Comunicação conectada e Influenciadores Digitais na comunidade de League of Legends

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Darcie, Marina Paula
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/218005
Resumo: A aceleração dos fluxos comunicativos desencadeados pelas ferramentas da internet provoca a reflexão acerca das atividades desenvolvidas pelos fãs, uma vez que seu papel na disseminação da imagem do ídolo ou do universo adorado é acentuado e a autonomia que comunidades de fãs têm em consumir e circular conteúdo que podem endossar (ou não) a narrativa se torna um dos aspectos mais comuns na forma de consumo dos produtos culturais dessa época. Pensando nesse contexto, a diversificação de vozes e profissionalização da produção de fãs é expoente e, desde as duas últimas décadas, muitos fãs de franquias variadas passaram a utilizar de suas redes sociais online para expor com regularidade sua produção criativa e compartilhar suas impressões pessoais e habilidades sobre o universo adorado com seus pares e demais integrantes do fandom. Esses comunicadores arregimentaram em torno de si muitos dos que compartilhavam de seus posicionamentos e passaram a gozar de reputação positiva na comunidade, profissionalizando, monetizando e institucionalizando sua atuação no grupo, tornando-se influenciadores digitais para os pares. Parte-se do problema de pesquisa: quais as mudanças na comunicação conectada a partir de práticas comunicativas que estão sendo desenvolvidas pelos influenciadores digitais? Para tanto, foi adotado como corpus de análise as práticas comunicativas de influenciadores presentes no universo de League of Legends (LoL). Os objetivos são 1- verificar as práticas comunicativas que caracterizam a comunidade de League of Legends; 2- identificar quais influenciadores digitais são apontados como referência pela comunidade de jogadores; 3- mapear o conteúdo produzido pelos influenciadores identificados; e finalmente, 4- entender de que maneira o conteúdo produzido se relaciona com o universo comunicativo definido anteriormente. As etapas metodológicas estão definidas em levantamento bibliográfico; aplicação de questionário semiestruturado; mapeamento de 156 influenciadores digitais mencionados pela amostra de jogadores respondentes; e mapeamento de cinco vídeos do canal dos dez influenciadores com mais menções da lista anterior. A análise dos vídeos foi feita a partir cinco pilares: comunidade, universo, profissionalização, autoridade e pessoalidade, todos cedidos pela observação de recorrência temática nas respostas ao questionário. A partir destas ferramentas metodológicas, pôde-se verificar que os influenciadores estudados são parte constituinte do universo de LoL e responsáveis por manter os indivíduos do fandom em contato com o mercado, novidades, anúncios, jogabilidade e estratégias a partir de relações discursivas e interativas. Devido à sua autoridade frente aos demais integrantes do fandom, os canais formalizados em torno de sua imagem se tornam ambientes característicos de trocas afetivas e de reconhecimentos mútuos, na mesma medida em que solidificam algumas práticas e condutas intrínsecas ao campo. Além disso, constatou-se que o influenciador rompe com a presumida linearidade da comunicação dos meios de comunicação tradicionais e reforça a comunicação de todos para todos na mesma medida em que amplifica a qualidade da comunicação previamente estabelecida, considerando que o dialogismo nas interações ocorre de forma contínua e permite a representação mais fiel das vontades e desejos do receptor-interagente.
