Mediação de conflitos e aprendizagem de práticas morais: estratégias de prevenção em uma escola pública do Estado de São Paulo
Ano de defesa: | 2018 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação Brasil UNOESTE |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Resumo: | Esta dissertação foi apresentada e defendida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador (UNOESTE). A violência tem sido considerada foco preponderante quando as discussões giram em torno dos conflitos recorrentes do âmbito escolar. Foi inserida no Estado de São Paulo, a função do Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC). Suas atribuições consistem precipuamente em caráter preventivo. Entretanto, observei que devido, a enorme demanda de ocorrências cotidianas, suas intervenções tem sido, em sua maioria, em caráter curativo, ou seja, intervindo para apaziguar, um conflito já iniciado. Alterada pelas SE 74/2016 e 02/2017, a função passa a ser exercida em alguns casos, pelo vice-diretor ou em parceria dele. O objetivo geral da pesquisa foi analisar práticas de mediação de conflitos desenvolvidas em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, com vistas à prevenção. Assumiu-se como objetivos específicos: identificar e analisar práticas dos agentes escolares (Diretor, Vice-diretor, Coordenadores Pedagógicos e PMEC) em relação ao modo como cada um pensa o seu papel na mediação de conflitos e prevenção da violência na escola; identificar e analisar as práticas de prevenção da violência desenvolvidas na escola e suas possíveis correspondências com ações voltadas para o desenvolvimento da autonomia e da moralidade. Esta pesquisa foi realizada segundo a abordagem qualitativa descritiva de natureza fenomenológica do tipo Estudo de Caso Intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolveram a recolha de dados, utilizando-se do acompanhamento do PMEC em seus procedimentos cotidianos, de uma escola estadual de Ensino Fundamental II e Médio, de uma cidade de médio porte do interior paulista; análise documental do Caderno de Ocorrências Interno; entrevistas semiestruturadas para o Diretor, Vice-diretor, Coordenadores Pedagógicos e o Professor Mediador da mesma escola. A análise e discussão dos dados foram trabalhados por meio da interpretação das respostas atribuídas (escritas e orais) obtidas nas entrevistas; as quais foram separadas e relacionadas com os objetivos propostos pela pesquisa. Os resultados sinalizam que a maior parte das incidências de violências na escola são as incivilidades (ou microviolências) e que embora exista a necessidade de um aprofundamento na temática da violência, essencial também se faz a necessidade de um aprofundamento teórico-prático na aprendizagem das práticas morais, concluindo que as mesmas, em especial, as assembléias, favorecem o processo de desenvolvimento do aluno, contribuindo conseqüentemente no desenvolvimento da autonomia moral. Esperamos que esta pesquisa sirva de base para outros estudos sobre projetos de prevenção de conflitos e a utilização de práticas morais como formas de contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral, da habilidade argumentativa e da prática de valores essenciais para as relações interpessoais, ampliando as discussões aqui iniciadas. |
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Mediação de conflitos e aprendizagem de práticas morais: estratégias de prevenção em uma escola pública do Estado de São PauloMediation of conflicts and learning of moral practices: strategies for prevention in a public school in the State of São PauloViolência escolarMediação de conflitosPráticas moraisEnsinos Fundamental II e MédioMediation of conflictsMoral practicesPrimary and Secondary EducationSchool violenceCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação foi apresentada e defendida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista - Área de concentração: Instituição Educacional e Formação do Educador (UNOESTE). A violência tem sido considerada foco preponderante quando as discussões giram em torno dos conflitos recorrentes do âmbito escolar. Foi inserida no Estado de São Paulo, a função do Professor Mediador Escolar e Comunitário (PMEC). Suas atribuições consistem precipuamente em caráter preventivo. Entretanto, observei que devido, a enorme demanda de ocorrências cotidianas, suas intervenções tem sido, em sua maioria, em caráter curativo, ou seja, intervindo para apaziguar, um conflito já iniciado. Alterada pelas SE 74/2016 e 02/2017, a função passa a ser exercida em alguns casos, pelo vice-diretor ou em parceria dele. O objetivo geral da pesquisa foi analisar práticas de mediação de conflitos desenvolvidas em uma Escola da Rede Estadual de Ensino, com vistas à prevenção. Assumiu-se como objetivos específicos: identificar e analisar práticas dos agentes escolares (Diretor, Vice-diretor, Coordenadores Pedagógicos e PMEC) em relação ao modo como cada um pensa o seu papel na mediação de conflitos e prevenção da violência na escola; identificar e analisar as práticas de prevenção da violência desenvolvidas na escola e suas possíveis correspondências com ações voltadas para o desenvolvimento da autonomia e da moralidade. Esta pesquisa foi realizada segundo a abordagem qualitativa descritiva de