Repertórios profissionais da docência no âmbito no ensino por investigação e do programa São Paulo Faz Escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Viviana Freitas da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/192921
Resumo: O ato de lecionar vai muito além do que a terminologia de “dar aulas” pode compreender. Para bem conceituar o que abrange as ações peculiares do ensino, há de se considerar uma estrutura de conhecimentos necessários aos atos de ensinar. É certo que cada realidade escolar tem pressupostos teóricos que embasam as especificidades de suas estruturas curriculares, planos de gestão, planos de ensino e metodologias. Também é certo que há aspectos singulares referentes ao ensino, ou seja, certas ações específicas que tornam possível o ensinar, independente dos pressupostos em que estão o professor, o sistema e os participantes. Tendo em vista a profissionalização docente e a seriedade com as estruturas do ensino, a essas ações denominamos: “Repertórios Profissionais Docentes”. Pelo fato de tais ações serem desenvolvidas em sala de aula e por essa pesquisa estar inserida na área de ensino, optou-se por investigar sobre os repertórios docentes à luz da teoria do Ensino por Investigação. O EI está alicerçado nas pesquisas como prática referendada por embasar pressupostos específicos de práticas de ensino, sendo este permeado pela proposição e pelo desenvolvimento de questionamentos e ações ativas de professores e alunos, com articulações entre teorias e pesquisas, práticas, discussões e registros. Na especificidade da identidade profissional do professor, nos empenhamos em ir até o chão de sala para acompanhar todas as etapas necessárias ao processo, buscando observar os repertórios profissionais docentes nas evidências que emergem e estruturam a profissão de ser professor, bem como os processos que estruturam seu maior ato: o de ensinar. O objetivo desta pesquisa culminou na identificação, caracterização e reflexão dos repertórios profissionais docentes emergentes do trabalho desenvolvido por uma professora de ciências e sua coordenadora pedagógica, atuantes no ensino público do Estado de São Paulo. Devido ao importante lastro do Ensino por Investigação em pesquisas da área, verificamos também a incidência de repertórios profissionais docentes em sua teoria e pressupostos; analisamos a existência de indícios da teoria do Ensino por Investigação nos referenciais e materiais de apoio do Programa; e identificamos e caracterizamos os repertórios profissionais docentes, emergentes no percurso realizado durante atuação dos participantes. Por meio da Autoscopia, evidenciamos a sequência de ações próprias dos repertórios docentes emergentes da realidade investigada. Tais etapas representam e organizam, de maneira sucinta, uma sequência de ações inerentes à docência, um rol entremeado por conhecimentos tácitos e ações docentes que perpassa pela capacidade de análise das respostas dos índices que são tidos como meta pelo sistema de ensino; pela articulação entre as teorias e/ou referenciais adotados; pela sistematização com a realidade de cada classe; pelo planejamento das atividades e pela elaboração de materiais; pelo ensino e desenvolvimento desse planejamento em sala de aula; pela autoscopia de suas próprias ações em relação ao que foi planejado; pela avaliação da aprendizagem e pela retomada de todo o processo, o qual culminou na evidência de que tais repertórios são adaptáveis e, independentemente de quaisquer teorias que o subsidiem, caracterizam alguns caminhos da docência e do ato de ensinar, podendo facilmente ser adaptado a outros referenciais. Assim, afirmamos que o rol de ações docentes que denominamos Repertórios Profissionais Docentes, colabora com pesquisas desta área na estruturação do fundamento da identidade profissional do professor.
