As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Barboza, Carina Mendes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/204277
Resumo: A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os componentes da disciplina de Língua Espanhola no curso de “Segunda Licenciatura em Letras Espanhol EaD” contemplam o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas na aprendizagem de línguas, na visão dos tutores e estudantes do curso. Está baseada na fundamentação teórica sobre EaD (MILL, 2010, 2012, 2018; KEARSLEY, 2011; VALENTE, 2005, 2007, 2011), ensino de línguas estrangeiras (LEFFA, 1999, 2012, 2014; PARAQUETT 2008, 2010; ALMEIDA FILHO, 2001; BRASIL 1998, 2006, 2010), e habilidades comunicativas (PERRENOUD, 1999; MORETTO, 1999; VIEIRAABRHÃO, 2015). Objetivando também: i. Apresentar o curso, como foi construído com base nos pressupostos das habilidades da abordagem comunicativa; ii. Analisar o desenvolvimento das habilidades na perspectiva da professora conteudista, dos tutores, e dos estudantes do curso; iii. Definir princípios norteadores para a construção de um curso de licenciatura na modalidade à distância. Os dados foram adquiridos através de entrevista e questionário respondidos pelos tutores do curso, análise dos elementos componentes da disciplina, como também os documentos norteadores para a sua elaboração, como as ementas do curso e o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Além da visão dos tutores, foram consideradas também as perspectivas da professora conteudista e dos estudantes do curso, através de narrativa da professora, questionários entrevistas aos tutores e alunos. Como resultado conclui-se que as habilidades estavam presentes na disciplina, porém a habilidade comunicativa da oralidade não explorou as possibilidades que a modalidade virtual e as TDIC podiam oferecer, fazendo com que esta habilidade não fosse desenvolvida efetivamente. Esta pesquisa trouxe as seguintes reflexões: 1) A dificuldade de se produzir material didático para um curso de língua espanhola EaD, e tudo o que esta experiência envolveu, como adaptar a experiência no ensino presencial para o virtual, reformular vários conceitos abstraídos do presencial adaptados para se adequar as características do virtual; 2) Embora o acesso ao Ensino Superior está em ascensão, a formação de professores para atuar na EaD não atende a demanda, ou seja, é urgente a formação de docentes para a modalidade virtual, especialmente na licenciatura; 3) É preciso explorar ao máximo as possibilidades que as TDIC ofertam na EaD, no que se refere o desenvolvimento das habilidades comunicativas no ensino e aprendizagem de línguas, em especial para a produção oral, com encontros síncronos para que a interação possa ser efetiva e significativa.
id UNSP_fff44735c5bbecea679f0204cd72bbbb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204277
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiênciaHabilidades comunicativas en un curso de licenciatura en lengua española online: análisis de una experienciaCommunicative skills in a online spanish language degree: analysis of a experienceEducação a distânciaEnsino e aprendizagem de língua espanhola onlineProdução de material didáticoHabilidades comunicativasOnline educationOnline spanish learningCreation of didactic materialCommunicative skillsEducación a distanciaEnseñanza y aprendizaje de la lengua española en líneaProducción de material didácticoHabilidades comunicativasA presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os componentes da disciplina de Língua Espanhola no curso de “Segunda Licenciatura em Letras Espanhol EaD” contemplam o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas na aprendizagem de línguas, na visão dos tutores e estudantes do curso. Está baseada na fundamentação teórica sobre EaD (MILL, 2010, 2012, 2018; KEARSLEY, 2011; VALENTE, 2005, 2007, 2011), ensino de línguas estrangeiras (LEFFA, 1999, 2012, 2014; PARAQUETT 2008, 2010; ALMEIDA FILHO, 2001; BRASIL 1998, 2006, 2010), e habilidades comunicativas (PERRENOUD, 1999; MORETTO, 1999; VIEIRAABRHÃO, 2015). Objetivando também: i. Apresentar o curso, como foi construído com base nos pressupostos das habilidades da abordagem comunicativa; ii. Analisar o desenvolvimento das habilidades na perspectiva da professora conteudista, dos tutores, e dos estudantes do curso; iii. Definir princípios norteadores para a construção de um curso de licenciatura na modalidade à distância. Os dados foram adquiridos através de entrevista e questionário respondidos pelos tutores do curso, análise dos elementos componentes da disciplina, como também os documentos norteadores para a sua elaboração, como as ementas do curso e o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Além da visão dos tutores, foram consideradas também as perspectivas da professora conteudista e dos estudantes do curso, através de narrativa da professora, questionários entrevistas aos tutores e alunos. Como resultado conclui-se que as habilidades estavam presentes na disciplina, porém a habilidade comunicativa da oralidade não explorou as possibilidades que a modalidade virtual e as TDIC podiam oferecer, fazendo com que esta habilidade não fosse desenvolvida efetivamente. Esta pesquisa trouxe as seguintes reflexões: 1) A dificuldade de se produzir material didático para um curso de língua espanhola EaD, e tudo o que esta experiência envolveu, como adaptar a experiência no ensino presencial para o virtual, reformular vários conceitos abstraídos do presencial adaptados para se adequar as características do virtual; 2) Embora o acesso ao Ensino Superior está em ascensão, a formação de professores para atuar na EaD não atende a