Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/144310
Resumo: Este estudo nasceu a partir da percepção do grande espaço que, atualmente, as mídias dedicam ao tema da saúde e de como, muitas vezes, a beleza parece ser um pré-requisito para que qualquer indivíduo seja reconhecido como saudável. Visto que, em grande parte, a imagem de um corpo saudável disseminada pelos meios de comunicação é constituída por corpos belos, objetiva-se, a partir desse quadro, investigar como o discurso da saúde utilizado pela edição brasileira da revista Men’s Health é construído, pois, em um primeiro momento, parece-nos que seu objetivo é o de retratar temas relacionados e pertencentes ao gênero do discurso da beleza masculina, como é possível verificar pelo conteúdo anunciado em suas capas. Para isto, primeiramente, estudamos o conceito de saúde, tomando por base a ideia de que um corpo saudável é um corpo sem doenças e, em seguida, a partir de Charaudeau, buscamos compreender como a mídia constrói seu discurso. Só então, utilizando o conceito de gênero do discurso de Bakhtin, foram analisados os discursos com os quais a revista trabalha, dando ênfase aos que estão presentes em suas capas. Concluímos que os discursos da Men’s Health fazem parte do gênero do discurso da saúde. Entretanto, a revista faz uso de um imaginário de saúde no qual a beleza é um elemento indispensável deste discurso. Isto é, há uma simbiose entre os discursos da saúde e da beleza. Porém, neste caso, a beleza é um valor simbólico voltado para a sedução e erotização do corpo saudável. Por isto, a imagem possui uma grande importância para este imaginário e uma relevante participação no discurso veiculado por esta publicação. Também foi possível constatar que este imaginário não é acessível a qualquer pessoa. Consequentemente, ele se enquadra em uma lógica de mercado na qual a saúde é o resultado de um estilo de vida permeado pelo consumo de produtos e comportamentos que conferem a seu público-alvo não só a imagem de pessoas saudáveis, mas de sujeitos bem-sucedidos.
id UNSP_f80947953767447dea10ee3b409f94eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144310
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e belezaSpeeches of healths in men's health magazine: a symbiosis of health and beautySaúdeMídiaDiscursoImaginárioHealthcareMediaDiscourseImaginaryEste estudo nasceu a partir da percepção do grande espaço que, atualmente, as mídias dedicam ao tema da saúde e de como, muitas vezes, a beleza parece ser um pré-requisito para que qualquer indivíduo seja reconhecido como saudável. Visto que, em grande parte, a imagem de um corpo saudável disseminada pelos meios de comunicação é constituída por corpos belos, objetiva-se, a partir desse quadro, investigar como o discurso da saúde utilizado pela edição brasileira da revista Men’s Health é construído, pois, em um primeiro momento, parece-nos que seu objetivo é o de retratar temas relacionados e pertencentes ao gênero do discurso da beleza masculina, como é possível verificar pelo conteúdo anunciado em suas capas. Para isto, primeiramente, estudamos o conceito de saúde, tomando por base a ideia de que um corpo saudável é um corpo sem doenças e, em seguida, a partir de Charaudeau, buscamos compreender como a mídia constrói seu discurso. Só então, utilizando o conceito de gênero do discurso de Bakhtin, foram analisados os discursos com os quais a revista trabalha, dando ênfase aos que estão presentes em suas capas. Concluímos que os discursos da Men’s Health fazem parte do gênero do discurso da saúde. Entretanto, a revista faz uso de um imaginário de saúde no qual a beleza é um elemento indispensável deste discurso. Isto é, há uma simbiose entre os discursos da saúde e da beleza. Porém, neste caso, a beleza é um valor simbólico voltado para a sedução e erotização do corpo saudável. Por isto, a imagem possui uma grande importância para este imaginário e uma relevante participação no discurso veiculado por esta publicação. Também foi possível constatar que este imaginário não é acessível a qualquer pessoa. Consequentemente, ele se enquadra em uma lógica de mercado na qual a saúde é o resultado de um estilo de vida permeado pelo consumo de produtos e comportamentos que conferem a seu público-alvo não só a imagem de pessoas saudáveis, mas de sujeitos bem-sucedidos.This study was born from the perception of a large space that currently the media dedicate to the topic of health and how often beauty seems to be a prerequisite for any individual to be recognized as healthy. This is due to, in large part, the image of a healthy body disseminated by the media consisting of beautiful bodies. Within this framework, the aim of this study was to investigate whether, as indicated by its name, the Brazilian edition of Men's Health magazine belongs to the branch of publications pertaining to the health discourse genre. Conversely, at first, it might seem its goal was to portray issues belonging to the male beauty discourse genre, as can be verified by the content on their