De “lá dó” interior: o desenvolvimento musical de bebês de 0 a 2 anos em aulas de música em escolas públicas
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/236311 |
Resumo: | A tese que se segue teve como objetivo investigar o desenvolvimento musical de bebês de 0 (zero) a 2 (dois) anos. Para tanto foi realizada uma pesquisa-ação em berçários da Rede Pública Municipal de Educação Infantil do Município de São Sebastião do Paraíso, interior do Estado de Minas Gerais – Brasil. Esta modalidade de pesquisa foi empregada tendo em vista que o doutorando atuou durante todo o processo investigatório como educador musical responsável pelas oficinas de musicalização de bebês voltadas para esse público-alvo, reformulando quando necessário o trabalho pedagógico empregado e os processos de investigação. Na coleta de dados foram utilizadas gravações em vídeos das aulas de música que aconteceram semanalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil desta região. A fundamentação teórica da pesquisa tomou como base o conceito de gênese do conceito proposto por Lev Vigotski e o conceito gênese da imitação relatado por Jean Piaget. A análise dos dados coletados se deu por observação e categorização de comportamento desses bebês, além da criação de dois sistemas e protocolos de análise específicos para o contexto pesquisado. A tese foi dividida em 4 capítulos que descreveram respectivamente a metodologia utilizada, o contexto da pesquisa, o referencial teórico e os resultados obtidos. Os resultados apontaram para 3 fases do desenvolvimento musical nas crianças entre 10 e 21 meses, cada qual com suas características próprias, de acordo com o nível desenvolvimental de cada faixa etária. Complementando a pesquisa, além de descrever o processo de implementação e consolidação das oficinas de musicalização destinadas a esta faixa etária, foi relatada a repercussão desse trabalho musical na comunidade e na Secretaria Municipal de Educação, o que possibilitou a extensão de uma proposta pedagógica de ensino musical voltada para toda a rede de educação infantil da rede municipal de educação. |
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De “lá dó” interior: o desenvolvimento musical de bebês de 0 a 2 anos em aulas de música em escolas públicasFrom an inner “la do”: the musical development of babies from 0 to 2 years old in music classes in public schoolsDesenvolvimento musical de bebêsMusicalização de bebêsMúsica em berçáriosMúsica em escolas públicasMúsica na educação infantilPsicologia do desenvolvimento musicalA tese que se segue teve como objetivo investigar o desenvolvimento musical de bebês de 0 (zero) a 2 (dois) anos. Para tanto foi realizada uma pesquisa-ação em berçários da Rede Pública Municipal de Educação Infantil do Município de São Sebastião do Paraíso, interior do Estado de Minas Gerais – Brasil. Esta modalidade de pesquisa foi empregada tendo em vista que o doutorando atuou durante todo o processo investigatório como educador musical responsável pelas oficinas de musicalização de bebês voltadas para esse público-alvo, reformulando quando necessário o trabalho pedagógico empregado e os processos de investigação. Na coleta de dados foram utilizadas gravações em vídeos das aulas de música que aconteceram semanalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil desta região. A fundamentação teórica da pesquisa tomou como base o conceito de gênese do conceito proposto por Lev Vigotski e o conceito gênese da imitação relatado por Jean Piaget. A análise dos dados coletados se deu por observação e categorização de comportamento desses bebês, além da criação de dois sistemas e protocolos de análise específicos para o contexto pesquisado. A tese foi dividida em 4 capítulos que descreveram respectivamente a metodologia utilizada, o contexto da pesquisa, o referencial teórico e os resultados obtidos. Os resultados apontaram para 3 fases do desenvolvimento musical nas crianças entre 10 e 21 meses, cada qual com suas características próprias, de acordo com o nível desenvolvimental de cada faixa etária. Complementando a pesquisa, além de descrever o processo de implementação e consolidação das oficinas de musicalização destinadas a esta faixa etária, foi relatada a repercussão desse trabalho musical na comunidade e na Secretaria Municipal de Educação, o que possibilitou a extensão de uma proposta pedagógica de ensino musical voltada para toda a rede de educação infantil da rede municipal de educação.The following thesis aimed to investigate the musical development of babies from 0 (zero) to 2 (two) years old. For that, an action research was carried out in nurseries of the Municipal Public Network of Early Childhood Education in the Municipality of São Sebastião do Paraíso, in the interior of the State of Minas Gerais Brazil. This research modality was carried out throughout the research process, in which the teach er was employed working throughout the investigative process as a music educator responsible for the investigation tasks of target children, having been reformulated when necessary the pedagogical work of employment and investigation processes. Data collec tion was carried out in videos of music classes that took place significantly in the Municipal Centers for Early Childhood Education in this region. The reasoning was based on the concept of theory of concept proposed by Lev Vigotski and the concept of gen esis of imitation of Jean Piaget's research. The analysis of the planned research systems was carried out by observation and categorization of the behavior of these babies, in addition to the analysis of two and modeling protocols of two. The research was possible, respectively, in 4 chapters that describe the methodology used, the context of the theoretical reference and the results. The results point to 3 stages of musical development in children between 10 and 21 months, each with its own characteristics , according to the level of development of each band. Complementing the research, in addition to describing the process of and implementation of the relationship workshops with the Municipal Education Department for this age group, was this musical work in the community proposal and in the dissemination of Education, which allows the extension of a pedagogical proposal of municipal children's musical education for the entire education network of the municipal education network.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mião, Cícero Rodarte [UNESP]2022-08-25T19:38:58Z2022-08-25T19:38:58Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23631133004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-07T14:34:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-07T14:34:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A tese que se segue teve como objetivo investigar o desenvolvimento musical de bebês de 0 (zero) a 2 (dois) anos. Para tanto foi realizada uma pesquisa-ação em berçários da Rede Pública Municipal de Educação Infantil do Município de São Sebastião do Paraíso, interior do Estado de Minas Gerais – Brasil. Esta modalidade de pesquisa foi empregada tendo em vista que o doutorando atuou durante todo o processo investigatório como educador musical responsável pelas oficinas de musicalização de bebês voltadas para esse público-alvo, reformulando quando necessário o trabalho pedagógico empregado e os processos de investigação. Na coleta de dados foram utilizadas gravações em vídeos das aulas de música que aconteceram semanalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil desta região. A fundamentação teórica da pesquisa tomou como base o conceito de gênese do conceito proposto por Lev Vigotski e o conceito gênese da imitação relatado por Jean Piaget. A análise dos dados coletados se deu por observação e categorização de comportamento desses bebês, além da criação de dois sistemas e protocolos de análise específicos para o contexto pesquisado. A tese foi dividida em 4 capítulos que descreveram respectivamente a metodologia utilizada, o contexto da pesquisa, o referencial teórico e os resultados obtidos. Os resultados apontaram para 3 fases do desenvolvimento musical nas crianças entre 10 e 21 meses, cada qual com suas características próprias, de acordo com o nível desenvolvimental de cada faixa etária. Complementando a pesquisa, além de descrever o processo de implementação e consolidação das oficinas de musicalização destinadas a esta faixa etária, foi relatada a repercussão desse trabalho musical na comunidade e na Secretaria Municipal de Educação, o que possibilitou a extensão de uma proposta pedagógica de ensino musical voltada para toda a rede de educação infantil da rede municipal de educação. |
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