O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/253144
Resumo: Esta tese tem como objetivo investigar quais são as práticas de ensino do sistema de escrita alfabética, no 1º ano do Ensino Fundamental, de modo a compreender se a complexidade do sistema é considerada. Parte-se do pressuposto que o sistema de escrita consiste em um instrumento complexo, que exige um ensino sistematizado, intencional e explícito por parte do professor. Desse modo, evidencia-se a relevância em apreender de que forma esse conteúdo é abordado logo no início da alfabetização. Como objetivos específicos, elencou-se: a) analisar, em documentos oficiais, o que está previsto para o trabalho com o sistema de escrita alfabética no 1º ano, b) conhecer quais são os saberes que os professores possuem sobre o processo de alfabetização e como eles se articulam nas práticas, c) analisar como o sistema de escrita alfabética é inserido na organização trabalho docente, d) analisar, nas práticas docentes, quais elementos e tarefas são adotados no trabalho com o SEA. Assim, discorre-se no que consiste o sistema de escrita alfabética, suas especificidades e características, que o diferenciam de outros sistemas de escrita. Ademais, discute-se o aprendiz diante desse sistema, a partir dos referenciais da psicogênese. Documentos oficiais prescritivos destinados aos professores alfabetizadores são também examinados, de modo a investigar a abordagem de tal conteúdo nesses materiais. Destarte, considerando as publicações mais recentes, são analisadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), nas quais se observam divergências quanto à compreensão do sistema de escrita, bem como nas metas que são estipuladas para o processo de alfabetização, especialmente no que diz respeito à perspectiva metodológica. Outrossim, foi realizado um levantamento bibliográfico de pesquisas que investigaram as práticas docentes em alfabetização, por meio do qual permitiu-se estabelecer um panorama sobre a abordagem do ensino da escrita nesse período. Ademais, os resultados indicam a associação de tais práticas às concepções de alfabetização e aprendizagem dos professores, bem como assinalam as inadequações pedagógicas e a ausência do estabelecimento da progressão dos conteúdos. A pesquisa de campo foi realizada com três professoras alfabetizadoras que lecionam em escolas públicas municipais em uma rede de ensino de um município do interior paulista. Essas professoras possuem tempos distintos de carreira no magistério, bem como em experiência em alfabetização. Como instrumentos, foram utilizadas: a entrevista semiestruturada, com o objetivo de conhecer o percurso profissional dessas alfabetizadoras; os conhecimentos que têm sobre o processo de alfabetização e os embasamentos que buscam para suas práticas; também apoiou-se na observação participante, de 18 dias completos em cada uma das três turmas, de modo a acompanhar as atividades propostas para o ensino do sistema de escrita no período e as ações das professoras. Além disso, também foi prevista a análise dos planejamentos docentes, com o objetivo de compreender quais elementos são considerados na organização semanal das docentes. Os resultados obtidos revelam aspectos sobre o ensino que corroboram os achados de pesquisas do campo. No entanto, as entrevistas realizadas evidenciaram que as professoras possuem saberes sobre o processo de alfabetização de diferentes enfoques. Elas assinalam a limitada abordagem desse conteúdo nos processos de formação inicial e parecem valorizar e validar os saberes tácitos das colegas mais experientes. As observações, por sua vez, demonstraram a pouca diversificação dos recursos para o ensino do sistema de escrita, centrado em folhas estruturadas. Ademais, verificou-se que as professoras possuem uma organização e sistematização na abordagem de tal aprendizagem, que consiste na apresentação das letras e posterior construção das famílias silábicas, sendo que as atividades de escrita por elas propostas baseiam-se na observação dessa estrutura linguística, de modo a auxiliar o aluno na compreensão do funcionamento do sistema de escrita.
