Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/123818
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf
Resumo: This research is linked to the line of research Childhood and Education, of the Post-Graduate Education - Master - Faculty of Science and Education - FCT / UNESP Campus of Presidente Prudente. Aims to investigate which one (s) paradigm (s) epistemological (s) have guided the pedagogical practice of nursery teachers in early childhood education, in their work with children, to understand the functions of care and education as inseparable actions, so to meet a service that actually consider as subjects of rights. Failure to understand the importance of this relationship can generate routinization of basic actions not contextualized; so, try using the Piagetian view of the action as an essential tool in child development, seeking to identify the theoretical implications of the epistemological implications diagnosed in observed practices, believing that the commitment of teachers investigated certain epistemology not known, can result in determination - not the only - in the pedagogical practice. For the research that is characterized as a case study with a qualitative approach, the following methodological tools were selected: literature / document analysis, observation and questionnaire. These resources allowed the organization of data in four categories of analysis: ¬- the teacher's epistemology: conceptions of knowledge; - Teachers' conceptions of the practice: the reveal of epistemology; - Epistemological dimension: teacher and child relationship; - The care-educate the little child's daily life: understanding manifested in the teacher's epistemology...
id UNSP_f3fc1cc33872d572b27f516cc1801e52
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/123818
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetianaEducaçãoEpistemologiaEducação de criançasBerçariosProfessoresEnsinoCrechesEducationThis research is linked to the line of research Childhood and Education, of the Post-Graduate Education - Master - Faculty of Science and Education - FCT / UNESP Campus of Presidente Prudente. Aims to investigate which one (s) paradigm (s) epistemological (s) have guided the pedagogical practice of nursery teachers in early childhood education, in their work with children, to understand the functions of care and education as inseparable actions, so to meet a service that actually consider as subjects of rights. Failure to understand the importance of this relationship can generate routinization of basic actions not contextualized; so, try using the Piagetian view of the action as an essential tool in child development, seeking to identify the theoretical implications of the epistemological implications diagnosed in observed practices, believing that the commitment of teachers investigated certain epistemology not known, can result in determination - not the only - in the pedagogical practice. For the research that is characterized as a case study with a qualitative approach, the following methodological tools were selected: literature / document analysis, observation and questionnaire. These resources allowed the organization of data in four categories of analysis: ¬- the teacher's epistemology: conceptions of knowledge; - Teachers' conceptions of the practice: the reveal of epistemology; - Epistemological dimension: teacher and child relationship; - The care-educate the little child's daily life: understanding manifested in the teacher's epistemology...A presente investigação vincula-se à linha de pesquisa Infância e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - da Faculdade de Ciências e Educação - FCT/UNESP- Campus de Presidente Prudente. Tem como objetivo investigar qual(is) paradigma(s) epistemológico(s) têm orientado a prática pedagógica dos professores de berçário na Educação Infantil, em sua atuação junto às crianças, se compreendem as funções do cuidar e educar como ações indissociáveis, de modo a concretizar um atendimento que as considere de fato como sujeitos de direitos. A não compreensão da importância dessa interrelação pode gerar rotinização de ações básicas não contextualizadas; assim, procuramos utilizar a perspectiva piagetiana da ação como instrumento essencial no desenvolvimento infantil, buscando identificar as implicações teóricas dos envolvimentos epistemológicos diagnosticados nas práticas observadas, por acreditar que o compromisso dos professores investigados com determinada epistemologia não conhecida, pode redundar em determinação - não a única - na prática pedagógica. Para a realização da pesquisa que se caracteriza como estudo de caso, com abordagem qualitativa, foram selecionados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica/análise documental, observação e questionário. Tais recursos possibilitaram a organização dos dados em quatro categorias de análise: - a epistemologia do professor: concepções sobre o conhecimento; - concepções do professor em relação à prática: o revelar da epistemologia; - a dimensão epistemológica: relação professor e criança; - o cuidar-educar no cotidiano da criança pequenina: compreensão manifesta na epistemologia do professor...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]2015-06-17T19:34:01Z2015-06-17T19:34:01Z2014-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 f.application/pdfCUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/123818000831598http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf33004129044P68089865764566741Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:09:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/123818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:09:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
title Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
spellingShingle Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]
Educação
Epistemologia
Educação de crianças
Berçarios
Professores
Ensino
Creches
Education
title_short Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
title_full Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
title_fullStr Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
title_full_unstemmed Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
title_sort Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana
author Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]
author_facet Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Keila Beatriz Fernandes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Epistemologia
Educação de crianças
Berçarios
Professores
Ensino
Creches
Education
topic Educação
Epistemologia
Educação de crianças
Berçarios
Professores
Ensino
Creches
Education
description This research is linked to the line of research Childhood and Education, of the Post-Graduate Education - Master - Faculty of Science and Education - FCT / UNESP Campus of Presidente Prudente. Aims to investigate which one (s) paradigm (s) epistemological (s) have guided the pedagogical practice of nursery teachers in early childhood education, in their work with children, to understand the functions of care and education as inseparable actions, so to meet a service that actually consider as subjects of rights. Failure to understand the importance of this relationship can generate routinization of basic actions not contextualized; so, try using the Piagetian view of the action as an essential tool in child development, seeking to identify the theoretical implications of the epistemological implications diagnosed in observed practices, believing that the commitment of teachers investigated certain epistemology not known, can result in determination - not the only - in the pedagogical practice. For the research that is characterized as a case study with a qualitative approach, the following methodological tools were selected: literature / document analysis, observation and questionnaire. These resources allowed the organization of data in four categories of analysis: ¬- the teacher's epistemology: conceptions of knowledge; - Teachers' conceptions of the practice: the reveal of epistemology; - Epistemological dimension: teacher and child relationship; - The care-educate the little child's daily life: understanding manifested in the teacher's epistemology...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22
2015-06-17T19:34:01Z
2015-06-17T19:34:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/123818
000831598
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf
33004129044P6
8089865764566741
identifier_str_mv CUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
000831598
33004129044P6
8089865764566741
url http://hdl.handle.net/11449/123818
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-06-2015/000831598.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790851391291392