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Pensando nesse contexto, a diversificação de vozes e profissionalização da produção de fãs é expoente e, desde as duas últimas décadas, muitos fãs de franquias variadas passaram a utilizar de suas redes sociais online para expor com regularidade sua produção criativa e compartilhar suas impressões pessoais e habilidades sobre o universo adorado com seus pares e demais integrantes do fandom. Esses comunicadores arregimentaram em torno de si muitos dos que compartilhavam de seus posicionamentos e passaram a gozar de reputação positiva na comunidade, profissionalizando, monetizando e institucionalizando sua atuação no grupo, tornando-se influenciadores digitais para os pares. Parte-se do problema de pesquisa: quais as mudanças na comunicação conectada a partir de práticas comunicativas que estão sendo desenvolvidas pelos influenciadores digitais? Para tanto, foi adotado como corpus de análise as práticas comunicativas de influenciadores presentes no universo de League of Legends (LoL). Os objetivos são 1- verificar as práticas comunicativas que caracterizam a comunidade de League of Legends; 2- identificar quais influenciadores digitais são apontados como referência pela comunidade de jogadores; 3- mapear o conteúdo produzido pelos influenciadores identificados; e finalmente, 4- entender de que maneira o conteúdo produzido se relaciona com o universo comunicativo definido anteriormente. As etapas metodológicas estão definidas em levantamento bibliográfico; aplicação de questionário semiestruturado; mapeamento de 156 influenciadores digitais mencionados pela amostra de jogadores respondentes; e mapeamento de cinco vídeos do canal dos dez influenciadores com mais menções da lista anterior. A análise dos vídeos foi feita a partir cinco pilares: comunidade, universo, profissionalização, autoridade e pessoalidade, todos cedidos pela observação de recorrência temática nas respostas ao questionário. A partir destas ferramentas metodológicas, pôde-se verificar que os influenciadores estudados são parte constituinte do universo de LoL e responsáveis por manter os indivíduos do fandom em contato com o mercado, novidades, anúncios, jogabilidade e estratégias a partir de relações discursivas e interativas. Devido à sua autoridade frente aos demais integrantes do fandom, os canais formalizados em torno de sua imagem se tornam ambientes característicos de trocas afetivas e de reconhecimentos mútuos, na mesma medida em que solidificam algumas práticas e condutas intrínsecas ao campo. Além disso, constatou-se que o influenciador rompe com a presumida linearidade da comunicação dos meios de comunicação tradicionais e reforça a comunicação de todos para todos na mesma medida em que amplifica a qualidade da comunicação previamente estabelecida, considerando que o dialogismo nas interações ocorre de forma contínua e permite a representação mais fiel das vontades e desejos do receptor-interagente.The acceleration of communicative flows triggered by internet tools provokes reflection on the activities developed by fans, since their role in disseminating the image of the idol or the adored universe is accentuated and the autonomy that communities of fans have in consuming and circulating content that can endorse (or not) the narrative become one of the most common aspects in the way of consuming the cultural products of that time. Thinking in this context, the diversification of voices and professionalization of fan production is an exponent and, since the last two decades, many fans of different franchises have started to use their online social networks to regularly expose their creative production and share their personal opinions and skills about the adored universe with their peers and other members of the fandom. These communicators gathered around themselves many of those who shared their positions and began to enjoy a positive reputation in the community, professionalizing, monetizing and institutionalizing their work in the group, becoming digital influencers for their peers. It starts with the research problem that seeks to understand the changes in connected communication from the forms of interaction designed by digital influencers and, for that, the communicative practices of influencers present in the League of Legends (LoL) universe were adopted as a corpus of analysis. The objectives are 1- verifies the communicative practices that characterize the League of Legends community; 2- identify which digital influencers are pointed out as a reference by the gaming community; 3- map the content produced by the identified influencers; and finally, 4- understand how the content produced relates to the communicative universe defined above. The methodological steps are defined in a bibliographic survey; application of a semi-structured questionnaire; mapping of 156 digital influencers mentioned by the sample of respondent players; and mapping of five videos from the channel of the ten influencers with the most mentions from the previous list. The analysis of the videos was based on five pillars: community, universe, professionalization, authority and personality, all provided by the observation of thematic recurrence in the responses to the questionnaire. It was possible to verify that influencers are a constituent part of the LoL universe and are responsible for keeping individuals in the fandom in touch with the market, news, advertisements, gameplay and strategies based on discursive and interactive relationships. Due to its authority compare to the other members of the fandom, the channels formalized around its image become characteristic environments for affective exchanges and mutual recognition, to the same extent that they solidify some practices and behaviors intrinsic to the field. In addition, it was found that the influencer breaks with the presumed linearity of the communication of the traditional media and reinforces the communication of all to all to the same extent that it amplifies the quality of the previously established communication, considering that the dialogism in the interactions occurs in a continuous way and allows a more faithful representation of the receiver-interagent's wills and desires.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darcie, Marina Paula2022-04-26T12:45:23Z2022-04-26T12:45:23Z2022-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21800533004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/218005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T14:16:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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