Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Semensato, Milene Egea
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/252825
Resumo: A dissertação de mestrado que ora se apresenta busca entender o papel da literatura na formação da imaginação infantil e de que forma a referida literatura se caracteriza para contribuir nesse desenvolvimento. Buscamos fazer essa reflexão com base nos textos de autores da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, uma vez que ambas compartilham os mesmos pressupostos teóricos. Essa pesquisa tem caráter teórico e foi realizada a partir da busca e apropriação de artigos, dissertações e teses que compartilhassem das visões teóricas acima mencionadas. E que também tratassem da temática da Literatura, Literatura infantil, Desenvolvimento humano e Imaginação e apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da imaginação infantil e sua relação com a literatura infantil a partir da educação escolar. Ao tomar como base os estudos realizados, consideramos que a Literatura é uma objetivação do gênero humano que permite apresentar a realidade histórica para as crianças a partir de uma construção singular e por meio de múltiplos temas. Dessa maneira, a Literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento da Imaginação e do sistema interfuncional psíquico como um todo a partir da construção de novas imagens mentais da realidade. A Literatura, enquanto parte da cultura humana, é direito de todos e deve ser socializada pela escola, meio pelo qual todas as camadas da sociedade poderão ter seu acesso garantido.
id UNSP_ecea0e60ed842e97ddc117e5893343bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252825
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-culturalDevelopment of imagination: contributions of children's literature to school education from the perspective of historical-cultural theoryLiteratura infantilImaginaçãoPsicologia histórico-culturalPedagogia histórico-críticaChildren's literatureImaginationHistorical and cultural psychologyHistorical-critical pedagogyA dissertação de mestrado que ora se apresenta busca entender o papel da literatura na formação da imaginação infantil e de que forma a referida literatura se caracteriza para contribuir nesse desenvolvimento. Buscamos fazer essa reflexão com base nos textos de autores da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, uma vez que ambas compartilham os mesmos pressupostos teóricos. Essa pesquisa tem caráter teórico e foi realizada a partir da busca e apropriação de artigos, dissertações e teses que compartilhassem das visões teóricas acima mencionadas. E que também tratassem da temática da Literatura, Literatura infantil, Desenvolvimento humano e Imaginação e apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da imaginação infantil e sua relação com a literatura infantil a partir da educação escolar. Ao tomar como base os estudos realizados, consideramos que a Literatura é uma objetivação do gênero humano que permite apresentar a realidade histórica para as crianças a partir de uma construção singular e por meio de múltiplos temas. Dessa maneira, a Literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento da Imaginação e do sistema interfuncional psíquico como um todo a partir da construção de novas imagens mentais da realidade. A Literatura, enquanto parte da cultura humana, é direito de todos e deve ser socializada pela escola, meio pelo qual todas as camadas da sociedade poderão ter seu acesso garantido.The master's thesis presented here seeks to understand the role of literature in the formation of children's imagination and how this literature is characterized to contribute to this development. We seek to carry out this reflection based on texts by authors from Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy, since both share the same theoretical assumptions. This research has a theoretical character and was carried out by searching and appropriating articles, dissertations and theses that shared the theoretical views mentioned above. And that also dealt with the themes of Literature, Children's Literature, Human Development and Imagination and presents as an object of study the development of children's imagination and its relationship with children's literature from school education. When taking the studies carried out as a basis, we consider that Literature is an objectification of the human race that allows us to present historical reality to children based on a singular construction and through multiple themes. In this way, Children's Literature can contribute to the development of Imagination and the psychic interfunctional system as a whole through the construction of new mental images of reality. Literature, as part of human culture, is everyone's right and must be socialized through school, a means by which all layers of society can have guaranteed access.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ponce, Rosiane de Fatima [UNESP]Semensato, Milene Egea2024-01-18T12:12:22Z2024-01-18T12:12:22Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSEMENSATO, Milene Egea. Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural. Orientadora: Rosiane de Fátima Ponce. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019.https://hdl.handle.net/11449/2528256050654650970250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:26:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:04.812106Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
Development of imagination: contributions of children's literature to school education from the perspective of historical-cultural theory
title Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
spellingShingle Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
Semensato, Milene Egea
Literatura infantil
Imaginação
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Children's literature
Imagination
Historical and cultural psychology
Historical-critical pedagogy
title_short Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
title_full Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
title_fullStr Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
title_sort Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural
author Semensato, Milene Egea
author_facet Semensato, Milene Egea
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponce, Rosiane de Fatima [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Semensato, Milene Egea
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Imaginação
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Children's literature
Imagination
Historical and cultural psychology
Historical-critical pedagogy
topic Literatura infantil
Imaginação
Psicologia histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Children's literature
Imagination
Historical and cultural psychology
Historical-critical pedagogy
description A dissertação de mestrado que ora se apresenta busca entender o papel da literatura na formação da imaginação infantil e de que forma a referida literatura se caracteriza para contribuir nesse desenvolvimento. Buscamos fazer essa reflexão com base nos textos de autores da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, uma vez que ambas compartilham os mesmos pressupostos teóricos. Essa pesquisa tem caráter teórico e foi realizada a partir da busca e apropriação de artigos, dissertações e teses que compartilhassem das visões teóricas acima mencionadas. E que também tratassem da temática da Literatura, Literatura infantil, Desenvolvimento humano e Imaginação e apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da imaginação infantil e sua relação com a literatura infantil a partir da educação escolar. Ao tomar como base os estudos realizados, consideramos que a Literatura é uma objetivação do gênero humano que permite apresentar a realidade histórica para as crianças a partir de uma construção singular e por meio de múltiplos temas. Dessa maneira, a Literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento da Imaginação e do sistema interfuncional psíquico como um todo a partir da construção de novas imagens mentais da realidade. A Literatura, enquanto parte da cultura humana, é direito de todos e deve ser socializada pela escola, meio pelo qual todas as camadas da sociedade poderão ter seu acesso garantido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2024-01-18T12:12:22Z
2024-01-18T12:12:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SEMENSATO, Milene Egea. Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural. Orientadora: Rosiane de Fátima Ponce. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019.
https://hdl.handle.net/11449/252825
6050654650970250
identifier_str_mv SEMENSATO, Milene Egea. Desenvolvimento da imaginação: contribuições da literatura infantil à educação escolar na perspectiva da teoria histórico-cultural. Orientadora: Rosiane de Fátima Ponce. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2019.
6050654650970250
url https://hdl.handle.net/11449/252825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808130369929609216