Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ribeiro, Paulo Roberto Martins [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/150565
Resumo: Esta dissertação de mestrado analisou as práticas pedagógicas dentro da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, especificamente os Cadernos do Aluno e do Professor, propostos para os 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual no Estado de São Paulo, investigando a metodologia e os conteúdos em sala de aula como um instrumento motivador ou desmotivador. Concomitantemente, investigou-se outros procedimentos que dinamizem a prática pedagógica na sala de aula e como resultado, a ampliação das possibilidades didáticas que elucidam os conteúdos com clareza, compreensão e consolidação de conceitos estruturantes do processo histórico na articulação da teoria e prática. Assim como, também interpretou o modelo de gestão pública estadual a partir da análise da implantação de uma proposta curricular fazendo uma observação a equipe que elaborou e a sua expertise profissional.
id UNSP_ee17d954e8210237979d8214772e1ab4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150565
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)Methodological reflections in the teaching of History in the state public network of São Paulo (2006 - 2016)Ensino de HistóriaPedagogiaMetodologiaDidáticaPolítica públicaEsta dissertação de mestrado analisou as práticas pedagógicas dentro da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, especificamente os Cadernos do Aluno e do Professor, propostos para os 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual no Estado de São Paulo, investigando a metodologia e os conteúdos em sala de aula como um instrumento motivador ou desmotivador. Concomitantemente, investigou-se outros procedimentos que dinamizem a prática pedagógica na sala de aula e como resultado, a ampliação das possibilidades didáticas que elucidam os conteúdos com clareza, compreensão e consolidação de conceitos estruturantes do processo histórico na articulação da teoria e prática. Assim como, também interpretou o modelo de gestão pública estadual a partir da análise da implantação de uma proposta curricular fazendo uma observação a equipe que elaborou e a sua expertise profissional.This master's dissertation analyzed the pedagogical practices within the State of São Paulo's Curriculum Proposal, the Sudent's and the Teacher‘s Notebooks proposed for the Elementary School's 8th and 9th years, of the State of São Paulo's public school system, investigating the classroom's contents and methodology as motivating or demotivating tools. At the same time, it investigated other procedures that dynamize the pedagogical practice of the classroom and as a result, the didactic possibilities' expansion that clearly elucidate the contents, comprehension and consolidation of structuring concepts of the historical process in the articulation of theory and practice. As well as interpreted the public state management's model from the implementation of a curricular proposal's analysis and made an observation to the team that elaborated and his professional expertise.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Paulo Roberto Martins [UNESP]2017-05-05T20:47:22Z2017-05-05T20:47:22Z2017-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15056500088513133004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:10:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150565Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:10:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
Methodological reflections in the teaching of History in the state public network of São Paulo (2006 - 2016)
title Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
spellingShingle Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
Ribeiro, Paulo Roberto Martins [UNESP]
Ensino de História
Pedagogia
Metodologia
Didática
Política pública
title_short Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
title_full Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
title_fullStr Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
title_full_unstemmed Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
title_sort Reflexões metodológicas no ensino de História na rede pública estadual de São Paulo (2006 - 2016)
author Ribeiro, Paulo Roberto Martins [UNESP]
author_facet Ribeiro, Paulo Roberto Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Genaro Alvarenga [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paulo Roberto Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Pedagogia
Metodologia
Didática
Política pública
topic Ensino de História
Pedagogia
Metodologia
Didática
Política pública
description Esta dissertação de mestrado analisou as práticas pedagógicas dentro da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, especificamente os Cadernos do Aluno e do Professor, propostos para os 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, da Rede Pública Estadual no Estado de São Paulo, investigando a metodologia e os conteúdos em sala de aula como um instrumento motivador ou desmotivador. Concomitantemente, investigou-se outros procedimentos que dinamizem a prática pedagógica na sala de aula e como resultado, a ampliação das possibilidades didáticas que elucidam os conteúdos com clareza, compreensão e consolidação de conceitos estruturantes do processo histórico na articulação da teoria e prática. Assim como, também interpretou o modelo de gestão pública estadual a partir da análise da implantação de uma proposta curricular fazendo uma observação a equipe que elaborou e a sua expertise profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05T20:47:22Z
2017-05-05T20:47:22Z
2017-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150565
000885131
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/150565
identifier_str_mv 000885131
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800401052267184128