a um questionário. Teve como participantes sete familiares de estudantes cegos atendidos pela sala de recursos multifuncional de uma escola do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Para a análise dos dados, foram considerados os seguintes aspectos da usabilidade pedagógica: fatores para interesse no vídeo e motivação para atentar ao seu conteúdo, que perpassam por relevância e atenção. Como resultados, identificamos que os familiares compreenderam os vídeos e viram viabilidade e utilidade na maneira como os seus filhos poderiam se beneficiar.
id UNSP_e6cde8b9b07bd2a0fbe0f2e6c956cd9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242956
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19Analysis of the pedagogical usability of videos for family members of blind students in the context of the covid-19 pandemicEstudante cegoVídeos educacionaisBlogPandemia covid-19FamíliaUsabilidade pedagógicaBlind studentEducacional videosFamilyPandemicPedagogical usabilityEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e está inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Teve como objetivo analisar a usabilidade de vídeos educativos desenvolvidos para atender familiares de estudantes cegos durante a pandemia de Covid-19. Foi desenvolvida, considerando as seguintes etapas procedimentais: a análise da usabilidade pedagógica voltada para responsáveis educadores de estudantes cegos; análise e reflexão acerca da confecção do blog e vídeos que compuseram esta pesquisa. O instrumento para a coleta de dados corresponde a um questionário. Teve como participantes sete familiares de estudantes cegos atendidos pela sala de recursos multifuncional de uma escola do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Para a análise dos dados, foram considerados os seguintes aspectos da usabilidade pedagógica: fatores para interesse no vídeo e motivação para atentar ao seu conteúdo, que perpassam por relevância e atenção. Como resultados, identificamos que os familiares compreenderam os vídeos e viram viabilidade e utilidade na maneira como os seus filhos poderiam se beneficiar.This research is developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education of the Faculty of Sciences and Technology of the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" and is part of the research line: Technological Innovation and Technology Assistive, which aims to analyze the usability of educational videos developed to serve responsible educators of blind students during the Covid-19 pandemic. It was developed considering the following procedural steps with an analysis of pedagogical usability aimed at responsible educators of blind students; analysis and reflection about the making of the Blog and videos that composed this research. The instrument for data collection corresponds to a questionnaire. The participants were seven family members of blind students attended by the multifunctional resource room of one of the schools in the municipality of Nova Iguaçu. For data analysis, the following aspects of pedagogical usability were used. They are described as factors for interest in the video and motivation to pay attention to its content, which go through relevance, attention, trust and satisfaction. As a result, we identified that those responsible understood the videos and saw the feasibility and usefulness of how they could benefit from them with their childrenCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Daniela Mélare VieiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Amauri de Oliveira2023-04-13T11:03:36Z2023-04-13T11:03:36Z2022-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24295633004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:17:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-18T06:17:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
Analysis of the pedagogical usability of videos for family members of blind students in the context of the covid-19 pandemic
title Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
spellingShingle Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
Amaral, Amauri de Oliveira
Estudante cego
Vídeos educacionais
Blog
Pandemia covid-19
Família
Usabilidade pedagógica
Blind student
Educacional videos
Family
Pandemic
Pedagogical usability
title_short Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
title_full Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
title_fullStr Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
title_full_unstemmed Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
title_sort Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19
author Amaral, Amauri de Oliveira
author_facet Amaral, Amauri de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Daniela Mélare Vieira
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Amauri de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante cego
Vídeos educacionais
Blog
Pandemia covid-19
Família
Usabilidade pedagógica
Blind student
Educacional videos
Family
Pandemic
Pedagogical usability
topic Estudante cego
Vídeos educacionais
Blog
Pandemia covid-19
Família
Usabilidade pedagógica
Blind student
Educacional videos
Family
Pandemic
Pedagogical usability
description Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e está inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Teve como objetivo analisar a usabilidade de vídeos educativos desenvolvidos para atender familiares de estudantes cegos durante a pandemia de Covid-19. Foi desenvolvida, considerando as seguintes etapas procedimentais: a análise da usabilidade pedagógica voltada para responsáveis educadores de estudantes cegos; análise e reflexão acerca da confecção do blog e vídeos que compuseram esta pesquisa. O instrumento para a coleta de dados corresponde a um questionário. Teve como participantes sete familiares de estudantes cegos atendidos pela sala de recursos multifuncional de uma escola do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Para a análise dos dados, foram considerados os seguintes aspectos da usabilidade pedagógica: fatores para interesse no vídeo e motivação para atentar ao seu conteúdo, que perpassam por relevância e atenção. Como resultados, identificamos que os familiares compreenderam os vídeos e viram viabilidade e utilidade na maneira como os seus filhos poderiam se beneficiar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25
2023-04-13T11:03:36Z
2023-04-13T11:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242956
33004129069P9
url http://hdl.handle.net/11449/242956
identifier_str_mv 33004129069P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401329406869504