Avaliação de estratégias de cooperação para a gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios com sede na bacia hidrográfica do rio Corumbataí
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/191035 |
Resumo: | Soluções relacionadas a melhores práticas de manejo de resíduos são procuradas por gestores de cidades em todo o mundo. O presente estudo propôs cenários de ação para a gestão dos resíduos sólidos urbanos dos seis municípios com sede na bacia do rio Corumbataí. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira consistiu na elaboração do diagnóstico dos mecanismos praticados atualmente, realizado a partir da análise de um conjunto de indicadores. A segunda etapa foi a composição de cenários para destinação para o tratamento de resíduos orgânicos e disposição final em aterro sanitário dos resíduos sólidos urbanos dos municípios investigados. Foram estudados seis municípios, os quais cinco possuem menos de 30.000 habitantes (Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna e Santa Gertrudes) e Rio Claro possui 199.000 habitantes. Durante a primeira etapa, foram levantados dados e elaboradas matrizes SWOT para cada um dos municípios, com isso, buscou-se apontar fatores positivos e negativos das práticas atuais de gestão. Esses resultados sinalizaram que (i) os municípios ainda não participam de gestão compartilhada para manejo de resíduos; (ii) existe pouco ou nenhum tratamento para os resíduos orgânicos e de poda e capina; (iii) existe coleta seletiva em toda a zona urbana de todos os municípios investigados (iv) existe participação organizada do setor informal na coleta de recicláveis (v) existe possibilidade de gestão compartilhada dos resíduos; (vi) os municípios não possuem sustentabilidade financeira para o sistema de gestão de resíduos. Durante a segunda fase, foram analisadas as etapas de transporte e transbordo, infraestrutura geral, disposição final em aterro sanitário e três cenários para o tratamento de resíduos orgânicos coletados separadamente. Foram levantados aspectos dos custos para o tratamento de orgânicos por (i) compostagem descentralizada, (ii) compostagem centralizada e (iii) biometanização dos resíduos com comercialização de eletricidade. Os resultados sugerem que os cenários investigados poderiam ser soluções para a questão do tratamento dos resíduos orgânicos e que o cenário de biometanização com geração de eletricidade apresentou custos médios, por habitante, mais baixos do que os cenários de compostagem centralizada e descentralizada. Por meio do apontamento de estratégias de ação, esse trabalho contribui para a tomada de decisão em gestão dos resíduos dos municípios estudados e em outros municípios com características semelhantes. |
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Avaliação de estratégias de cooperação para a gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios com sede na bacia hidrográfica do rio CorumbataíCooperation strategies appraisal for urban solid waste management in Corumbataí river basinResíduos sólidos urbanosIndicadores de gestão de resíduosCenários de gestão de resíduosCompostagemBiometanizaçãoShared urban solid waste managementUrban solid waste management indicatorsWaste management scenariosCompostingBiomethanizationSoluções relacionadas a melhores práticas de manejo de resíduos são procuradas por gestores de cidades em todo o mundo. O presente estudo propôs cenários de ação para a gestão dos resíduos sólidos urbanos dos seis municípios com sede na bacia do rio Corumbataí. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira consistiu na elaboração do diagnóstico dos mecanismos praticados atualmente, realizado a partir da análise de um conjunto de indicadores. A segunda etapa foi a composição de cenários para destinação para o tratamento de resíduos orgânicos e disposição final em aterro sanitário dos resíduos sólidos urbanos dos municípios investigados. Foram estudados seis municípios, os quais cinco possuem menos de 30.000 habitantes (Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna e Santa Gertrudes) e Rio Claro possui 199.000 habitantes. Durante a primeira etapa, foram levantados dados e elaboradas matrizes SWOT para cada um dos municípios, com isso, buscou-se apontar fatores positivos e negativos das práticas atuais de gestão. Esses resultados sinalizaram que (i) os municípios ainda não participam de gestão compartilhada para manejo de resíduos; (ii) existe pouco ou nenhum tratamento para os resíduos orgânicos e de poda e capina; (iii) existe coleta seletiva em toda a zona urbana de todos os municípios investigados (iv) existe participação organizada do setor informal na coleta de recicláveis (v) existe possibilidade de gestão compartilhada dos resíduos; (vi) os municípios não possuem sustentabilidade financeira para o sistema de gestão de resíduos. Durante a segunda fase, foram analisadas as etapas de transporte e transbordo, infraestrutura geral, disposição final em aterro sanitário e três cenários para o tratamento de resíduos orgânicos coletados separadamente. Foram levantados aspectos dos custos para o tratamento de orgânicos por (i) compostagem descentralizada, (ii) compostagem centralizada e (iii) biometanização dos resíduos com comercialização de eletricidade. Os resultados sugerem que os cenários investigados poderiam ser soluções para a questão do tratamento dos resíduos orgânicos e que o cenário de biometanização com geração de eletricidade apresentou custos médios, por habitante, mais baixos do que os cenários de compostagem centralizada e descentralizada. Por meio do apontamento de estratégias de ação, esse trabalho contribui para a tomada de decisão em gestão dos resíduos dos municípios estudados e em outros municípios com características semelhantes.Solutions related to waste management practices are sought by city managers around the world. This study proposed action scenarios for the urban solid waste management of six municipalities located in the Corumbataí River basin. The study was conducted in two stages, the first consisted in the diagnosis of the mechanisms currently practiced, through the analysis of a set of performance indicators. The second stage comprised the composition of operating scenarios for the shared urban solid waste management of the investigated municipalities. Six municipalities were studied, five of which have less than 30,000 inhabitants (Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna and Santa Gertrudes) and Rio Claro has 199,000 inhabitants. During the first part, data were collected and SWOT matrices were elaborated for each of the municipalities studied. Thus, it was sought to point out positive and negative factors of current management practices. These results signaled that (i) municipalities do not yet participate in any consortium for shared waste management; (ii) there is little or no treatment for organic residues; (iii) there is selective collection throughout the urban area of all municipalities (iv) there is organized participation of the informal sector in the collection of recyclables (v) there is the possibility of cities consortium for shared waste management; (vi) municipalities do not have financial sustainability for the waste management system. During the second phase, transport and transhipment stages, general infrastructure, final landfill disposal and three scenarios for the treatment of separately collected organic waste were analyzed. Cost items and values for the treatment of organics were raised by (i) decentralized composting, (ii) centralized composting and (iii) biomethanization of waste with electricity commercialization. The results suggest that the investigated scenarios could be solutions to the organic waste treatment issue and that the electricity generation biomethanization scenario presented lower average costs per inhabitant than the centralized and decentralized composting scenarios. By pointing out action strategies, this work intends to contribute to the decision making in waste management of the studied municipalities and, thus, collaborate to solve similar problems in other municipalities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castro, Marcus Cesar Avezum Alves de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luz, Fernanda Giffoni Fernandes2019-11-13T19:01:11Z2019-11-13T19:01:11Z2019-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19103500092694633004137036P97133895068924551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-28T06:51:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191035Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:51:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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