demanda, ou seja, é urgente a formação de docentes para a modalidade virtual, especialmente na licenciatura; 3) É preciso explorar ao máximo as possibilidades que as TDIC ofertam na EaD, no que se refere o desenvolvimento das habilidades comunicativas no ensino e aprendizagem de línguas, em especial para a produção oral, com encontros síncronos para que a interação possa ser efetiva e significativa.This study belongs to the research field “Formative Processes and Practices in Education” in the Education Graduate Program at São Paulo State University (UNESP) College of Sciences and Technology (FCT). This study aims to investigate if the components of the subject “Spanish”, in the course “Second Licentiate Degree in Languages: Spanish Online” achieve the development of the four communicative skills in language learning, from the course mentors’ and students perspective. Based on the theoretical literature about online education (MILL, 2010, 2012, 2018; KEARSLEY, 2011; VALENTE, 2005, 2007, 2011), foreign language teaching (LEFFA, 1999, 2012, 2014; PARAQUETT 2008, 2010; ALMEIDA FILHO, 2001; BRASIL 1998, 2006, 2010), and communicative skills (PERRENOUD, 1999; MORETTO, 1999; VIEIRAABRHÃO, 2015). The purposes were: i. To present the course, how it was built based on the foundations of skills in the communicative approach; ii. To analyze the development of skills from the perspective of the professor, the mentors and the course’ students; ii. To define guiding principles for the construction of an online licentiate course. Data were obtained through interviews and forms responded by the course’ mentors; analysis of elements composing the subject, as well as guiding documents for its elaboration, such as the course’s syllabus and the Common European Framework of References (CEFR). In addition to the mentors’ perspective, the perspective of the professor, as well as that from the students, were also considered, by using a report by the professor, forms and interviews with mentors and students. As a result, we concluded that the skills were found in the subject. However, the oral communication skill did not explore the possibilities that the online model and the digital information and communication technologies (DICT) could offer, so that this skill could not be effectively developed. This study brought the following discussions: 1) The challenges of creating didactic material for an online Spanish course, as well as everything this experience involved, such as adapting in-person experience into online, reformulate several concepts extracted from in-person classes to adjust it to online class features; 2) Although the entrance into higher education is rising, teacher training for online education is not enough, i.e. the teacher preparation for online education is urgent, especially licentiate degrees; 3) It is necessary to explore widely the possibilities that DICT offer in online classes, regarding the development of communicative skills in language teaching, especially for oral expression, with synchronic meetings so that interaction can be effective and meaningful.Esta investigación pertenece a la línea de investigación “Prácticas y Procesos Formativos en Educación” del Programa de Posgrado en Educación de la Facultad de Ciencia y Tecnología de la Universidad Estadual de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho” (FCT / UNESP). Esta investigación tiene el objetivo de investigar si los componentes de la asignatura de Lengua Española en el curso de “Segunda Licenciatura en Letras Español EaD ” contemplan el desarrollo de las cuatro habilidades comunicativas en el aprendizaje de idiomas, en la visión de los tutores y los estudiantes del curso. Basado en la fundamentación teórica de la educación a distancia (MILL, 2010, 2012, 2018; KEARSLEY, 2011; VALENTE, 2005, 2007, 2011), enseñanza de lenguas extranjeras (LEFFA, 1999, 2012, 2014; PARAQUETT 2008, 2010; ALMEIDA FILHO, 2001; BRASIL 1998, 2006, 2010) y habilidades comunicativas (PERRENOUD, 1999; MORETTO, 1999; VIEIRA-ABRHÃO, 2015). También con el objetivo de: i. Presentar el curso, como fue construido en base a los presupuestos de las habilidades del enfoque comunicativo; ii. Analizar el desarrollo de las habilidades desde la perspectiva del profesor de contenido, tutores y alumnos del curso; iii. Definir principios rectores para la construcción de una carrera en la modalidad a distancia. Los datos fueron adquiridos a través de una entrevista y cuestionario respondido por los tutores del curso, análisis de los elementos componentes de la disciplina, así como los documentos rectores para su elaboración, como los programas del curso y el Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas. Además de la visión de los tutores, también se consideraron las perspectivas del docente de contenidos y de los alumnos del curso, a través de la narrativa del profesor, cuestionarios, entrevistas con tutores y estudiantes. Como resultado, se concluye que las habilidades estuvieron presentes en la disciplina, pero la habilidad comunicativa de la oralidad no exploró las posibilidades que la modalidad virtual y las TDIC podían ofrecer, haciendo que esta habilidad no se desarrolle de manera efectiva. Esta investigación trajo las siguientes reflexiones: 1) La dificultad de producir material didáctico para un curso de español EaD, y todo lo que esta experiencia implicó, cómo adaptar la experiencia de la docencia en el aula a lo virtual, reformular varios conceptos abstraídos del aula adaptados a las características de lo virtual; 2) Además del acceso a la Educación Superior está en alza, la formación de docentes para trabajar en educación a distancia no cubre la demanda, es decir, es urgente formar docentes para la modalidad virtual, especialmente en la licenciatura; 3) Es necesario explorar en la mayor medida posible las posibilidades que ofrece las TDIC en la educación a distancia , en cuanto al desarrollo de habilidades comunicativas en la enseñanza y aprendizaje de idiomas, especialmente para la producción oral, con encuentros sincrónicos para que la interacción sea efectiva y significativa.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barboza, Carina Mendes2021-04-06T13:47:52Z2021-04-06T13:47:52Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20427733004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204277Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:46.450730Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
