Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/123818 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf |
Resumo: | This research is linked to the line of research Childhood and Education, of the Post-Graduate Education - Master - Faculty of Science and Education - FCT / UNESP Campus of Presidente Prudente. Aims to investigate which one (s) paradigm (s) epistemological (s) have guided the pedagogical practice of nursery teachers in early childhood education, in their work with children, to understand the functions of care and education as inseparable actions, so to meet a service that actually consider as subjects of rights. Failure to understand the importance of this relationship can generate routinization of basic actions not contextualized; so, try using the Piagetian view of the action as an essential tool in child development, seeking to identify the theoretical implications of the epistemological implications diagnosed in observed practices, believing that the commitment of teachers investigated certain epistemology not known, can result in determination - not the only - in the pedagogical practice. For the research that is characterized as a case study with a qualitative approach, the following methodological tools were selected: literature / document analysis, observation and questionnaire. These resources allowed the organization of data in four categories of analysis: ¬- the teacher's epistemology: conceptions of knowledge; - Teachers' conceptions of the practice: the reveal of epistemology; - Epistemological dimension: teacher and child relationship; - The care-educate the little child's daily life: understanding manifested in the teacher's epistemology... |
id |
UNSP_f3fc1cc33872d572b27f516cc1801e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/123818 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetianaEducaçãoEpistemologiaEducação de criançasBerçariosProfessoresEnsinoCrechesEducationThis research is linked to the line of research Childhood and Education, of the Post-Graduate Education - Master - Faculty of Science and Education - FCT / UNESP Campus of Presidente Prudente. Aims to investigate which one (s) paradigm (s) epistemological (s) have guided the pedagogical practice of nursery teachers in early childhood education, in their work with children, to understand the functions of care and education as inseparable actions, so to meet a service that actually consider as subjects of rights. Failure to understand the importance of this relationship can generate routinization of basic actions not contextualized; so, try using the Piagetian view of the action as an essential tool in child development, seeking to identify the theoretical implications of the epistemological implications diagnosed in observed practices, believing that the commitment of teachers investigated certain epistemology not known, can result in determination - not the only - in the pedagogical practice. For the research that is characterized as a case study with a qualitative approach, the following methodological tools were selected: literature / document analysis, observation and questionnaire. These resources allowed the organization of data in four categories of analysis: ¬- the teacher's epistemology: conceptions of knowledge; - Teachers' conceptions of the practice: the reveal of epistemology; - Epistemological dimension: teacher and child relationship; - The care-educate the little child's daily life: understanding manifested in the teacher's epistemology...A presente investigação vincula-se à linha de pesquisa Infância e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - da Faculdade de Ciências e Educação - FCT/UNESP- Campus de Presidente Prudente. Tem como objetivo investigar qual(is) paradigma(s) epistemológico(s) têm orientado a prática pedagógica dos professores de berçário na Educação Infantil, em sua atuação junto às crianças, se compreendem as funções do cuidar e educar como ações indissociáveis, de modo a concretizar um atendimento que as considere de fato como sujeitos de direitos. A não compreensão da importância dessa interrelação pode gerar rotinização de ações básicas não contextualizadas; assim, procuramos utilizar a perspectiva piagetiana da ação como instrumento essencial no desenvolvimento infantil, buscando identificar as implicações teóricas dos envolvimentos epistemológicos diagnosticados nas práticas observadas, por acreditar que o compromisso dos professores investigados com determinada epistemologia não conhecida, pode redundar em determinação - não a única - na prática pedagógica. Para a realização da pesquisa que se caracteriza como estudo de caso, com abordagem qualitativa, foram selecionados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica/análise documental, observação e questionário. Tais recursos possibilitaram a organização dos dados em quatro categorias de análise: - a epistemologia do professor: concepções sobre o conhecimento; - concepções do professor em relação à prática: o revelar da epistemologia; - a dimensão epistemológica: relação professor e criança; - o cuidar-educar no cotidiano da criança pequenina: compreensão manifesta na epistemologia do professor...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]2015-06-17T19:34:01Z2015-06-17T19:34:01Z2014-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 f.application/pdfCUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/123818000831598http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf33004129044P68089865764566741Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:09:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:09:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana |
title |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana |
spellingShingle |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP] Educação Epistemologia Educação de crianças Berçarios Professores Ensino Creches Education |
title_short |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana |
title_full |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana |
title_fullStr |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana |
title_full_unstemmed |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana |
title_sort |
Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana |
author |
Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Epistemologia Educação de crianças Berçarios Professores Ensino Creches Education |
topic |
Educação Epistemologia Educação de crianças Berçarios Professores Ensino Creches Education |
description |
This research is linked to the line of research Childhood and Education, of the Post-Graduate Education - Master - Faculty of Science and Education - FCT / UNESP Campus of Presidente Prudente. Aims to investigate which one (s) paradigm (s) epistemological (s) have guided the pedagogical practice of nursery teachers in early childhood education, in their work with children, to understand the functions of care and education as inseparable actions, so to meet a service that actually consider as subjects of rights. Failure to understand the importance of this relationship can generate routinization of basic actions not contextualized; so, try using the Piagetian view of the action as an essential tool in child development, seeking to identify the theoretical implications of the epistemological implications diagnosed in observed practices, believing that the commitment of teachers investigated certain epistemology not known, can result in determination - not the only - in the pedagogical practice. For the research that is characterized as a case study with a qualitative approach, the following methodological tools were selected: literature / document analysis, observation and questionnaire. These resources allowed the organization of data in four categories of analysis: ¬- the teacher's epistemology: conceptions of knowledge; - Teachers' conceptions of the practice: the reveal of epistemology; - Epistemological dimension: teacher and child relationship; - The care-educate the little child's daily life: understanding manifested in the teacher's epistemology... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-22 2015-06-17T19:34:01Z 2015-06-17T19:34:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. http://hdl.handle.net/11449/123818 000831598 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf 33004129044P6 8089865764566741 |
identifier_str_mv |
CUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. 000831598 33004129044P6 8089865764566741 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/123818 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
192 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797790851391291392 |