Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/151606
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a perspectiva de gênero se insere nas produções acadêmicas sobre violência sexual contra crianças, produzidas em programas de pós-graduação da área da Educação. Os documentos analisados foram dissertações e teses brasileiras sobre violência sexual contra crianças, publicadas entre os anos 1987-2015, levantadas no Banco de Teses e Dissertações do portal CAPES. Primeiramente foi feito um balanço das produções científicas sobre a violência sexual contra crianças de todas as áreas de conhecimento para, depois, realizar uma análise crítica das pesquisas vinculadas à área da Educação. Os sentidos analíticos e interpretativos na utilização da perspectiva de gênero foram tais como: a) sentido completo: abordar não só as diferenças sociais e culturais entre as masculinidades e feminilidades, mas também o entendimento de como se produzem essas diferenças como desigualdades de poder, relacionando-as à violência sexual contra crianças; b) sentido parcial: abordar as diferenças sociais e culturais entre as masculinidades e feminilidades, porém sem explicitar que essas construções de gênero se traduzem em desigualdades de poder, enfocando-se em outras categorias para analisar esse fenômeno; c) invisibilidade da categoria de gênero: não relacionar a perspectiva de gênero à compreensão sobre a violência sexual contra crianças, utilizando outras categorias analíticas para discorrer sobre o fenômeno. Foram localizadas 415 pesquisas (337 dissertações e 78 teses) sobre a violência sexual contra crianças, havendo 31 estudos da área da Educação. Percebeu-se que a perspectiva de gênero se inseriu parcialmente nas produções científicas sobre violência sexual contra crianças da área da Educação. A maior parte das pesquisas chegou a mencionar as dimensões de gênero presentes na produção da violência sexual contra crianças, porém analisou o fenômeno por meio da categoria idade, não utilizando gênero como uma categoria analítica. Assim, evidencia-se a importância de a área da Educação produzir mais pesquisas sobre a violência sexual contra crianças, consolidando-se como um campo de conhecimento sobre o assunto, já que seu enfrentamento atravessa essa área. Da mesma maneira, percebe-se a necessidade em aproximar esses estudos da perspectiva de gênero, ampliando os olhares sobre o fenômeno, bem como utilizando essa categoria em todo o seu potencial analítico.
id UNSP_fdcf0ec762dc792d0fb862c088ebf5f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151606
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)Sexual violence against children: the insertion of the gender perspective in post-graduate researches in the Education area (1987-2015)Violência sexual contra criançasGêneroEducaçãoSexual violence against childrenGenderEducationEsta pesquisa teve como objetivo investigar como a perspectiva de gênero se insere nas produções acadêmicas sobre violência sexual contra crianças, produzidas em programas de pós-graduação da área da Educação. Os documentos analisados foram dissertações e teses brasileiras sobre violência sexual contra crianças, publicadas entre os anos 1987-2015, levantadas no Banco de Teses e Dissertações do portal CAPES. Primeiramente foi feito um balanço das produções científicas sobre a violência sexual contra crianças de todas as áreas de conhecimento para, depois, realizar uma análise crítica das pesquisas vinculadas à área da Educação. Os sentidos analíticos e interpretativos na utilização da perspectiva de gênero foram tais como: a) sentido completo: abordar não só as diferenças sociais e culturais entre as masculinidades e feminilidades, mas também o entendimento de como se produzem essas diferenças como desigualdades de poder, relacionando-as à violência sexual contra crianças; b) sentido parcial: abordar as diferenças sociais e culturais entre as masculinidades e feminilidades, porém sem explicitar que essas construções de gênero se traduzem em desigualdades de poder, enfocando-se em outras categorias para analisar esse fenômeno; c) invisibilidade da categoria de gênero: não relacionar a perspectiva de gênero à compreensão sobre a violência sexual contra crianças, utilizando outras categorias analíticas para discorrer sobre o fenômeno. Foram localizadas 415 pesquisas (337 dissertações e 78 teses) sobre a violência sexual contra crianças, havendo 31 estudos da área da Educação. Percebeu-se que a perspectiva de gênero se inseriu parcialmente nas produções científicas sobre violência sexual contra crianças da área da Educação. A maior parte das pesquisas chegou a mencionar as dimensões de gênero presentes na produção da violência sexual contra crianças, porém analisou o fenômeno por meio da categoria idade, não utilizando gênero como uma categoria analítica. Assim, evidencia-se a importância de a área da Educação produzir mais pesquisas sobre a violência sexual contra crianças, consolidando-se como um campo de conhecimento sobre o assunto, já que seu enfrentamento atravessa essa área. Da mesma maneira, percebe-se a necessidade em aproximar esses estudos da perspectiva de gênero, ampliando os olhares sobre o fenômeno, bem como utilizando essa categoria em todo o seu potencial analítico.This research aimed to investigate how a gender perspective is inserted in the academic productions on sexual violence against children, produced in postgraduate programs in the area of Education. The documents analyzed were Brazilian theses and dissertations on sexual violence against children, published between 1987 and 2015, collected at the Bank of Theses and Dissertations of the CAPES portal. It was first made a balance of scientific production on sexual violence against children in all areas of knowledge to then conduct a review of research related to the field of education. The analytical and interpretive senses in the use of the gender perspective were such as: a) complete sense: address not only the social and cultural differences between masculinity and femininity, but also the understanding of how to produce these differences as power inequalities, relating them to sexual violence against children; b) partial sense: address the social and cultural differences between masculinity and femininity, but without specifying that these buildings gender translate into power inequalities, focusing on other categories to analyze this phenomenon; c) invisibility of gender category: not relate to gender perspective into the understanding of sexual violence against children, using other analytical categories to discuss the phenomenon. 