Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Bilibio, Diogo Galileu [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/93037
Resumo: O ambiente competitivo e de mudanças dinâmicas ao qual as empresas brasileiras estão inseridas exige que estas adotem estratégias, para que suas ações sejam previstas e, sua estrutura seja adequada para o ambiente que se deseja atuar. A indústria de confecção, além deste ambiente competitivo, possui a particularidade de ser, em parte de sua cadeia, envolvida com grande diversidade e mudança de seus produtos, implicando diretamente em seus processos de produção, o que acentua ainda mais a necessidade de alinhamento das estratégia de produção. O presente trabalho objetivo analisar o alimento das estratégias competitivas e de produção em empresas produtoras de confecção, pertencentes ao Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste (APLMS). Como objetivo secundário, busca-se examinar o alinhamento entre a estratégia de produção a partir de suas prioridades de produção, e as áreas de decisões estruturais e infra-estruturais do processo produtivo que suportam estas prioridades competitivas. Desenvolveu-se um estudo de caso descritivo a partir de uma pesquisa de campo com seis empresas. Os resultados desta pesquisa revelaram que as empresas são em sua maioria de pequeno porte, e atuam em duas estratégias competitivas. As produtoras de calças em modinha jeans possuem a estratégia competitiva de diferenciação, e as produtoras de calça social possuem a estratégia competitiva de menor custo. As prioridades de produção encontradas entre as empresas com estratégia competitiva de diferenciação são principalmente a qualidade e a flexibilidade, e das empresas com estratégia competitiva de menor custo são qualidade e custo. Observe-se ainda, a identificação da falta de alinhamento prático entre a estratégia competitiva e de produção das empresas pesquisadas, sobretudo pela grande oportunidade de implementação de técnicas e práticas que desdobrem as prioridades de...
id UNSP_f6e6685c232937b0a7a6773578fca6e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93037
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda SudoesteControle de produçãoConcorrênciaVestuario - IndustriaEstratégia competitivaCompetitive strategyProduction strategyClothing industry and competitive prioritiesO ambiente competitivo e de mudanças dinâmicas ao qual as empresas brasileiras estão inseridas exige que estas adotem estratégias, para que suas ações sejam previstas e, sua estrutura seja adequada para o ambiente que se deseja atuar. A indústria de confecção, além deste ambiente competitivo, possui a particularidade de ser, em parte de sua cadeia, envolvida com grande diversidade e mudança de seus produtos, implicando diretamente em seus processos de produção, o que acentua ainda mais a necessidade de alinhamento das estratégia de produção. O presente trabalho objetivo analisar o alimento das estratégias competitivas e de produção em empresas produtoras de confecção, pertencentes ao Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste (APLMS). Como objetivo secundário, busca-se examinar o alinhamento entre a estratégia de produção a partir de suas prioridades de produção, e as áreas de decisões estruturais e infra-estruturais do processo produtivo que suportam estas prioridades competitivas. Desenvolveu-se um estudo de caso descritivo a partir de uma pesquisa de campo com seis empresas. Os resultados desta pesquisa revelaram que as empresas são em sua maioria de pequeno porte, e atuam em duas estratégias competitivas. As produtoras de calças em modinha jeans possuem a estratégia competitiva de diferenciação, e as produtoras de calça social possuem a estratégia competitiva de menor custo. As prioridades de produção encontradas entre as empresas com estratégia competitiva de diferenciação são principalmente a qualidade e a flexibilidade, e das empresas com estratégia competitiva de menor custo são qualidade e custo. Observe-se ainda, a identificação da falta de alinhamento prático entre a estratégia competitiva e de produção das empresas pesquisadas, sobretudo pela grande oportunidade de implementação de técnicas e práticas que desdobrem as prioridades de...The competitive and dynamic changes to which Brazilian comapanies are included demands tahth they about strategies so that their actions are planned, and it structure is suitable for the environment you want to act. The clothing industry, in addition to this competitive environment, has the distinction of being in part of their supply chain involved with diversity and change their products, resulting directly in changing their production processes, which further accentuates the need alignment of strategies and competitive production strategy. This paper aims to analyze the aligment of competitive strategies and production companies producing clothing, belonging to the Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste (APLMS). As secondary objective, we seek to examine the alignment between manufacturing strategy through its production priorities and areas of structural decisions and infrastructure of the production process that support these competing priorities. We developed a descriptive case study through a filed with six