natureza fenomenológica do tipo Estudo de Caso Intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolveram a recolha de dados, utilizando-se do acompanhamento do PMEC em seus procedimentos cotidianos, de uma escola estadual de Ensino Fundamental II e Médio, de uma cidade de médio porte do interior paulista; análise documental do Caderno de Ocorrências Interno; entrevistas semiestruturadas para o Diretor, Vice-diretor, Coordenadores Pedagógicos e o Professor Mediador da mesma escola. A análise e discussão dos dados foram trabalhados por meio da interpretação das respostas atribuídas (escritas e orais) obtidas nas entrevistas; as quais foram separadas e relacionadas com os objetivos propostos pela pesquisa. Os resultados sinalizam que a maior parte das incidências de violências na escola são as incivilidades (ou microviolências) e que embora exista a necessidade de um aprofundamento na temática da violência, essencial também se faz a necessidade de um aprofundamento teórico-prático na aprendizagem das práticas morais, concluindo que as mesmas, em especial, as assembléias, favorecem o processo de desenvolvimento do aluno, contribuindo conseqüentemente no desenvolvimento da autonomia moral. Esperamos que esta pesquisa sirva de base para outros estudos sobre projetos de prevenção de conflitos e a utilização de práticas morais como formas de contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral, da habilidade argumentativa e da prática de valores essenciais para as relações interpessoais, ampliando as discussões aqui iniciadas.This dissertation was presented and defended in the Master's Program in Education of the Universidade do Oeste Paulista - Concentration Area: Educational Institution and Educator's Training (UNOESTE). Violence has been considered a preponderant focus when discussions revolve around recurrent conflicts within the school environment. The function of the School and Community Mediator (PMEC) was inserted in the State of São Paulo. Its attributions are primarily preventive in character. However, I have observed that due to the enormous demand for daily occurrences, its interventions have mostly been curative, that is, intervening to appease a conflict already started. Amended by SE 74/2016 and 02/2017, the function will be exercised in some cases by the deputy director or in his partnership. The general objective of the research was to analyze practices of conflict mediation developed in a School of the State Education Network, with a view to prevention. Specific objectives were to identify and analyze practices of school agents (Director, Deputy Director, Pedagogical Coordinators and PMEC) regarding the way each one thinks about their role in conflict mediation and prevention of violence in school; identify and analyze the violence prevention practices developed in the school and their possible correspondence with actions aimed at the development of autonomy and morality. This research was carried out according to the descriptive qualitative approach of the Intrinsic Case Study type. The methodological procedures involved the collection of data, using PMEC monitoring in its daily procedures, of a state school of Primary and Secondary Education, of a medium-sized city in the interior of São Paulo; documentary analysis of the Internal Occurrences Book; semi-structured interviews for the Director, Deputy Director, Pedagogical Coordinators and the Mediator of the same school. The analysis and discussion of the data were worked through the interpretation of the attributed answers (written and oral) obtained in the interviews; which were separated and related to the objectives proposed by the research. The results indicate that most of the incidences of violence in the school are incivilities (or microviolence) and that although there is a need for a deepening of the issue of violence, there is also a need for a theoretical-practical deepening in the learning of practices moral, concluding that the same, especially the assemblies, favor the process of student development, thus contributing to the development of moral autonomy. We hope that this research will serve as a basis for other studies on conflict prevention projects and the use of moral practices as ways of contributing to the development of moral autonomy, argumentative ability and practice of values essential for interpersonal relations, expanding discussions started here.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoDias, Carmen Lúciahttps://orcid.org/0000-0002-6521-8209http://lattes.cnpq.br/5779371067985868Francisco, Marcos Viniciushttps://orcid.org/0000-0002-5410-2374http://lattes.cnpq.br/7996858773030239Moreira , Maria de Fátima Salumhttp://lattes.cnpq.br/4510140191730970MENDES, Natalie Perez2021-04-06T12:17:11Z2018-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Natalie Perez. Mediação de conflitos e aprendizagem de práticas morais: estratégias de prevenção em uma escola pública do Estado de São Paulo. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1326porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2021-04-07T04:00:25Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2021-04-07T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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