Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Camargo, Eduardo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/235518
Resumo: A escola enquanto espaço de convivência, interação e compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado é entendida enquanto importante instituição a ser observada na construção de identidade. Esse trabalho pretendeu-se a observar sob um olhar crítico, como foram pensados e propostos o Programa de ensino integral no estado de São Paulo e os Projetos de Vida ofertados aos alunos da rede pública do estado. Trata-se de um estudo qualitativo que tem como fonte de análise a legislação que implementou o Programa de ensino Integral, as diretrizes básicas desse programa, o plano estratégico 2019-2022 e os materiais que compõem o módulo Projeto de vida – cadernos dos professores e dos alunos. O objetivo desse trabalho é refletir sobre como as políticas educacionais e os materiais que fundamentam o Ensino Médio de Tempo Integral e o Projeto de Vida contribuem para a construção da identidade desses estudantes. Nesse sentido fez-se necessário compreender como o estado por meio de suas políticas públicas na educação construiu a ideia de protagonismo, autonomia, flexibilidade e inovação presentes nos materiais analisados. Chegou-se a conclusão de que os discursos presentes na legislação bem como nos materiais didáticos adequaram-se no decorrer do tempo e utilizam termos que remetem a um ideário inovador e de emancipação, todavia, quando analisados criticamente reforçam as armadilhas do motor neoliberal de meritocracia que responsabiliza e culpabiliza as juventudes por seus próprios destinos, afastando o estado de suas responsabilidades constitucionais e de uma educação verdadeiramente emancipadora que possibilite uma identidade autônoma.
id UNSP_f1d8eac1e81460b20e736ffa3c161113
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235518
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médioAutonomous identities or subservient identities: a study on life project in high schoolsIdentidadeJuventudesEnsino médioNeoliberalismoDiscursoIdentityYouthHigh schoolNeoliberalismSpeechA escola enquanto espaço de convivência, interação e compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado é entendida enquanto importante instituição a ser observada na construção de identidade. Esse trabalho pretendeu-se a observar sob um olhar crítico, como foram pensados e propostos o Programa de ensino integral no estado de São Paulo e os Projetos de Vida ofertados aos alunos da rede pública do estado. Trata-se de um estudo qualitativo que tem como fonte de análise a legislação que implementou o Programa de ensino Integral, as diretrizes básicas desse programa, o plano estratégico 2019-2022 e os materiais que compõem o módulo Projeto de vida – cadernos dos professores e dos alunos. O objetivo desse trabalho é refletir sobre como as políticas educacionais e os materiais que fundamentam o Ensino Médio de Tempo Integral e o Projeto de Vida contribuem para a construção da identidade desses estudantes. Nesse sentido fez-se necessário compreender como o estado por meio de suas políticas públicas na educação construiu a ideia de protagonismo, autonomia, flexibilidade e inovação presentes nos materiais analisados. Chegou-se a conclusão de que os discursos presentes na legislação bem como nos materiais didáticos adequaram-se no decorrer do tempo e utilizam termos que remetem a um ideário inovador e de emancipação, todavia, quando analisados criticamente reforçam as armadilhas do motor neoliberal de meritocracia que responsabiliza e culpabiliza as juventudes por seus próprios destinos, afastando o estado de suas responsabilidades constitucionais e de uma educação verdadeiramente emancipadora que possibilite uma identidade autônoma.The school as a space for coexistence, interaction and sharing of historically accumulated knowledge is understood as an important institution to be observed in the construction of identity. This work was intended to observe, under a critical eye, how the integral education program in the state of São Paulo and the Life Projects offered to students of public schools were proposed. This qualitative study has as a source of analysis the legislation that implemented the Integral Education Program, the basic guidelines of this program, the 2019-2022 strategic plan and the materials that make up the Life Project module - teachers' notebooks and from the students. The objective of this work is to reflect on how the educational policies and materials that support the Full-Time High School and the Life Project contribute to the construction of the identity of these students. In this sense, it was necessary to understand how the state, through its public policies in education, built the idea of protagonism, autonomy, flexibility and innovation present in the analyzed materials. It was concluded that the discourses present in the legislation as well as in didactic materials have adapted over time and use terms that refer to an innovative and emancipatory ideology, however, when critically analyzed, they reinforce the traps of the neoliberal engine of meritocracy that takes responsibility and blames youth for their own destinies, removing the state for its constitutional responsibilities and for a truly emancipatory education that enables an autonomous identity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eduardo de2022-07-07T16:50:20Z2022-07-07T16:50:20Z2022-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23551833004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-25T06:26:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235518Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-25T06:26:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
Autonomous identities or subservient identities: a study on life project in high schools
title Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
spellingShingle Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
Camargo, Eduardo de
Identidade
Juventudes
Ensino médio
Neoliberalismo
Discurso
Identity
Youth
High school
Neoliberalism
Speech
title_short Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
title_full Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
title_fullStr Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
title_full_unstemmed Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
title_sort Identidades autônomas ou identidades subservientes: um estudo sobre projeto de vida em escolas de ensino médio
author Camargo, Eduardo de
author_facet Camargo, Eduardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adam, Joyce Mary [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eduardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Juventudes
Ensino médio
Neoliberalismo
Discurso
Identity
Youth
High school
Neoliberalism
Speech
topic Identidade
Juventudes
Ensino médio
Neoliberalismo
Discurso
Identity
Youth
High school
Neoliberalism
Speech
description A escola enquanto espaço de convivência, interação e compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado é entendida enquanto importante instituição a ser observada na construção de identidade. Esse trabalho pretendeu-se a observar sob um olhar crítico, como foram pensados e propostos o Programa de ensino integral no estado de São Paulo e os Projetos de Vida ofertados aos alunos da rede pública do estado. Trata-se de um estudo qualitativo que tem como fonte de análise a legislação que implementou o Programa de ensino Integral, as diretrizes básicas desse programa, o plano estratégico 2019-2022 e os materiais que compõem o módulo Projeto de vida – cadernos dos professores e dos alunos. O objetivo desse trabalho é refletir sobre como as políticas educacionais e os materiais que fundamentam o Ensino Médio de Tempo Integral e o Projeto de Vida contribuem para a construção da identidade desses estudantes. Nesse sentido fez-se necessário compreender como o estado por meio de suas políticas públicas na educação construiu a ideia de protagonismo, autonomia, flexibilidade e inovação presentes nos materiais analisados. Chegou-se a conclusão de que os discursos presentes na legislação bem como nos materiais didáticos adequaram-se no decorrer do tempo e utilizam termos que remetem a um ideário inovador e de emancipação, todavia, quando analisados criticamente reforçam as armadilhas do motor neoliberal de meritocracia que responsabiliza e culpabiliza as juventudes por seus próprios destinos, afastando o estado de suas responsabilidades constitucionais e de uma educação verdadeiramente emancipadora que possibilite uma identidade autônoma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07T16:50:20Z
2022-07-07T16:50:20Z
2022-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235518
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/235518
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791111723352064