Habilidades comunicativas en un curso de licenciatura en lengua española online: análisis de una experiencia
Communicative skills in a online spanish language degree: analysis of a experience
title As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
spellingShingle As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
Barboza, Carina Mendes
Educação a distância
Ensino e aprendizagem de língua espanhola online
Produção de material didático
Habilidades comunicativas
Online education
Online spanish learning
Creation of didactic material
Communicative skills
Educación a distancia
Enseñanza y aprendizaje de la lengua española en línea
Producción de material didáctico
Habilidades comunicativas
title_short As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
title_full As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
title_fullStr As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
title_full_unstemmed As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
title_sort As habilidades comunicativas em um curso de licenciatura em língua espanhola online: análise de uma experiência
author Barboza, Carina Mendes
author_facet Barboza, Carina Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Carina Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino e aprendizagem de língua espanhola online
Produção de material didático
Habilidades comunicativas
Online education
Online spanish learning
Creation of didactic material
Communicative skills
Educación a distancia
Enseñanza y aprendizaje de la lengua española en línea
Producción de material didáctico
Habilidades comunicativas
topic Educação a distância
Ensino e aprendizagem de língua espanhola online
Produção de material didático
Habilidades comunicativas
Online education
Online spanish learning
Creation of didactic material
Communicative skills
Educación a distancia
Enseñanza y aprendizaje de la lengua española en línea
Producción de material didáctico
Habilidades comunicativas
description A presente pesquisa pertence à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os componentes da disciplina de Língua Espanhola no curso de “Segunda Licenciatura em Letras Espanhol EaD” contemplam o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas na aprendizagem de línguas, na visão dos tutores e estudantes do curso. Está baseada na fundamentação teórica sobre EaD (MILL, 2010, 2012, 2018; KEARSLEY, 2011; VALENTE, 2005, 2007, 2011), ensino de línguas estrangeiras (LEFFA, 1999, 2012, 2014; PARAQUETT 2008, 2010; ALMEIDA FILHO, 2001; BRASIL 1998, 2006, 2010), e habilidades comunicativas (PERRENOUD, 1999; MORETTO, 1999; VIEIRAABRHÃO, 2015). Objetivando também: i. Apresentar o curso, como foi construído com base nos pressupostos das habilidades da abordagem comunicativa; ii. Analisar o desenvolvimento das habilidades na perspectiva da professora conteudista, dos tutores, e dos estudantes do curso; iii. Definir princípios norteadores para a construção de um curso de licenciatura na modalidade à distância. Os dados foram adquiridos através de entrevista e questionário respondidos pelos tutores do curso, análise dos elementos componentes da disciplina, como também os documentos norteadores para a sua elaboração, como as ementas do curso e o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Além da visão dos tutores, foram consideradas também as perspectivas da professora conteudista e dos estudantes do curso, através de narrativa da professora, questionários entrevistas aos tutores e alunos. Como resultado conclui-se que as habilidades estavam presentes na disciplina, porém a habilidade comunicativa da oralidade não explorou as possibilidades que a modalidade virtual e as TDIC podiam oferecer, fazendo com que esta habilidade não fosse desenvolvida efetivamente. Esta pesquisa trouxe as seguintes reflexões: 1) A dificuldade de se produzir material didático para um curso de língua espanhola EaD, e tudo o que esta experiência envolveu, como adaptar a experiência no ensino presencial para o virtual, reformular vários conceitos abstraídos do presencial adaptados para se adequar as características do virtual; 2) Embora o acesso ao Ensino Superior está em ascensão, a formação de professores para atuar na EaD não atende a demanda, ou seja, é urgente a formação de docentes para a modalidade virtual, especialmente na licenciatura; 3) É preciso explorar ao máximo as possibilidades que as TDIC ofertam na EaD, no que se refere o desenvolvimento das habilidades comunicativas no ensino e aprendizagem de línguas, em especial para a produção oral, com encontros síncronos para que a interação possa ser efetiva e significativa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-04-06T13:47:52Z
2021-04-06T13:47:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204277
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/204277
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129696076922880