companies. The results of this survey revealed that companies are mostly small, and act in two competitive strategies. The producers of pants fad jeans have the competitive strategy of differentiation, and the social production of pants have the competitive strategy of lowest cost. The priorities of mainly the quality and flexibility, and business and competitive strategy are the lowest cost quality and cost. Data were also obtained, to identify the practical lack of alignment between competitive strategy and manufacturing companies surveyed, especially the great opportunity to implement techniques and practices that deploy competitive priorities of those companies in structural decisions and infrastructure that are active and competitive strategy aligned to themCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavenaghi, Vagner [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bilibio, Diogo Galileu [UNESP]2014-06-11T19:26:17Z2014-06-11T19:26:17Z2010-05-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f. : il., tabs.application/pdfBILIBIO, Diogo Galileu. Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste. 2010. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/93037000628367bilibio_dg_me_bauru.pdf33004056086P63078055042318066Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:03:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:03:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
title Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
spellingShingle Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
Bilibio, Diogo Galileu [UNESP]
Controle de produção
Concorrência
Vestuario - Industria
Estratégia competitiva
Competitive strategy
Production strategy
Clothing industry and competitive priorities
title_short Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
title_full Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
title_fullStr Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
title_full_unstemmed Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
title_sort Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste
author Bilibio, Diogo Galileu [UNESP]
author_facet Bilibio, Diogo Galileu [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavenaghi, Vagner [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bilibio, Diogo Galileu [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de produção
Concorrência
Vestuario - Industria
Estratégia competitiva
Competitive strategy
Production strategy
Clothing industry and competitive priorities
topic Controle de produção
Concorrência
Vestuario - Industria
Estratégia competitiva
Competitive strategy
Production strategy
Clothing industry and competitive priorities
description O ambiente competitivo e de mudanças dinâmicas ao qual as empresas brasileiras estão inseridas exige que estas adotem estratégias, para que suas ações sejam previstas e, sua estrutura seja adequada para o ambiente que se deseja atuar. A indústria de confecção, além deste ambiente competitivo, possui a particularidade de ser, em parte de sua cadeia, envolvida com grande diversidade e mudança de seus produtos, implicando diretamente em seus processos de produção, o que acentua ainda mais a necessidade de alinhamento das estratégia de produção. O presente trabalho objetivo analisar o alimento das estratégias competitivas e de produção em empresas produtoras de confecção, pertencentes ao Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste (APLMS). Como objetivo secundário, busca-se examinar o alinhamento entre a estratégia de produção a partir de suas prioridades de produção, e as áreas de decisões estruturais e infra-estruturais do processo produtivo que suportam estas prioridades competitivas. Desenvolveu-se um estudo de caso descritivo a partir de uma pesquisa de campo com seis empresas. Os resultados desta pesquisa revelaram que as empresas são em sua maioria de pequeno porte, e atuam em duas estratégias competitivas. As produtoras de calças em modinha jeans possuem a estratégia competitiva de diferenciação, e as produtoras de calça social possuem a estratégia competitiva de menor custo. As prioridades de produção encontradas entre as empresas com estratégia competitiva de diferenciação são principalmente a qualidade e a flexibilidade, e das empresas com estratégia competitiva de menor custo são qualidade e custo. Observe-se ainda, a identificação da falta de alinhamento prático entre a estratégia competitiva e de produção das empresas pesquisadas, sobretudo pela grande oportunidade de implementação de técnicas e práticas que desdobrem as prioridades de...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-14
2014-06-11T19:26:17Z
2014-06-11T19:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BILIBIO, Diogo Galileu. Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste. 2010. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/93037
000628367
bilibio_dg_me_bauru.pdf
33004056086P6
3078055042318066
identifier_str_mv BILIBIO, Diogo Galileu. Análise do alinhamento estratégico em empresas do APL Moda Sudoeste. 2010. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2010.
000628367
bilibio_dg_me_bauru.pdf
33004056086P6
3078055042318066
url http://hdl.handle.net/11449/93037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965355661950976