Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Kina, Vanessa Araujo Vallim lattes
Orientador(a): Santos, Genivaldo de Souza lattes
Banca de defesa: Schmidt, Ivone Tambelli lattes, Luvizotto, Caroline Kraus lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169
Resumo: This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field.
id UOES_014b50ba365b11ea38d46bd6e25c9bab
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/169
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Santos, Genivaldo de SouzaCPF:58323490163SANTOS, G. S.Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Luvizotto, Caroline KrausCPF:27522964873http://lattes.cnpq.br/2273673575861970CPF:30296827819http://lattes.cnpq.br/9148927909454623Kina, Vanessa Araujo Vallim2016-01-26T18:49:57Z2015-01-052014-06-27KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field.O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Instituição Educacional: Organização e Gestão, nasceu de uma inquietação em relação ao tratamento dado pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo às práticas de leitura em língua inglesa no ensino fundamental. Fomos, então, desafiados a investigar de que forma o documento oficial do estado concebe as representações de leitura e as articulam com uma escola heterogênea e diversa. Justifica-se, portanto, a necessidade de refletirmos se o currículo em questão atende às necessidades reais da escola e do aluno no que tange às práticas de leitura. Para tal, a abordagem qualitativa sustenta metodologicamente este trabalho, por meio da análise bibliográfica, que nos permite a consulta a diferentes fontes de conhecimento teórico-científico, bem como a pesquisa documental, na qual o próprio currículo do estado nos servirá de base para investigação. Nesse sentido, propomo-nos a compreender as representações de leitura e suas práticas a partir dos estudos de Roger Chartier para que, na sequência, possamos analisar em que sentidos tais representações se inserem e se articulam neste currículo. Espera-se suscitar uma reflexão que possa fundamentar ações concretas no campo da leitura.Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf: 770953 bytes, checksum: 14789a270a866aeba3f679b89962912c (MD5) Previous issue date: 2014-06-27application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/685/VANESSA_Versao%20Final%20-%20Dissertacao.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasCurrículoPráticas de leituraLíngua inglesaCurriculumReading PracticeEnglish LanguageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOReflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São PauloReflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdfapplication/pdf770953http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/1/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf14789a270a866aeba3f679b89962912cMD51TEXTVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.txtVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.txttext/plain141006http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/2/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.txtd8f30a27365cb6678f254530e1b22512MD52THUMBNAILVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.jpgVANESSA_Versao Final - Dissertacao.pdf.jpgimage/jpeg2212http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/3/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.jpge3a3e475bf216eb888065964d738314dMD53tede/1692016-01-27 01:02:39.086oai:bdtd.unoeste.br:tede/169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:02:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.
title Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
spellingShingle Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
Kina, Vanessa Araujo Vallim
Currículo
Práticas de leitura
Língua inglesa
Curriculum
Reading Practice
English Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_full Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_fullStr Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
title_sort Reflexões sobre as práticas de leitura em língua estrangeira moderna inglês no currículo do Estado de São Paulo
author Kina, Vanessa Araujo Vallim
author_facet Kina, Vanessa Araujo Vallim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Genivaldo de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:58323490163
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv SANTOS, G. S.
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schmidt, Ivone Tambelli
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:19913877849
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luvizotto, Caroline Kraus
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:27522964873
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2273673575861970
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:30296827819
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9148927909454623
dc.contributor.author.fl_str_mv Kina, Vanessa Araujo Vallim
contributor_str_mv Santos, Genivaldo de Souza
Schmidt, Ivone Tambelli
Luvizotto, Caroline Kraus
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Práticas de leitura
Língua inglesa
topic Currículo
Práticas de leitura
Língua inglesa
Curriculum
Reading Practice
English Language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Reading Practice
English Language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This present dissertation, research line on Educational Institution: Management and Organization, has been raised because of some concerns related to the reading practices in English as a Second Language within the Curriculum proposal of São Paulo state. We were challenged in investigating the ways that document not only presents but also articulates the reading representations with a heterogeneous school. It is justified, then, the importance of reflecting whether or not that curriculum considers the school and the students needs concerning the reading practices. In order to have it done, the qualitative approach sustains this work, which involves a detailed bibliographic analysis, allowing us to refer to different sources of scientific knowledge and theories, and desk research, in which the curriculum itself will be used, as well. Furthermore, we intend to understand the reading representations and practices based on Roger Chartier studies, so we can analyze how they are articulated in that curriculum. Also, it will hopefully lead to create real actions on the reading field.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-27
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-26T18:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169
identifier_str_mv KINA, Vanessa Araujo Vallim. Reflecting on reading practices in English as second language within the curriculum of São Paulo.. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2617564530193333365
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/1/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/2/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.txt
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/169/3/VANESSA_Versao+Final+-+Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14789a270a866aeba3f679b89962912c
d8f30a27365cb6678f254530e1b22512
e3a3e475bf216eb888065964d738314d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359463974174720