Educação em valores: uma experiência transversal no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Jacon, Valéria Anésia Brumatti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/980
Resumo: Esta dissertação foi apresentada e defendida no Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador (UNOESTE). A convivência harmônica nas relações escolares, diante dos conflitos que se apresentam no cenário educacional, é importante para um clima escolar saudável. Assim, tem-se observado iniciativas por parte das escolas, embora às vezes assistemáticas, de projetos de convivência democrática que requerem aperfeiçoamento e inserção de novas práticas morais. E, como objetivo, esta pesquisa procurou analisar uma experiência de educação em valores com professores e discutir dilemas morais (LIND) com alunos do Ensino Fundamental II como possibilidades de desenvolvimento da autonomia moral. Os referenciais teóricos utilizados foram: Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Georg Lind, no que se refere ao desenvolvimento moral e Josep Maria Puig referente às práticas morais. Realizada segundo a abordagem qualitativa descritiva, de natureza fenomenológica do tipo Estudo de Caso intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolveram a recolha de dados, utilizando-se de entrevistas com roteiro semiestruturado para 03 professores do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) do Projeto Viver Valores de uma escola da rede estadual de uma cidade do interior paulista; da discussão de um dilema com os alunos e seu respectivo professor do 6º ano do Ensino Fundamental II; 05 alunos do Ensino Fundamental II escolhidos por sorteio para entrevista pós dilema e análise documental. A interpretação e discussão dos dados foram trabalhadas por meio da Análise de Conteúdo. As respostas recolhidas foram separadas por categorias e subcategorias. Os resultados sinalizam que, embora ainda exista certa resistência e receio por parte de alguns profissionais em se envolverem em projetos e práticas direcionadas a uma educação em valores, pode-se observar que, desde que façam parte da cultura escolar, projetos com temas transversais que contemplem a construção de valores e outras práticas morais, como a discussão de dilemas, são possíveis e podem favorecer a autonomia moral e um clima escolar favorável a uma convivência mais democrática, na qual prevaleça o respeito, a cooperação e a justiça. Esperamos que esta pesquisa sirva de base para outros estudos sobre projetos de Educação em Valores e a utilização de práticas morais como a discussão de dilemas como formas de contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral, da habilidade argumentativa e da prática de valores essenciais para as relações interpessoais, ampliando as discussões aqui iniciadas.
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E, como objetivo, esta pesquisa procurou analisar uma experiência de educação em valores com professores e discutir dilemas morais (LIND) com alunos do Ensino Fundamental II como possibilidades de desenvolvimento da autonomia moral. Os referenciais teóricos utilizados foram: Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Georg Lind, no que se refere ao desenvolvimento moral e Josep Maria Puig referente às práticas morais. Realizada segundo a abordagem qualitativa descritiva, de natureza fenomenológica do tipo Estudo de Caso intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolveram a recolha de dados, utilizando-se de entrevistas com roteiro semiestruturado para 03 professores do Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) do Projeto Viver Valores de uma escola da rede estadual de uma cidade do interior paulista; da discussão de um dilema com os alunos e seu respectivo professor do 6º ano do Ensino Fundamental II; 05 alunos do Ensino Fundamental II escolhidos por sorteio para entrevista pós dilema e análise documental. A interpretação e discussão dos dados foram trabalhadas por meio da Análise de Conteúdo. As respostas recolhidas foram separadas por categorias e subcategorias. Os resultados sinalizam que, embora ainda exista certa resistência e receio por parte de alguns profissionais em se envolverem em projetos e práticas direcionadas a uma educação em valores, pode-se observar que, desde que façam parte da cultura escolar, projetos com temas transversais que contemplem a construção de valores e outras práticas morais, como a discussão de dilemas, são possíveis e podem favorecer a autonomia moral e um clima escolar favorável a uma convivência mais democrática, na qual prevaleça o respeito, a cooperação e a justiça. Esperamos que esta pesquisa sirva de base para outros estudos sobre projetos de Educação em Valores e a utilização de práticas morais como a discussão de dilemas como formas de contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral, da habilidade argumentativa e da prática de valores essenciais para as relações interpessoais, ampliando as discussões aqui iniciadas.This dissertation (Master of Education) was presented and argued at Master in Education from University of the Western São Paulo – Concentration Area: Educational Institution and Educator Formation (UNOESTE). The harmonic coexistence in the scholar relations, in front of the conflicts that are presented in the educational landscape, it’s important to a healthy school climate. Thus, it has been observed initiatives by the schools, although sometimes unsystematics, of democratic coexistence projects that require improvement and insertion of new moral practices. And, as objective, this research sought analyse an experience of values learning with teachers and discuss moral dilemmas (LIND) with students of the Fundamental Teaching II how possibilities of development of the moral autonomy. The theoretical frameworks used were: Jean Piaget, Lawrence Kohlberg and Georg Lind, in what refers the moral development and Josep Maria Puig referred to moral practices. It was realized according to the qualitative descriptive approach of phenomenological nature of the intrinsic study case. The methodological procedures involved the data collecting, using the semistructured data interview to three teachers of the Fundamental Teaching II (6º and 7º years); of the Live Values Project of a school of the state network of a São Paulo country city; of the dilemma discussion with the students and their respective teacher of the 6º year of the Fundamental Teaching II; 05 students of the Fundamental Teaching II chosen by raffle to interview after dilemma and documental analysis. The interpretation and discussion of the data were worked by means of the Content Analysis. The answers collected were separated in categories and subcategories. The results signal that, although still exists some resistance and fear by some professionals in involving themselves in projects and practices directed to a value education, it could be observe that, from that they are part of the school culture, projects with transversal themes that contemplate the building values and other moral practices, as the dilemma discussion, are possible and may favor the moral autonomy development and a favorable school climate, a more democratic coexistence, in which prevails the respect, the cooperation and the justice. We hope this research serves how basis to other studies about the development of values education projects and the utilization of moral practices as the dilemma discussion how forms of contribution to the development of the moral autonomy, of the argumentative skill and of the essential values practice to the interpersonal relations, expanding the discussions here startedUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoDias, Carmen Lúciahttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868Ruiz, Adriano Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782Bataglia, Patrícia Unger Raphaelhttp://lattes.cnpq.br/4823936738852264Jacon, Valéria Anésia Brumatti2016-09-08T23:34:16Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJACON, Valéria Anésia Brumatti. Educação em valores: uma experiência transversal no ensino fundamental II. 2016. 212 fs. 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