A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Delatorre, Paula Cristiane Stuchi
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/914
Resumo: A presente dissertação trata de uma pesquisa sobre a influência do software Cabri-Géomètre no ensino de Geometria. Teve como objetivo verificar se o Cabri-Géomètre favorece a aprendizagem de conceitos geométricos no Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação de abordagem Fenomenológica. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Coronel Francisco Whitacker, de Anhumas SP, desenvolveu-se ao longo de 13 sessões de 50 minutos e teve como participantes 27 alunos de 7ª série, todos eles com idades entre 13 e 14 anos. Da fundamentação teórica pontuamos algumas idéias que foram tomadas como categorias de análise: a) explorar o que o aluno já sabe favorecendo a aprendizagem significativa; b) aspectos que dificultam ou impossibilitam a aprendizagem; c) a importância do contrato didático que estabelece as obrigações recíprocas do professor e do aluno; d) utilizar o computador como ferramenta para auxiliar na aprendizagem; e) permitir que o aluno descubra, pesquise e construa suas próprias idéias, dando ênfase ao conhecimento concreto segundo a abordagem construcionista; f) trabalhar a seqüência dos cinco níveis do modelo Van Hiele: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. Como resultado, constatamos que o software traz contribuições para a aprendizagem, pois ele ajuda a estabelecer um contrato didático convidativo a boas relações em sala de aula, permite a exploração de conhecimentos prévios, é um ambiente que favorece que as hipóteses sejam formuladas e testadas e também pode ser usado em um ambiente construcionista.
id UOES_34374f4863434b5724bfe9c623bef7c5
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/914
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamentalMathematics Education and the software Cabri: a research-action with students from 7th grade of Elementary SchoolFormação de ConceitosSoftwareCabri-GéomètrePesquisa - Ação em educaçãoConcepts FormationAction research in educationCabri-GéomètreCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação trata de uma pesquisa sobre a influência do software Cabri-Géomètre no ensino de Geometria. Teve como objetivo verificar se o Cabri-Géomètre favorece a aprendizagem de conceitos geométricos no Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação de abordagem Fenomenológica. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Coronel Francisco Whitacker, de Anhumas SP, desenvolveu-se ao longo de 13 sessões de 50 minutos e teve como participantes 27 alunos de 7ª série, todos eles com idades entre 13 e 14 anos. Da fundamentação teórica pontuamos algumas idéias que foram tomadas como categorias de análise: a) explorar o que o aluno já sabe favorecendo a aprendizagem significativa; b) aspectos que dificultam ou impossibilitam a aprendizagem; c) a importância do contrato didático que estabelece as obrigações recíprocas do professor e do aluno; d) utilizar o computador como ferramenta para auxiliar na aprendizagem; e) permitir que o aluno descubra, pesquise e construa suas próprias idéias, dando ênfase ao conhecimento concreto segundo a abordagem construcionista; f) trabalhar a seqüência dos cinco níveis do modelo Van Hiele: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. Como resultado, constatamos que o software traz contribuições para a aprendizagem, pois ele ajuda a estabelecer um contrato didático convidativo a boas relações em sala de aula, permite a exploração de conhecimentos prévios, é um ambiente que favorece que as hipóteses sejam formuladas e testadas e também pode ser usado em um ambiente construcionista.The present work is a research about the influence of the software Cabri-Géomètre in Geometry teaching. It has as goal to verify if Cabri-Géomètre collaborates with the learning of geometric concepts in Ensino Fundamental. The adopted methodology was of qualitative nature of the kind research-action of Phenomenologic approach. The research was accomplished in the State School Colonel Francisco Whitacker, in Anhumas SP, it was developed in 13 sessions of 50 minutes and it had as participants 27 students from 7th grade, all them with ages among 13 and 14 years. About the theoretical foundation we punctuated some ideas that were taken as categories of analysis: a) explore what the student have already known collaborating the significative learning; b) aspects that difficults or makes impossible the learning; c) the importance of the didactic contract which establishes teacher and student s reciprocal obligations; d) use the computer as tool to help on the learning; e) allow the student to discover and construct his own ideas, giving emphasis to the concrete knowledge according to the construcionist approach; f) work the sequence of five levels of the model Van Hiele: visualization, analysis, informal deduction, formal deduction and inflexibility. As result, we verify that the software brings contributions to the learning because it helps to establish na inviting didactic contract for good terms in classroom, allows the exploration of previous knowledge, it is na environment that helps the hypothesis be formulated and testified and it also can be used in a construcionist environment.