Autonomia da escola: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Regina Gregório lattes
Orientador(a): Schmidt, Ivone Tambelli lattes
Banca de defesa: Militão, Silvio César Nunes lattes, Reis, Cláudio Edward dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Oeste Paulista
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/42
Resumo: This study investigated autonomy of school in the following dimensions: administrative, educational, financial and cultural. It analyzed the existence, the lack, the obstacles and benefits of autonomy. The research was outlined at a qualitative approach, through a case study and it allowed us to collect, through the questionnaire, data that guided the discussion of this paper. The development of the research has shown that it takes a correlation, through a democratic management, which focuses and emphasizes the participation of everyonel involved in school. Even though autonomy is provided by 9394/96 LDB - Directives and Basis of National Education Law, Articles 12, 13 and 14, it became clear that law does not change reality, concerning school autonomy. It can be seen more as a starting point for the school community so that they can reflect on their own conditions, challenges, goals and transform them. We need to find alternatives to school practices to show the importance of built, dialogued and conquered autonomy.
id UOES_face94e35b4be333e9d8b122784f938d
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/42
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Militão, Silvio César NunesCPF:18154129841http://lattes.cnpq.br/0176001395083564Reis, Cláudio Edward dosCPF:06305716890http://lattes.cnpq.br/0452490121292795CPF:11421384884http://lattes.cnpq.br/3767666976193468Oliveira, Sandra Regina Gregório2016-01-26T18:49:34Z2010-09-202009-11-04OLIVEIRA, Sandra Regina Gregório. Autonomy of the school: a case study. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/42This study investigated autonomy of school in the following dimensions: administrative, educational, financial and cultural. It analyzed the existence, the lack, the obstacles and benefits of autonomy. The research was outlined at a qualitative approach, through a case study and it allowed us to collect, through the questionnaire, data that guided the discussion of this paper. The development of the research has shown that it takes a correlation, through a democratic management, which focuses and emphasizes the participation of everyonel involved in school. Even though autonomy is provided by 9394/96 LDB - Directives and Basis of National Education Law, Articles 12, 13 and 14, it became clear that law does not change reality, concerning school autonomy. It can be seen more as a starting point for the school community so that they can reflect on their own conditions, challenges, goals and transform them. We need to find alternatives to school practices to show the importance of built, dialogued and conquered autonomy.A presente pesquisa investigou a autonomia da escola nas seguintes dimensões: administrativa, pedagógica, financeira e cultural. Analisou a existência, a carência, os obstáculos e os benefícios da autonomia. A investigação foi delineada numa abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, e permitiu coletar, por meio do questionário, dados que nortearam a discussão deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou a necessidade de uma articulação mais eficiente, por meio de uma gestão democrática, que privilegia e enaltece a participação de todos os envolvidos na escola. Mesmo sendo a autonomia prevista pela LDB 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos artigos 12, 13 e 14, ficou evidente que a lei não muda a realidade, em relação à conquista da autonomia da escola. Ela pode ser vista mais como ponto de partida para a comunidade escolar refletir sobre suas próprias condições, desafios, objetivos para transformá-los. É preciso que a escola encontre alternativas práticas para mostrar a importância da autonomia construída, dialogada e conquistada.Made available in DSpace on 2016-01-26T18:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANDRA REGINA GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf: 187038 bytes, checksum: fbbfc860bf1d26bc5ee1561d737050b0 (MD5) Previous issue date: 2009-11-04application/pdfhttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/retrieve/511/SANDRA%20REGINA%20GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf.jpgporUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoUNOESTEBRCiências Humanasautonomiaescolaestudo de casogestão democrática.autonomyschoolcase studymanagement.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAutonomia da escola: um estudo de casoAutonomy of the school: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2617564530193333365500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTEORIGINALSANDRA REGINA GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdfapplication/pdf187038http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/42/1/SANDRA+REGINA+GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdffbbfc860bf1d26bc5ee1561d737050b0MD51THUMBNAILSANDRA REGINA GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf.jpgSANDRA REGINA GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf.jpgimage/jpeg2125http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/42/2/SANDRA+REGINA+GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf.jpg29a6d48820ad5a7ff96f2e467a022429MD52tede/422016-01-27 01:00:39.643oai:bdtd.unoeste.br:tede/42Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-01-27T03:00:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Autonomia da escola: um estudo de caso
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Autonomy of the school: a case study
title Autonomia da escola: um estudo de caso
spellingShingle Autonomia da escola: um estudo de caso
Oliveira, Sandra Regina Gregório
autonomia
escola
estudo de caso
gestão democrática.
autonomy
school
case study
management.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Autonomia da escola: um estudo de caso
title_full Autonomia da escola: um estudo de caso
title_fullStr Autonomia da escola: um estudo de caso
title_full_unstemmed Autonomia da escola: um estudo de caso
title_sort Autonomia da escola: um estudo de caso
author Oliveira, Sandra Regina Gregório
author_facet Oliveira, Sandra Regina Gregório
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Ivone Tambelli
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:19913877849
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Militão, Silvio César Nunes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:18154129841
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0176001395083564
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reis, Cláudio Edward dos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:06305716890
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0452490121292795
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:11421384884
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3767666976193468
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Gregório
contributor_str_mv Schmidt, Ivone Tambelli
Militão, Silvio César Nunes
Reis, Cláudio Edward dos
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia
escola
estudo de caso
gestão democrática.
topic autonomia
escola
estudo de caso
gestão democrática.
autonomy
school
case study
management.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv autonomy
school
case study
management.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study investigated autonomy of school in the following dimensions: administrative, educational, financial and cultural. It analyzed the existence, the lack, the obstacles and benefits of autonomy. The research was outlined at a qualitative approach, through a case study and it allowed us to collect, through the questionnaire, data that guided the discussion of this paper. The development of the research has shown that it takes a correlation, through a democratic management, which focuses and emphasizes the participation of everyonel involved in school. Even though autonomy is provided by 9394/96 LDB - Directives and Basis of National Education Law, Articles 12, 13 and 14, it became clear that law does not change reality, concerning school autonomy. It can be seen more as a starting point for the school community so that they can reflect on their own conditions, challenges, goals and transform them. We need to find alternatives to school practices to show the importance of built, dialogued and conquered autonomy.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-04
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-26T18:49:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Sandra Regina Gregório. Autonomy of the school: a case study. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/42
identifier_str_mv OLIVEIRA, Sandra Regina Gregório. Autonomy of the school: a case study. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2617564530193333365
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/42/1/SANDRA+REGINA+GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/42/2/SANDRA+REGINA+GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fbbfc860bf1d26bc5ee1561d737050b0
29a6d48820ad5a7ff96f2e467a022429
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1785359463111196672