id UNSP_f320b54def8a082a8e2206998bf5ae4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentesThe writing system in initial literacy: knowledge and teaching practicesAlfabetizaçãoEnsino da escritaPrática docenteLiteracyTeaching writingTeaching practiceEsta tese tem como objetivo investigar quais são as práticas de ensino do sistema de escrita alfabética, no 1º ano do Ensino Fundamental, de modo a compreender se a complexidade do sistema é considerada. Parte-se do pressuposto que o sistema de escrita consiste em um instrumento complexo, que exige um ensino sistematizado, intencional e explícito por parte do professor. Desse modo, evidencia-se a relevância em apreender de que forma esse conteúdo é abordado logo no início da alfabetização. Como objetivos específicos, elencou-se: a) analisar, em documentos oficiais, o que está previsto para o trabalho com o sistema de escrita alfabética no 1º ano, b) conhecer quais são os saberes que os professores possuem sobre o processo de alfabetização e como eles se articulam nas práticas, c) analisar como o sistema de escrita alfabética é inserido na organização trabalho docente, d) analisar, nas práticas docentes, quais elementos e tarefas são adotados no trabalho com o SEA. Assim, discorre-se no que consiste o sistema de escrita alfabética, suas especificidades e características, que o diferenciam de outros sistemas de escrita. Ademais, discute-se o aprendiz diante desse sistema, a partir dos referenciais da psicogênese. Documentos oficiais prescritivos destinados aos professores alfabetizadores são também examinados, de modo a investigar a abordagem de tal conteúdo nesses materiais. Destarte, considerando as publicações mais recentes, são analisadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), nas quais se observam divergências quanto à compreensão do sistema de escrita, bem como nas metas que são estipuladas para o processo de alfabetização, especialmente no que diz respeito à perspectiva metodológica. Outrossim, foi realizado um levantamento bibliográfico de pesquisas que investigaram as práticas docentes em alfabetização, por meio do qual permitiu-se estabelecer um panorama sobre a abordagem do ensino da escrita nesse período. Ademais, os resultados indicam a associação de tais práticas às concepções de alfabetização e aprendizagem dos professores, bem como assinalam as inadequações pedagógicas e a ausência do estabelecimento da progressão dos conteúdos. A pesquisa de campo foi realizada com três professoras alfabetizadoras que lecionam em escolas públicas municipais em uma rede de ensino de um município do interior paulista. Essas professoras possuem tempos distintos de carreira no magistério, bem como em experiência em alfabetização. Como instrumentos, foram utilizadas: a entrevista semiestruturada, com o objetivo de conhecer o percurso profissional dessas alfabetizadoras; os conhecimentos que têm sobre o processo de alfabetização e os embasamentos que buscam para suas práticas; também apoiou-se na observação participante, de 18 dias completos em cada uma das três turmas, de modo a acompanhar as atividades propostas para o ensino do sistema de escrita no período e as ações das professoras. Além disso, também foi prevista a análise dos planejamentos docentes, com o objetivo de compreender quais elementos são considerados na organização semanal das docentes. Os resultados obtidos revelam aspectos sobre o ensino que corroboram os achados de pesquisas do campo. No entanto, as entrevistas realizadas evidenciaram que as professoras possuem saberes sobre o processo de alfabetização de diferentes enfoques. Elas assinalam a limitada abordagem desse conteúdo nos processos de formação inicial e parecem valorizar e validar os saberes tácitos das colegas mais experientes. As observações, por sua vez, demonstraram a pouca diversificação dos recursos para o ensino do sistema de escrita, centrado em folhas estruturadas. Ademais, verificou-se que as professoras possuem uma organização e sistematização na abordagem de tal aprendizagem, que consiste na apresentação das letras e posterior construção das famílias silábicas, sendo que as atividades de escrita por elas propostas baseiam-se na observação dessa estrutura linguística, de modo a auxiliar o aluno na compreensão do funcionamento do sistema de escrita.This thesis aims to discuss what are the practices implemented by literacy teachers, in the 1st year of Elementary School, to teach the alphabetic writing system. It is understood that the writing system consists of a complex instrument, which requires a systematic, intentional and explicit teaching on the part of the teacher. In this way, the relevance of understanding how this content is approached at the beginning of literacy is evident. As specific objectives, the following were listed: a) to ascertain whether the complexity of the writing system is considered in teaching practices; b) analyze, in official documents, what is foreseen for work with a writing system in the 1st year of Elementary School; c) knowing what knowledge teachers have about the literacy process and how they are articulated in their practices; d) observe what are the teaching practices for teaching the writing system. Thus, we discuss what the alphabetic writing system consists of, its specificities and characteristics, which differentiate it from other writing systems. Furthermore, the learner is discussed in face of this system, from the psychogenesis references. Prescriptive official documents intended for literacy teachers are also examined in order to investigate the approach to such content in these materials. Thus, considering the most recent publications, the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Literacy Policy (PNA) are analyzed, in which divergences are observed regarding the understanding of the writing system, as well as the goals that are stipulated for the literacy process, especially with regard to the methodological perspective. Furthermore, a bibliographic survey of researches was carried out that investigated teaching practices in literacy, through which it was possible to establish an overview of the approach to teaching writing in this period. Furthermore, the results indicate the association of such practices with the teachers' conceptions of literacy and learning, as well as point out the pedagogical inadequacies and the absence of establishing the progression of the contents. The field research was carried out with three literacy teachers who teach in municipal public schools in a teaching network in a municipality in the interior of São Paulo. These teachers have different career times in teaching, as well as in literacy experience. As instruments, the following were used: the semi-structured interview, with the objective of knowing the professional path of these literacy teachers; the knowledge they have about the literacy process and the foundations they seek for their practices; it also relied on participant