O ensino dos números reais na formação do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Cunha, Cleber Luiz da lattes
Orientador(a): Ruiz, Adriano Rodrigues lattes
Banca de defesa: Morelatti, Maria Raquel Miotto lattes, Gebran, Raimunda Abou lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912
Resumo: Research developed in the Master s Degree in Education at UNOESTE, in the Line of Research Training and Pedagogical Practice of Teacher Professional, with the objective of analyzing how is laid down and as if the teaching of Real numbers in the training of Mathematics professor of basic school. For its development, qualitative approach was adopted, characterized as a case study. The data collection occurred in the Course of Mathematics from the region of Presidente Prudente - SP, counting documentary analysis and, also, semi-structured interviews applied to four teachers of the course. The documentary study focused on the pedagogical project of the course and the plans for the teaching of disciplines. To analyze both the documents regarding the interviews content analysis was used. In the construction of its theoretical foundation, Gaston Bachelard was the author who has brought more prominent contribution. The results indicated the need to reassess the planning of actions regarding the teaching of actual numbers, aiming at the vocational training of a teacher who will act in basic school.
id UOES_9f9fbd33ad166fbfa7424e4f24ff7610
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/912
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Morelatti, Maria Raquel MiottoCPF:05872446829http://lattes.cnpq.br/5074643701525672Gebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364CPF:16750295800http://lattes.cnpq.br/7147091574374450Cunha, Cleber Luiz da2016-07-18T17:54:23Z2014-11-122014-04-02CUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912Research developed in the Master s Degree in Education at UNOESTE, in the Line of Research Training and Pedagogical Practice of Teacher Professional, with the objective of analyzing how is laid down and as if the teaching of Real numbers in the training of Mathematics professor of basic school. For its development, qualitative approach was adopted, characterized as a case study. The data collection occurred in the Course of Mathematics from the region of Presidente Prudente - SP, counting documentary analysis and, also, semi-structured interviews applied to four teachers of the course. The documentary study focused on the pedagogical project of the course and the plans for the teaching of disciplines. To analyze both the documents regarding the interviews content analysis was used. In the construction of its theoretical foundation, Gaston Bachelard was the author who has brought more prominent contribution. The results indicated the need to reassess the planning of actions regarding the teaching of actual numbers, aiming at the vocational training of a teacher who will act in basic school.Trata-se de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Unoeste, na Linha de Pesquisa Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, que objetivou analisar como é previsto e como se dá o ensino dos números Reais num curso de formação de professor de Matemática da escola básica. Para seu desenvolvimento, adotou-se abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. A recolha de dados ocorreu num Curso de Licenciatura em Matemática da região de Presidente Prudente - SP, contando análise documental e, também, entrevistas semiestruturadas aplicadas a quatro docentes do curso. O estudo documental focalizou o projeto pedagógico do curso e os planos de ensino das disciplinas. Para analisar tanto os documentos quanto as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Na construção de sua fundamentação teórica, Gaston Bachelard foi o autor que trouxe contribuição mais destacada. Os resultados indicaram a necessidade de reavaliar o planejamento das ações quanto ao ensino dos números reais, visando à formação profissional de um professor que irá atuar na escola básica.Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf: 439601 bytes, checksum: 2cec84ae5bb849a177bf3e3f7baadd4c (MD5) Previous issue date: 2014-04-02application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1468/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências Humanasnúmeros reaisformação do professor de Matemáticaeducação matemáticaprática docenteepistemologia de Bachelardreal numberstraining of teachers of Mathematicsmathematics educationteaching practiceepistemology of BachelardCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino dos números reais na formação do professor de matemáticaThe teaching of the real numbers in mathematics teacher traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALDISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdfapplication/pdf439601http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/912/1/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf2cec84ae5bb849a177bf3e3f7baadd4cMD51TEXTDISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.txtDISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.txttext/plain237235http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/912/2/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.txt7a1812c2e6eb428136d5c28c94f3164aMD52THUMBNAILDISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.jpgDISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.jpgimage/jpeg2158http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/912/3/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.jpgcffa64f9aae758c0bdc064b5c240ec51MD53tede/9122016-07-19 01:00:18.463oai:bdtd.unoeste.br:tede/912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The teaching of the real numbers in mathematics teacher training
title O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
spellingShingle O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
Cunha, Cleber Luiz da
números reais
formação do professor de Matemática
educação matemática
prática docente
epistemologia de Bachelard
real numbers
training of teachers of Mathematics
mathematics education
teaching practice
epistemology of Bachelard
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_full O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_fullStr O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_full_unstemmed O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
title_sort O ensino dos números reais na formação do professor de matemática
author Cunha, Cleber Luiz da
author_facet Cunha, Cleber Luiz da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:19134428887
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Morelatti, Maria Raquel Miotto
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:05872446829
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5074643701525672
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:12107141835
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:16750295800
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7147091574374450
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cleber Luiz da
contributor_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
Morelatti, Maria Raquel Miotto
Gebran, Raimunda Abou
dc.subject.por.fl_str_mv números reais
formação do professor de Matemática
educação matemática
prática docente
epistemologia de Bachelard
topic números reais
formação do professor de Matemática
educação matemática
prática docente
epistemologia de Bachelard
real numbers
training of teachers of Mathematics
mathematics education
teaching practice
epistemology of Bachelard
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv real numbers
training of teachers of Mathematics
mathematics education
teaching practice
epistemology of Bachelard
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Research developed in the Master s Degree in Education at UNOESTE, in the Line of Research Training and Pedagogical Practice of Teacher Professional, with the objective of analyzing how is laid down and as if the teaching of Real numbers in the training of Mathematics professor of basic school. For its development, qualitative approach was adopted, characterized as a case study. The data collection occurred in the Course of Mathematics from the region of Presidente Prudente - SP, counting documentary analysis and, also, semi-structured interviews applied to four teachers of the course. The documentary study focused on the pedagogical project of the course and the plans for the teaching of disciplines. To analyze both the documents regarding the interviews content analysis was used. In the construction of its theoretical foundation, Gaston Bachelard was the author who has brought more prominent contribution. The results indicated the need to reassess the planning of actions regarding the teaching of actual numbers, aiming at the vocational training of a teacher who will act in basic school.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-18T17:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912
identifier_str_mv CUNHA, Cleber Luiz da. The teaching of the real numbers in mathematics teacher training. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2014.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/912/1/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/912/2/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.txt
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/912/3/DISSERTACAO_CLEBER_EDBIBLIOTECA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cec84ae5bb849a177bf3e3f7baadd4c
7a1812c2e6eb428136d5c28c94f3164a
cffa64f9aae758c0bdc064b5c240ec51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359470004535296