Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Selis, Plinio Sabino
Orientador(a): Cardoso, Sônia Maria Vicente lattes
Banca de defesa: Silva, Diva Lea Batista da lattes, Schmidt, Ivone Tambelli lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/47
Resumo: The survey aimed to identify the level of understanding in reading and strategies for learning in universities, establishing comparisons between students and beginners concluintes the course of an IES Lyrics of the interior of the state of Tocantins (N = 80). The instruments used to gather data were Text Scheduled in Cloze and Scale of Assessment of Strategies for Learning. The results showed that with respect to understanding in reading, the majority of subjects (42%) presents serious difficulties, with no statistically significant differences between the classes of periods. With regard to strategies for learning it was found that students of Term 1 (Beginners) have an average of more significant positive strategies that the subject of the 8 th Period (Concluintes). It is suggested the holding of other studies that explore more widely in understanding the relationship between reading and learning strategies, and evaluate the effectiveness of programmes remediativos of reading with students.
id UOES_762a2dde3029c382c0bb22a4c805c681
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/47
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Cardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Silva, Diva Lea Batista daCPF:89384075868http://lattes.cnpq.br/0127226341840518Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659CPF:10959262172Selis, Plinio Sabino2016-01-26T18:49:35Z2010-10-012008-06-11SELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/47The survey aimed to identify the level of understanding in reading and strategies for learning in universities, establishing comparisons between students and beginners concluintes the course of an IES Lyrics of the interior of the state of Tocantins (N = 80). The instruments used to gather data were Text Scheduled in Cloze and Scale of Assessment of Strategies for Learning. The results showed that with respect to understanding in reading, the majority of subjects (42%) presents serious difficulties, with no statistically significant differences between the classes of periods. With regard to strategies for learning it was found that students of Term 1 (Beginners) have an average of more significant positive strategies that the subject of the 8 th Period (Concluintes). It is suggested the holding of other studies that explore more widely in understanding the relationship between reading and learning strategies, and evaluate the effectiveness of programmes remediativos of reading with students.A pesquisa teve como objetivo identificar o nível de compreensão em leitura e as estratégias de aprendizagem em universitários, estabelecendo comparações entre alunos iniciantes e concluintes do Curso de Letras de uma IES do interior do Estado do Tocantins (N=80). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram Texto Programado em Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que, com relação à compreensão em leitura, a maioria dos sujeitos (42%) apresenta sérias dificuldades, não havendo diferenças estatisticamente significantes entre as turmas dos Períodos. Com relação às estratégias de aprendizagem verificou-se que os alunos do 1º Período (Iniciantes) apresentam uma média mais significativa de estratégias positivas do que os sujeitos do 8º Período (Concluintes). Sugere-se a realização de outros estudos que explorem mais amplamente a relação entre compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem, bem como avaliem a eficácia de programas remediativos de leitura com estudantes universitários.Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 529853 bytes, checksum: af572056683ba0bfa619de3c0e11aed7 (MD5) Previous issue date: 2008-06-11application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/481/dissertacao.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências HumanasCompreensão em LeituraEstratégias de AprendizagemUnderstanding in ReadingStrategies for LearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCompreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitáriosUnderstanding in reading and strategies for learning in universityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALdissertacao.pdfapplication/pdf529853http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/47/1/dissertacao.pdfaf572056683ba0bfa619de3c0e11aed7MD51THUMBNAILdissertacao.pdf.jpgdissertacao.pdf.jpgimage/jpeg2116http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/47/2/dissertacao.pdf.jpgd44afff4ed932a5eb17dff47473fc043MD52tede/472016-01-27 01:00:24.323oai:bdtd.unoeste.br:tede/47Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:00:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Understanding in reading and strategies for learning in university
title Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
spellingShingle Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
Selis, Plinio Sabino
Compreensão em Leitura
Estratégias de Aprendizagem
Understanding in Reading
Strategies for Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_full Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_fullStr Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_full_unstemmed Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
title_sort Compreensão em leitura e estratégias de aprendizagem em universitários
author Selis, Plinio Sabino
author_facet Selis, Plinio Sabino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Sônia Maria Vicente
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:42497558868
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1875954902451909
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Diva Lea Batista da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:89384075868
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0127226341840518
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schmidt, Ivone Tambelli
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:19913877849
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:10959262172
dc.contributor.author.fl_str_mv Selis, Plinio Sabino
contributor_str_mv Cardoso, Sônia Maria Vicente
Silva, Diva Lea Batista da
Schmidt, Ivone Tambelli
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão em Leitura
Estratégias de Aprendizagem
topic Compreensão em Leitura
Estratégias de Aprendizagem
Understanding in Reading
Strategies for Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Understanding in Reading
Strategies for Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The survey aimed to identify the level of understanding in reading and strategies for learning in universities, establishing comparisons between students and beginners concluintes the course of an IES Lyrics of the interior of the state of Tocantins (N = 80). The instruments used to gather data were Text Scheduled in Cloze and Scale of Assessment of Strategies for Learning. The results showed that with respect to understanding in reading, the majority of subjects (42%) presents serious difficulties, with no statistically significant differences between the classes of periods. With regard to strategies for learning it was found that students of Term 1 (Beginners) have an average of more significant positive strategies that the subject of the 8 th Period (Concluintes). It is suggested the holding of other studies that explore more widely in understanding the relationship between reading and learning strategies, and evaluate the effectiveness of programmes remediativos of reading with students.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-11
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-26T18:49:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/47
identifier_str_mv SELIS, Plinio Sabino. Understanding in reading and strategies for learning in university. 2008. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2617564530193333365
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/47/1/dissertacao.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/47/2/dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af572056683ba0bfa619de3c0e11aed7
d44afff4ed932a5eb17dff47473fc043
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359463126925312