A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Alves, Marcelo José
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807
Resumo: A educação formal, realizada nas escolas, sofre com a crescente fragmentação e especialização das disciplinas, o que dificulta a construção do conhecimento contextualizado, que contemple as necessidades da formação integral do aluno. A interdisciplinaridade, busca desenvolver, por meio da ação docente, a globalização e a significação do conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas na busca de uma interação que permita a cooperação de conteúdos, métodos e conceitos. A Educação Física por suas características e conteúdos específicos, vem assumir sua responsabilidade educacional colaborando neste processo. A presente pesquisa, intitulada A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental , teve como objetivos analisar os conhecimentos e as ações interdisciplinares implementadas por professoras do ensino fundamental, analisar ações interdisciplinares propostas para as professoras de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e o professor de Educação Física, além de verificar a influência deste trabalho interdisciplinar na ação docente. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, pautada na organização e sistematização de ações interdisciplinares e posterior análise de conteúdo extraído de entrevistas. Os resultados deste trabalho apontaram para a melhoria da prática, sustentada por uma melhor organização e sistematização das ações interdisciplinares em parceria com o professor de Educação Física. Foi possível concluir que a Educação Física colaborou positivamente nas ações interdisciplinares, auxiliando o trabalho docente das professoras do ensino fundamental.
id UOES_e3bf0ae3fcc4d8969ea4d65cd501fa8d
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/807
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamentalThe Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary schoolInterdisciplinaridade. Prática Docente. Educação FísicaInterdisciplinarity. Practice Teaching. Physical EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação formal, realizada nas escolas, sofre com a crescente fragmentação e especialização das disciplinas, o que dificulta a construção do conhecimento contextualizado, que contemple as necessidades da formação integral do aluno. A interdisciplinaridade, busca desenvolver, por meio da ação docente, a globalização e a significação do conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas na busca de uma interação que permita a cooperação de conteúdos, métodos e conceitos. A Educação Física por suas características e conteúdos específicos, vem assumir sua responsabilidade educacional colaborando neste processo. A presente pesquisa, intitulada A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental , teve como objetivos analisar os conhecimentos e as ações interdisciplinares implementadas por professoras do ensino fundamental, analisar ações interdisciplinares propostas para as professoras de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e o professor de Educação Física, além de verificar a influência deste trabalho interdisciplinar na ação docente. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, pautada na organização e sistematização de ações interdisciplinares e posterior análise de conteúdo extraído de entrevistas. Os resultados deste trabalho apontaram para a melhoria da prática, sustentada por uma melhor organização e sistematização das ações interdisciplinares em parceria com o professor de Educação Física. Foi possível concluir que a Educação Física colaborou positivamente nas ações interdisciplinares, auxiliando o trabalho docente das professoras do ensino fundamental.Formal education held in schools, it suffers from increasing fragmentation and specialization of disciplines, which complicates the construction of contextual knowledge, that addresses the needs of the education of the student. The interdisciplinary, seeks to develop, through teaching activities, globalization and the significance of knowledge, breaking the boundaries of disciplines in search of an interaction that allows the cooperation of content, methods and concepts. Physical education for their specific content and features, has to take responsibility collaborating on this educational process. This research, entitled "Physical Education in the school context: an interdisciplinary experience in elementary education ", aimed at analyzing the knowledge and interdisciplinary activities implemented by elementary school teachers, analyze interdisciplinary activities proposed for the teachers of 3rd and 4th grade Elementary School and Professor of Physical Education, and check the influence of this interdisciplinary work in the classroom. The study was undertaken through an action research, based on the organization and systematization of interdisciplinary activities and later extracted from the content analysis interviews. These results pointed to the improvement of practice, underpinned by a better organization and systematization of interdisciplinary activities in partnership with the Physical Education teacher. It was concluded that physical education contributed positively in interdisciplinary activities, assisting the teaching of elementary school teachers.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoScheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Freitas Júnior, Ismael ForteCPF:05538756807http://lattes.cnpq.br/4284333955006772Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Alves, Marcelo José2016-07-18T17:54:11Z2011-01-192010-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Marcelo José. The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:55Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school
title A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
spellingShingle A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
Alves, Marcelo José
Interdisciplinaridade. Prática Docente. Educação Física
Interdisciplinarity. Practice Teaching. Physical Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
title_full A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
title_fullStr A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
title_full_unstemmed A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
title_sort A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental
author Alves, Marcelo José
author_facet Alves, Marcelo José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Freitas Júnior, Ismael Forte
CPF:05538756807
http://lattes.cnpq.br/4284333955006772
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marcelo José
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Prática Docente. Educação Física
Interdisciplinarity. Practice Teaching. Physical Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Interdisciplinaridade. Prática Docente. Educação Física
Interdisciplinarity. Practice Teaching. Physical Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A educação formal, realizada nas escolas, sofre com a crescente fragmentação e especialização das disciplinas, o que dificulta a construção do conhecimento contextualizado, que contemple as necessidades da formação integral do aluno. A interdisciplinaridade, busca desenvolver, por meio da ação docente, a globalização e a significação do conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas na busca de uma interação que permita a cooperação de conteúdos, métodos e conceitos. A Educação Física por suas características e conteúdos específicos, vem assumir sua responsabilidade educacional colaborando neste processo. A presente pesquisa, intitulada A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental , teve como objetivos analisar os conhecimentos e as ações interdisciplinares implementadas por professoras do ensino fundamental, analisar ações interdisciplinares propostas para as professoras de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e o professor de Educação Física, além de verificar a influência deste trabalho interdisciplinar na ação docente. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, pautada na organização e sistematização de ações interdisciplinares e posterior análise de conteúdo extraído de entrevistas. Os resultados deste trabalho apontaram para a melhoria da prática, sustentada por uma melhor organização e sistematização das ações interdisciplinares em parceria com o professor de Educação Física. Foi possível concluir que a Educação Física colaborou positivamente nas ações interdisciplinares, auxiliando o trabalho docente das professoras do ensino fundamental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-25
2011-01-19
2016-07-18T17:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Marcelo José. The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807
identifier_str_mv ALVES, Marcelo José. The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306130844385280