A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Souza, Iara Mara Silva de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/115737
Resumo: Essa dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Políticas públicas, organização escolar e formação de professores”, surgiu do interesse em compreender a questão: Como o curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Presidente Prudente forma professores para a Educação Básica? O principal objetivo foi identificar a influência da matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física na concepção que os alunos em formação inicial têm sobre sua futura atuação profissional na escola. Este objetivo foi desmembrado em dois objetivos específicos: 1) identificar a influência das disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física na construção da concepção/percepção de futuros professores em relação à escola e 2) identificar os conteúdos presentes na matriz curricular que os estudantes apontam como determinantes na construção de sua concepção/percepção em relação à sua futura atuação profissional na escola. Esta pesquisa teve um caráter qualitativo, do tipo “estudo de caso”. Utilizamos três ferramentas metodológicas: inicialmente, uma análise documental; em um segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo, dialogando com alunos formandos pela matriz curricular do curso aprovada em 2006...
id UNSP_f4b69649ec7a86d13f9131492ffc8671
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115737
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantesEducaçãoCurriculosFormação profissionalProfessores - FormaçãoEducação fisica - Formação de professoresEducationEssa dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Políticas públicas, organização escolar e formação de professores”, surgiu do interesse em compreender a questão: Como o curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Presidente Prudente forma professores para a Educação Básica? O principal objetivo foi identificar a influência da matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física na concepção que os alunos em formação inicial têm sobre sua futura atuação profissional na escola. Este objetivo foi desmembrado em dois objetivos específicos: 1) identificar a influência das disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física na construção da concepção/percepção de futuros professores em relação à escola e 2) identificar os conteúdos presentes na matriz curricular que os estudantes apontam como determinantes na construção de sua concepção/percepção em relação à sua futura atuação profissional na escola. Esta pesquisa teve um caráter qualitativo, do tipo “estudo de caso”. Utilizamos três ferramentas metodológicas: inicialmente, uma análise documental; em um segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo, dialogando com alunos formandos pela matriz curricular do curso aprovada em 2006...This dissertation is linked to the research topic in Public policies, School Organization and Teachers Education and came from the interest in understanding the question: how do the Physical Education course located at the Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus of Presidente Prudente prepare teachers for elementary schools? The main objective was to identify the influences of the curriculum in Physical Education in the student’s perception about their future professional activities within school. This objective was divided into two specific objectives: 1) identify the influences of the subjects of the degree in Physical Education in the building of different perceptions of the students regarding school and 2) identify the contents within the curriculum indicated by students as determinants in the construction of their perceptions regarding their future professional practices at schools. This research was grounded in a qualitative study and labeled as a case study. Three methodological tools were used: first of all, a documentary analysis; in a second stage, a research field was conducted, including dialogues with students in the last year of the new curriculum approved at 2006...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Iara Mara Silva de [UNESP]2015-03-03T11:52:30Z2015-03-03T11:52:30Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f.application/pdfSOUZA, Iara Mara Silva de. A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes. 2013. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.http://hdl.handle.net/11449/115737000807714000807714.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115737Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:24:04.924885Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
title A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
spellingShingle A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
Souza, Iara Mara Silva de [UNESP]
Educação
Curriculos
Formação profissional
Professores - Formação
Educação fisica - Formação de professores
Education
title_short A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
title_full A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
title_fullStr A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
title_full_unstemmed A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
title_sort A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes
author Souza, Iara Mara Silva de [UNESP]
author_facet Souza, Iara Mara Silva de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Iara Mara Silva de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Curriculos
Formação profissional
Professores - Formação
Educação fisica - Formação de professores
Education
topic Educação
Curriculos
Formação profissional
Professores - Formação
Educação fisica - Formação de professores
Education
description Essa dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Políticas públicas, organização escolar e formação de professores”, surgiu do interesse em compreender a questão: Como o curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Presidente Prudente forma professores para a Educação Básica? O principal objetivo foi identificar a influência da matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física na concepção que os alunos em formação inicial têm sobre sua futura atuação profissional na escola. Este objetivo foi desmembrado em dois objetivos específicos: 1) identificar a influência das disciplinas do curso de Licenciatura em Educação Física na construção da concepção/percepção de futuros professores em relação à escola e 2) identificar os conteúdos presentes na matriz curricular que os estudantes apontam como determinantes na construção de sua concepção/percepção em relação à sua futura atuação profissional na escola. Esta pesquisa teve um caráter qualitativo, do tipo “estudo de caso”. Utilizamos três ferramentas metodológicas: inicialmente, uma análise documental; em um segundo momento, realizamos uma pesquisa de campo, dialogando com alunos formandos pela matriz curricular do curso aprovada em 2006...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2015-03-03T11:52:30Z
2015-03-03T11:52:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Iara Mara Silva de. A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes. 2013. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/115737
000807714
000807714.pdf
33004129044P6
2624279208302164
identifier_str_mv SOUZA, Iara Mara Silva de. A Matriz curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da FCT-UNESP/Presidente Prudente: na visão dos estudantes. 2013. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
000807714
000807714.pdf
33004129044P6
2624279208302164
url http://hdl.handle.net/11449/115737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129930118037504