observation, of 18 full days in each of the three groups, in order to monitor the activities proposed for teaching the writing system in the period and the actions of the teachers. In addition, the analysis of teaching plans was also foreseen, in order to understand which elements are considered in the weekly and annual organization of the teachers. The results obtained are partial, since the research is still under development. However, the interviews carried out showed that the teachers have knowledge about the literacy process from different approaches. They point out the limited approach to this content in the initial training processes and seem to value and validate the tacit knowledge of more experienced colleagues. The observations, in turn, demonstrated the little diversification of resources for teaching the writing system, centered on structured sheets. Furthermore, it was found that the teachers have an organization and systematization in the approach to such learning, which consists of the presentation of the letters and subsequent construction of syllabic families, and the writing activities proposed by them are based on the observation of this linguistic structure, in order to help the student to understand how the writing system works.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de2024-02-02T11:48:28Z2024-02-02T11:48:28Z2023-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2531440000-0002-5080-8353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-02-03T06:03:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-02-03T06:03:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
The writing system in initial literacy: knowledge and teaching practices
title O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
spellingShingle O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de
Alfabetização
Ensino da escrita
Prática docente
Literacy
Teaching writing
Teaching practice
title_short O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
title_full O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
title_fullStr O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
title_full_unstemmed O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
title_sort O sistema de escrita na alfabetização inicial: saberes e práticas docentes
author Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de
author_facet Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino da escrita
Prática docente
Literacy
Teaching writing
Teaching practice
topic Alfabetização
Ensino da escrita
Prática docente
Literacy
Teaching writing
Teaching practice
description Esta tese tem como objetivo investigar quais são as práticas de ensino do sistema de escrita alfabética, no 1º ano do Ensino Fundamental, de modo a compreender se a complexidade do sistema é considerada. Parte-se do pressuposto que o sistema de escrita consiste em um instrumento complexo, que exige um ensino sistematizado, intencional e explícito por parte do professor. Desse modo, evidencia-se a relevância em apreender de que forma esse conteúdo é abordado logo no início da alfabetização. Como objetivos específicos, elencou-se: a) analisar, em documentos oficiais, o que está previsto para o trabalho com o sistema de escrita alfabética no 1º ano, b) conhecer quais são os saberes que os professores possuem sobre o processo de alfabetização e como eles se articulam nas práticas, c) analisar como o sistema de escrita alfabética é inserido na organização trabalho docente, d) analisar, nas práticas docentes, quais elementos e tarefas são adotados no trabalho com o SEA. Assim, discorre-se no que consiste o sistema de escrita alfabética, suas especificidades e características, que o diferenciam de outros sistemas de escrita. Ademais, discute-se o aprendiz diante desse sistema, a partir dos referenciais da psicogênese. Documentos oficiais prescritivos destinados aos professores alfabetizadores são também examinados, de modo a investigar a abordagem de tal conteúdo nesses materiais. Destarte, considerando as publicações mais recentes, são analisadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), nas quais se observam divergências quanto à compreensão do sistema de escrita, bem como nas metas que são estipuladas para o processo de alfabetização, especialmente no que diz respeito à perspectiva metodológica. Outrossim, foi realizado um levantamento bibliográfico de pesquisas que investigaram as práticas docentes em alfabetização, por meio do qual permitiu-se estabelecer um panorama sobre a abordagem do ensino da escrita nesse período. Ademais, os resultados indicam a associação de tais práticas às concepções de alfabetização e aprendizagem dos professores, bem como assinalam as inadequações pedagógicas e a ausência do estabelecimento da progressão dos conteúdos. A pesquisa de campo foi realizada com três professoras alfabetizadoras que lecionam em escolas públicas municipais em uma rede de ensino de um município do interior paulista. Essas professoras possuem tempos distintos de carreira no magistério, bem como em experiência em alfabetização. Como instrumentos, foram utilizadas: a entrevista semiestruturada, com o objetivo de conhecer o percurso profissional dessas alfabetizadoras; os conhecimentos que têm sobre o processo de alfabetização e os embasamentos que buscam para suas práticas; também apoiou-se na observação participante, de 18 dias completos em cada uma das três turmas, de modo a acompanhar as atividades propostas para o ensino do sistema de escrita no período e as ações das professoras. Além disso, também foi prevista a análise dos planejamentos docentes, com o objetivo de compreender quais elementos são considerados na organização semanal das docentes. Os resultados obtidos revelam aspectos sobre o ensino que corroboram os achados de pesquisas do campo. No entanto, as entrevistas realizadas evidenciaram que as professoras possuem saberes sobre o processo de alfabetização de diferentes enfoques. Elas assinalam a limitada abordagem desse conteúdo nos processos de formação inicial e parecem valorizar e validar os saberes tácitos das colegas mais experientes. As observações, por sua vez, demonstraram a pouca diversificação dos recursos para o ensino do sistema de escrita, centrado em folhas estruturadas. Ademais, verificou-se que as professoras possuem uma organização e sistematização na abordagem de tal aprendizagem, que consiste na apresentação das letras e posterior construção das famílias silábicas, sendo que as atividades de escrita por elas propostas baseiam-se na observação dessa estrutura linguística, de modo a auxiliar o aluno na compreensão do funcionamento do sistema de escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21
2024-02-02T11:48:28Z
2024-02-02T11:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/253144
0000-0002-5080-8353
url https://hdl.handle.net/11449/253144
identifier_str_mv 0000-0002-5080-8353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965422319927296