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É certo que cada realidade escolar tem pressupostos teóricos que embasam as especificidades de suas estruturas curriculares, planos de gestão, planos de ensino e metodologias. Também é certo que há aspectos singulares referentes ao ensino, ou seja, certas ações específicas que tornam possível o ensinar, independente dos pressupostos em que estão o professor, o sistema e os participantes. Tendo em vista a profissionalização docente e a seriedade com as estruturas do ensino, a essas ações denominamos: “Repertórios Profissionais Docentes”. Pelo fato de tais ações serem desenvolvidas em sala de aula e por essa pesquisa estar inserida na área de ensino, optou-se por investigar sobre os repertórios docentes à luz da teoria do Ensino por Investigação. O EI está alicerçado nas pesquisas como prática referendada por embasar pressupostos específicos de práticas de ensino, sendo este permeado pela proposição e pelo desenvolvimento de questionamentos e ações ativas de professores e alunos, com articulações entre teorias e pesquisas, práticas, discussões e registros. Na especificidade da identidade profissional do professor, nos empenhamos em ir até o chão de sala para acompanhar todas as etapas necessárias ao processo, buscando observar os repertórios profissionais docentes nas evidências que emergem e estruturam a profissão de ser professor, bem como os processos que estruturam seu maior ato: o de ensinar. O objetivo desta pesquisa culminou na identificação, caracterização e reflexão dos repertórios profissionais docentes emergentes do trabalho desenvolvido por uma professora de ciências e sua coordenadora pedagógica, atuantes no ensino público do Estado de São Paulo. Devido ao importante lastro do Ensino por Investigação em pesquisas da área, verificamos também a incidência de repertórios profissionais docentes em sua teoria e pressupostos; analisamos a existência de indícios da teoria do Ensino por Investigação nos referenciais e materiais de apoio do Programa; e identificamos e caracterizamos os repertórios profissionais docentes, emergentes no percurso realizado durante atuação dos participantes. Por meio da Autoscopia, evidenciamos a sequência de ações próprias dos repertórios docentes emergentes da realidade investigada. Tais etapas representam e organizam, de maneira sucinta, uma sequência de ações inerentes à docência, um rol entremeado por conhecimentos tácitos e ações docentes que perpassa pela capacidade de análise das respostas dos índices que são tidos como meta pelo sistema de ensino; pela articulação entre as teorias e/ou referenciais adotados; pela sistematização com a realidade de cada classe; pelo planejamento das atividades e pela elaboração de materiais; pelo ensino e desenvolvimento desse planejamento em sala de aula; pela autoscopia de suas próprias ações em relação ao que foi planejado; pela avaliação da aprendizagem e pela retomada de todo o processo, o qual culminou na evidência de que tais repertórios são adaptáveis e, independentemente de quaisquer teorias que o subsidiem, caracterizam alguns caminhos da docência e do ato de ensinar, podendo facilmente ser adaptado a outros referenciais. Assim, afirmamos que o rol de ações docentes que denominamos Repertórios Profissionais Docentes, colabora com pesquisas desta área na estruturação do fundamento da identidade profissional do professor.The act of teaching goes far beyond what the terminology “teaching” can understand. To properly conceptualize what cover the peculiar actions of teaching, it is necessary to consider a structure of knowledge necessary for the act of teaching. It is true that each school reality has theoretical cases that support the peculiarities of its curricular structures, management plans, teaching plans and methodologies. It is also certain that there are actions peculiar to the act of teaching that make, regardless of the conjectures to which the teacher is subject, the act of teaching possible. We call these actions: “Professional Teaching Repertoires”. Because these actions are developed in the classroom and because this research is inserted in the area of science education, it was decided to investigate the repertoires under light of the theory of Teaching by Research. The EI is based on research in Science Teaching as a referenced teaching practice, which permeates the proposition and resolution of questions, motivated by the active posture of the teacher and the student. In this specificity of professional identity regarding teaching, we strive to go to the classroom floor to follow all the teaching stages of a teacher and a pedagogical coordinator in search of the professional teaching repertoires necessary for teaching that structure the profession of being a teacher and students. processes that structure his greatest act: teaching. The aim of this research culminated in the identification and characterization of professional teaching repertoires emerging from the teaching activity of a science teacher and from the work developed by her pedagogical coordinator working in the public education of the State of São Paulo. Due to the important backing of Teaching by Research for the teaching of Sciences as a teaching methodology, the incidence of professional teaching repertoires in its theory and assumptions was investigated; if there was evidence of the theory of Teaching by Research in the references and supporting materials of the Program; and the identification and characterization of the professional teaching repertoires emerging in the methodological path in the performance of the subjects. Through Autoscopy we characterize the sequence of actions specific to the teaching repertoires emerging from the investigated reality. Such steps represent in a succinct way a sequence of actions necessary for teaching, a small sets of rules that goes through the responses of the indexes that are taken as a goal; by the theory and / or framework adopted; by articulating the reality of each class; planning activities and preparing materials; for teaching and developing this planning in the classroom; by the autoscopy of your own actions in relation to what was planned; for the evaluation of learning and for the resumption of the whole process, culminating in the conclusion that such repertoires are adaptable regardless of any theories that subsidize it, and can easily be followed with other references. Thus, we affirm that the list of teaching actions that we call Teacher Professional Repertories characterizes and compiles the foundation of the teacher's professional identity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes Junior, Jair [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Viviana Freitas da2020-07-07T23:07:58Z2020-07-07T23:07:58Z2020-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19292100093188833004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:24:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-03T06:24:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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