covers. For this analysis, we first studied the concept of health, based on the idea that a healthy body is a body without disease. Secondly, from Charaudeau’s framework, we seek to understand how the media construct its discourse. Only then, using the concept of Bakhtin's discourse genre, the discourses of the magazine were analyzed, with an emphasis on those present in its covers. We conclude that Men's Health’s discourses are part of the health genre. Nevertheless, the magazine makes use of a health imaginary in which beauty is an essential element of this discourse. That is, there is a symbiosis between the discourses of health and beauty. However, in this case, beauty is a symbolic value related to the seduction and erotization of the healthy body. Therefore, the image has a great importance to this imaginary and a relevant participation in the discourse conveyed by this publication. The analysis also showed that this imaginary is not accessible to everyone. Consequently, it meets a market logic in which health is the result of a lifestyle permeated by product and behavior consumption which give the magazine’s target audience not only the image of healthy people, but also of successful individuals.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pechula, Marcia Reami [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]2016-10-05T17:13:52Z2016-10-05T17:13:52Z2016-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14431000087365333004137064P28580879466225015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:03:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:03:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
Speeches of healths in men's health magazine: a symbiosis of health and beauty
title Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
spellingShingle Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]
Saúde
Mídia
Discurso
Imaginário
Healthcare
Media
Discourse
Imaginary
title_short Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
title_full Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
title_fullStr Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
title_full_unstemmed Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
title_sort Discursos da saúde nas revistas Men’s Health: uma simbiose entre saúde e beleza
author Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]
author_facet Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pechula, Marcia Reami [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo Junior, Natanael Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Mídia
Discurso
Imaginário
Healthcare
Media
Discourse
Imaginary
topic Saúde
Mídia
Discurso
Imaginário
Healthcare
Media
Discourse
Imaginary
description Este estudo nasceu a partir da percepção do grande espaço que, atualmente, as mídias dedicam ao tema da saúde e de como, muitas vezes, a beleza parece ser um pré-requisito para que qualquer indivíduo seja reconhecido como saudável. Visto que, em grande parte, a imagem de um corpo saudável disseminada pelos meios de comunicação é constituída por corpos belos, objetiva-se, a partir desse quadro, investigar como o discurso da saúde utilizado pela edição brasileira da revista Men’s Health é construído, pois, em um primeiro momento, parece-nos que seu objetivo é o de retratar temas relacionados e pertencentes ao gênero do discurso da beleza masculina, como é possível verificar pelo conteúdo anunciado em suas capas. Para isto, primeiramente, estudamos o conceito de saúde, tomando por base a ideia de que um corpo saudável é um corpo sem doenças e, em seguida, a partir de Charaudeau, buscamos compreender como a mídia constrói seu discurso. Só então, utilizando o conceito de gênero do discurso de Bakhtin, foram analisados os discursos com os quais a revista trabalha, dando ênfase aos que estão presentes em suas capas. Concluímos que os discursos da Men’s Health fazem parte do gênero do discurso da saúde. Entretanto, a revista faz uso de um imaginário de saúde no qual a beleza é um elemento indispensável deste discurso. Isto é, há uma simbiose entre os discursos da saúde e da beleza. Porém, neste caso, a beleza é um valor simbólico voltado para a sedução e erotização do corpo saudável. Por isto, a imagem possui uma grande importância para este imaginário e uma relevante participação no discurso veiculado por esta publicação. Também foi possível constatar que este imaginário não é acessível a qualquer pessoa. Consequentemente, ele se enquadra em uma lógica de mercado na qual a saúde é o resultado de um estilo de vida permeado pelo consumo de produtos e comportamentos que conferem a seu público-alvo não só a imagem de pessoas saudáveis, mas de sujeitos bem-sucedidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-05T17:13:52Z
2016-10-05T17:13:52Z
2016-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144310
000873653
33004137064P2
8580879466225015
url http://hdl.handle.net/11449/144310
identifier_str_mv 000873653
33004137064P2
8580879466225015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965395709165568