415 surveys (337 dissertations and 78 theses) were found on sexual violence against children, with 31 studies in the area of Education. It was noticed that the gender perspective was partially inserted in the scientific productions on sexual violence against children of the Education area. Most of the studies mentioned gender dimensions in the production of sexual violence against children, but analyzed the phenomenon through the age category, not using gender as an analytical category. Thus, it is evident the importance of the Education area produce more research on sexual violence against children, consolidating itself as a knowledge of the subject field, as his coping through this area. Similarly, we see the need to approach these gender studies, increasing the looks on the phenomenon, as well as using this category in all its analytical potential.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]2017-09-15T13:10:24Z2017-09-15T13:10:24Z2017-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15160600089183233004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:12:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-01T06:12:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
Sexual violence against children: the insertion of the gender perspective in post-graduate researches in the Education area (1987-2015)
title Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
spellingShingle Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]
Violência sexual contra crianças
Gênero
Educação
Sexual violence against children
Gender
Education
title_short Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
title_full Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
title_fullStr Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
title_full_unstemmed Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
title_sort Violência sexual contra crianças: a inserção da perspectiva de gênero em pesquisas de pós-graduação da área da Educação (1987-2015)
author Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]
author_facet Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Ana Cláudia Bortolozzi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Spaziani, Raquel Baptista [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violência sexual contra crianças
Gênero
Educação
Sexual violence against children
Gender
Education
topic Violência sexual contra crianças
Gênero
Educação
Sexual violence against children
Gender
Education
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar como a perspectiva de gênero se insere nas produções acadêmicas sobre violência sexual contra crianças, produzidas em programas de pós-graduação da área da Educação. Os documentos analisados foram dissertações e teses brasileiras sobre violência sexual contra crianças, publicadas entre os anos 1987-2015, levantadas no Banco de Teses e Dissertações do portal CAPES. Primeiramente foi feito um balanço das produções científicas sobre a violência sexual contra crianças de todas as áreas de conhecimento para, depois, realizar uma análise crítica das pesquisas vinculadas à área da Educação. Os sentidos analíticos e interpretativos na utilização da perspectiva de gênero foram tais como: a) sentido completo: abordar não só as diferenças sociais e culturais entre as masculinidades e feminilidades, mas também o entendimento de como se produzem essas diferenças como desigualdades de poder, relacionando-as à violência sexual contra crianças; b) sentido parcial: abordar as diferenças sociais e culturais entre as masculinidades e feminilidades, porém sem explicitar que essas construções de gênero se traduzem em desigualdades de poder, enfocando-se em outras categorias para analisar esse fenômeno; c) invisibilidade da categoria de gênero: não relacionar a perspectiva de gênero à compreensão sobre a violência sexual contra crianças, utilizando outras categorias analíticas para discorrer sobre o fenômeno. Foram localizadas 415 pesquisas (337 dissertações e 78 teses) sobre a violência sexual contra crianças, havendo 31 estudos da área da Educação. Percebeu-se que a perspectiva de gênero se inseriu parcialmente nas produções científicas sobre violência sexual contra crianças da área da Educação. A maior parte das pesquisas chegou a mencionar as dimensões de gênero presentes na produção da violência sexual contra crianças, porém analisou o fenômeno por meio da categoria idade, não utilizando gênero como uma categoria analítica. Assim, evidencia-se a importância de a área da Educação produzir mais pesquisas sobre a violência sexual contra crianças, consolidando-se como um campo de conhecimento sobre o assunto, já que seu enfrentamento atravessa essa área. Da mesma maneira, percebe-se a necessidade em aproximar esses estudos da perspectiva de gênero, ampliando os olhares sobre o fenômeno, bem como utilizando essa categoria em todo o seu potencial analítico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15T13:10:24Z
2017-09-15T13:10:24Z
2017-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151606
000891832
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/151606
identifier_str_mv 000891832
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790990846656512