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Dalmas, José CarlosCPF:20947720987http://lattes.cnpq.br/0985960920308568Delatorre, Paula Cristiane Stuchi2016-07-18T17:54:23Z2007-08-272007-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDELATORRE, Paula Cristiane Stuchi. Mathematics Education and the software Cabri: a research-action with students from 7th grade of Elementary School. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:36Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
Mathematics Education and the software Cabri: a research-action with students from 7th grade of Elementary School
title A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
spellingShingle A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
Delatorre, Paula Cristiane Stuchi
Formação de Conceitos
Software
Cabri-Géomètre
Pesquisa - Ação em educação
Concepts Formation
Action research in education
Cabri-Géomètre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
title_full A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
title_fullStr A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
title_full_unstemmed A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
title_sort A Educação Matemática e o software Cabri: uma pesquisa-ação com alunos de 7ª série do ensino fundamental
author Delatorre, Paula Cristiane Stuchi
author_facet Delatorre, Paula Cristiane Stuchi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Dalmas, José Carlos
CPF:20947720987
http://lattes.cnpq.br/0985960920308568
dc.contributor.author.fl_str_mv Delatorre, Paula Cristiane Stuchi
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Conceitos
Software
Cabri-Géomètre
Pesquisa - Ação em educação
Concepts Formation
Action research in education
Cabri-Géomètre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de Conceitos
Software
Cabri-Géomètre
Pesquisa - Ação em educação
Concepts Formation
Action research in education
Cabri-Géomètre
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação trata de uma pesquisa sobre a influência do software Cabri-Géomètre no ensino de Geometria. Teve como objetivo verificar se o Cabri-Géomètre favorece a aprendizagem de conceitos geométricos no Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação de abordagem Fenomenológica. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Coronel Francisco Whitacker, de Anhumas SP, desenvolveu-se ao longo de 13 sessões de 50 minutos e teve como participantes 27 alunos de 7ª série, todos eles com idades entre 13 e 14 anos. Da fundamentação teórica pontuamos algumas idéias que foram tomadas como categorias de análise: a) explorar o que o aluno já sabe favorecendo a aprendizagem significativa; b) aspectos que dificultam ou impossibilitam a aprendizagem; c) a importância do contrato didático que estabelece as obrigações recíprocas do professor e do aluno; d) utilizar o computador como ferramenta para auxiliar na aprendizagem; e) permitir que o aluno descubra, pesquise e construa suas próprias idéias, dando ênfase ao conhecimento concreto segundo a abordagem construcionista; f) trabalhar a seqüência dos cinco níveis do modelo Van Hiele: visualização, análise, dedução informal, dedução formal e rigor. Como resultado, constatamos que o software traz contribuições para a aprendizagem, pois ele ajuda a estabelecer um contrato didático convidativo a boas relações em sala de aula, permite a exploração de conhecimentos prévios, é um ambiente que favorece que as hipóteses sejam formuladas e testadas e também pode ser usado em um ambiente construcionista.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-27
2007-01-26
2016-07-18T17:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELATORRE, Paula Cristiane Stuchi. Mathematics Education and the software Cabri: a research-action with students from 7th grade of Elementary School. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/914
identifier_str_mv DELATORRE, Paula Cristiane Stuchi. Mathematics Education and the software Cabri: a research-action with students from 7th grade of Elementary School. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306131512328192