Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Oeste Paulista
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Educação
|
Departamento: |
Ciências Humanas
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169 |
Resumo: | This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field. |
id |
UOES_014b50ba365b11ea38d46bd6e25c9bab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/169 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Genivaldo de SouzaCPF:58323490163SANTOS, G. S.Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Luvizotto, Caroline KrausCPF:27522964873http://lattes.cnpq.br/2273673575861970CPF:30296827819http://lattes.cnpq.br/9148927909454623Kina, Vanessa Araujo Vallim2016-01-26T18:49:57Z2015-01-052014-06-27KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field.O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Instituição Educacional: Organização e Gestão, nasceu de uma inquietação em relação ao tratamento dado pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo às práticas de leitura em língua inglesa no ensino fundamental. Fomos, então, desafiados a investigar de que forma o documento oficial do estado concebe as representações de leitura e as articulam com uma escola heterogênea e diversa. Justifica-se, portanto, a necessidade de refletirmos se o currículo em questão atende às necessidades reais da escola e do aluno no que tange às práticas de leitura. Para tal, a abordagem qualitativa sustenta metodologicamente este trabalho, por meio da análise bibliográfica, que nos permite a consulta a diferentes fontes de conhecimento teórico-científico, bem como a pesquisa documental, na qual o próprio currículo do estado nos servirá de base para investigação. Nesse sentido, propomo-nos a compreender as representações de leitura e suas práticas a partir dos estudos de Roger Chartier para que, na sequência, possamos analisar em que sentidos tais representações se inserem e se articulam neste currículo. Espera-se suscitar uma reflexão que possa fundamentar ações concretas no campo da leitura.Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf: 770953 bytes, checksum: 14789a270a866aeba3f679b89962912c (MD5) Previous issue date: 2014-06-27application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/685/VANESSA_Versao%20Final%20-%20Dissertacao.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasCurrículoPráticas de leituraLíngua inglesaCurriculumReading PracticeEnglish LanguageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOReflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São PauloReflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdfapplication/pdf770953http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/1/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf14789a270a866aeba3f679b89962912cMD51TEXTVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.txtVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.txttext/plain141006http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/2/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.txtd8f30a27365cb6678f254530e1b22512MD52THUMBNAILVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.jpgVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.jpgimage/jpeg2212http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/3/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.jpge3a3e475bf216eb888065964d738314dMD53tede/1692016-01-27 01:02:39.086oai:bdtd.unoeste.br:tede/169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo. |
title |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo Kina, Vanessa Araujo Vallim Currículo Práticas de leitura Língua inglesa Curriculum Reading Practice English Language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo |
title_full |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo |
title_sort |
Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo |
author |
Kina, Vanessa Araujo Vallim |
author_facet |
Kina, Vanessa Araujo Vallim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Genivaldo de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:58323490163 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
SANTOS, G. S. |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Schmidt, Ivone Tambelli |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:19913877849 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luvizotto, Caroline Kraus |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:27522964873 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2273673575861970 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:30296827819 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9148927909454623 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kina, Vanessa Araujo Vallim |
contributor_str_mv |
Santos, Genivaldo de Souza Schmidt, Ivone Tambelli Luvizotto, Caroline Kraus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Práticas de leitura Língua inglesa |
topic |
Currículo Práticas de leitura Língua inglesa Curriculum Reading Practice English Language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Reading Practice English Language |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-06-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-26T18:49:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169 |
identifier_str_mv |
KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
2617564530193333365 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNOESTE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/1/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/2/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.txt http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/3/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14789a270a866aeba3f679b89962912c d8f30a27365cb6678f254530e1b22512 e3a3e475bf216eb888065964d738314d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1785359463974174720 |