De “lá dó” interior: o desenvolvimento musical de bebês de 0 a 2 anos em aulas de música em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Mião, Cícero Rodarte [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/236311
Resumo: A tese que se segue teve como objetivo investigar o desenvolvimento musical de bebês de 0 (zero) a 2 (dois) anos. Para tanto foi realizada uma pesquisa-ação em berçários da Rede Pública Municipal de Educação Infantil do Município de São Sebastião do Paraíso, interior do Estado de Minas Gerais – Brasil. Esta modalidade de pesquisa foi empregada tendo em vista que o doutorando atuou durante todo o processo investigatório como educador musical responsável pelas oficinas de musicalização de bebês voltadas para esse público-alvo, reformulando quando necessário o trabalho pedagógico empregado e os processos de investigação. Na coleta de dados foram utilizadas gravações em vídeos das aulas de música que aconteceram semanalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil desta região. A fundamentação teórica da pesquisa tomou como base o conceito de gênese do conceito proposto por Lev Vigotski e o conceito gênese da imitação relatado por Jean Piaget. A análise dos dados coletados se deu por observação e categorização de comportamento desses bebês, além da criação de dois sistemas e protocolos de análise específicos para o contexto pesquisado. A tese foi dividida em 4 capítulos que descreveram respectivamente a metodologia utilizada, o contexto da pesquisa, o referencial teórico e os resultados obtidos. Os resultados apontaram para 3 fases do desenvolvimento musical nas crianças entre 10 e 21 meses, cada qual com suas características próprias, de acordo com o nível desenvolvimental de cada faixa etária. Complementando a pesquisa, além de descrever o processo de implementação e consolidação das oficinas de musicalização destinadas a esta faixa etária, foi relatada a repercussão desse trabalho musical na comunidade e na Secretaria Municipal de Educação, o que possibilitou a extensão de uma proposta pedagógica de ensino musical voltada para toda a rede de educação infantil da rede municipal de educação.
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