A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/914 |
Resumo: | A presente dissertação trata de uma pesquisa sobre a influência do software Cabri-Géomètre no ensino de Geometria. Teve como objetivo verificar se o Cabri-Géomètre favorece a aprendizagem de conceitos geométricos no Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação de abordagem Fenomenológica. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Coronel Francisco Whitacker, de Anhumas SP, desenvolveu-se ao longo de 13 sessões de 50 minutos e teve como participantes 27 alunos de 7ª série, todos eles com idades entre 13 e 14 anos. Da fundamentação teórica pontuamos algumas idéias que foram tomadas como categorias de análise: a) explorar o que o aluno já sabe favorecendo a aprendizagem significativa; b) aspectos que dificultam ou impossibilitam a aprendizagem; c) a importância do contrato didático que estabelece as obrigações recíprocas do professor e do aluno; d) utilizar o computador como ferramenta para auxiliar na aprendizagem; e) permitir que o aluno descubra, pesquise e construa suas próprias idéias, dando ênfase ao conhecimento concreto segundo a abordagem construcionista; f) trabalhar a seqüência dos cinco níveis do modelo Van Hiele: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. Como resultado, constatamos que o software traz contribuições para a aprendizagem, pois ele ajuda a estabelecer um contrato didático convidativo a boas relações em sala de aula, permite a exploração de conhecimentos prévios, é um ambiente que favorece que as hipóteses sejam formuladas e testadas e também pode ser usado em um ambiente construcionista. |
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A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamentalMathematics Education and the software Cabri: a research-action with students from 7th grade of Elementary SchoolFormação de ConceitosSoftwareCabri-GéomètrePesquisa - Ação em educaçãoConcepts FormationAction research in educationCabri-GéomètreCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação trata de uma pesquisa sobre a influência do software Cabri-Géomètre no ensino de Geometria. Teve como objetivo verificar se o Cabri-Géomètre favorece a aprendizagem de conceitos geométricos no Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação de abordagem Fenomenológica. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Coronel Francisco Whitacker, de Anhumas SP, desenvolveu-se ao longo de 13 sessões de 50 minutos e teve como participantes 27 alunos de 7ª série, todos eles com idades entre 13 e 14 anos. Da fundamentação teórica pontuamos algumas idéias que foram tomadas como categorias de análise: a) explorar o que o aluno já sabe favorecendo a aprendizagem significativa; b) aspectos que dificultam ou impossibilitam a aprendizagem; c) a importância do contrato didático que estabelece as obrigações recíprocas do professor e do aluno; d) utilizar o computador como ferramenta para auxiliar na aprendizagem; e) permitir que o aluno descubra, pesquise e construa suas próprias idéias, dando ênfase ao conhecimento concreto segundo a abordagem construcionista; f) trabalhar a seqüência dos cinco níveis do modelo Van Hiele: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. Como resultado, constatamos que o software traz contribuições para a aprendizagem, pois ele ajuda a estabelecer um contrato didático convidativo a boas relações em sala de aula, permite a exploração de conhecimentos prévios, é um ambiente que favorece que as hipóteses sejam formuladas e testadas e também pode ser usado em um ambiente construcionista.The present work is a research about the influence of the software Cabri-Géomètre in Geometry teaching. It has as goal to verify if Cabri-Géomètre collaborates with the learning of geometric concepts in Ensino Fundamental. The adopted methodology was of qualitative nature of the kind research-action of Phenomenologic approach. The research was accomplished in the State School Colonel Francisco Whitacker, in Anhumas SP, it was developed in 13 sessions of 50 minutes and it had as participants 27 students from 7th grade, all them with ages among 13 and 14 years. About the theoretical foundation we punctuated some ideas that were taken as categories of analysis: a) explore what the student have already known collaborating the significative learning; b) aspects that difficults or makes impossible the learning; c) the importance of the didactic contract which establishes teacher and student s reciprocal obligations; d) use the computer as tool to help on the learning; e) allow the student to discover and construct his own ideas, giving emphasis to the concrete knowledge according to the construcionist approach; f) work the sequence of five levels of the model Van Hiele: visualization, analysis, informal deduction, formal deduction and inflexibility. As result, we verify that the software brings contributions to the learning because it helps to establish na inviting didactic contract for good terms in classroom, allows the exploration of previous knowledge, it is na environment that helps the hypothesis be formulated and testified and it also can be used in a construcionist environment.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Dalmas, José CarlosCPF:20947720987http://lattes.cnpq.br/0985960920308568Delatorre, Paula Cristiane Stuchi2016-07-18T17:54:23Z2007-08-272007-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDELATORRE, Paula Cristiane Stuchi. Mathematics Education and the software Cabri: a research-action with students from 7th grade of Elementary School. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:36Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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