Expansão do ensino superior e identidade docente : desafios de uma profissão em crise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Gonzatto, Cosmo Rafael
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Educação
BR
UPF
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/613
Resumo: A presente dissertação trata dos desafios da profissão docente no contexto da expansão da educação superior. Essa expansão ocasionou um conjunto de problemas relacionados à construção da identidade profissional docente, tais como precarização e intensificação do trabalho, baixa remuneração salarial, desvalorização da profissão diante da sociedade, surgimento do mal estar docente, dentre outros. Diante desses problemas, a pesquisa se propôs enfrentar as seguintes questões: De que forma as mudanças na sociedade afetaram os docentes e a sua identidade profissional? De que maneira o processo de expansão da educação superior tem influenciado a construção da identidade profissional do professor universitário? Como as transformações que aconteceram no seio da universidade contribuíram para afetar a identidade docente? Para respondê-las, foram estes os objetivos estabelecidos: 1) investigar o processo de expansão da Educação Superior no Brasil, intensificado, principalmente pelas políticas educacionais elaboradas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010); 2) analisar como esse fenômeno de expansão do ensino superior afetou a identidade profissional docente; c) apresentar indicativos que poderão contribuir para enfrentar os problemas causados na identidade profissional docente por conta do fenômeno da expansão da Educação Superior. Devido à particularidade do tema, optou-se por desenvolver a pesquisa, através do método analítico-reconstrutivo, detendo-se principalmente à pesquisa bibliográfica e documental. A metodologia constituiu-se de três momentos: a) análise e interpretação dos dados primários sobre a expansão do ensino superior no período de 1995 a 2010 selecionados junto ao banco de dados do INEP; b) análise crítica/reconstrutiva da construção da identidade docente decorrente das mudanças ocorridas na sociedade e na universidade nas últimas décadas, do processo de precarização e intensificação do trabalho docente, da caracterização do mal estar docente e do surgimento de um novo perfil profissional docente, por meio do referencial oferecido por Carvalho (2015), Catani (2006), Cicillini e Cunha (2014), Claro e Profeta (2015), Cunha (2013), Costa (2000), Diniz-Pereira (2011), Hall (2006), Mancebo, Maués e Chaves (2006), Massetto (2003), Miranda e Melo (2012), Morgado (2011), Morosini (2000), Nóvoa (1995), Penin (2009), Picado (2015), Veiga (2014) e Zabalza (2004); c) sistematização de um conjunto de propostas que visam contribuir para a superação dos problemas enfrentados pelos docentes na construção da sua identidade profissional perante o cenário de expansão da educação superior. Dentre os resultados produzidos, além da sistematização do cenário que caracterizou a expansão da educação superior no Brasil ocorrida nas últimas duas décadas e de como tal expansão afetou a construção da identidade docente, a pesquisa indicou a elaboração de políticas de formação docente promovidas pelas próprias instituições como sendo uma ação efetiva para enfrentar o problema da identidade docente.
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De que maneira o processo de expansão da educação superior tem influenciado a construção da identidade profissional do professor universitário? Como as transformações que aconteceram no seio da universidade contribuíram para afetar a identidade docente? Para respondê-las, foram estes os objetivos estabelecidos: 1) investigar o processo de expansão da Educação Superior no Brasil, intensificado, principalmente pelas políticas educacionais elaboradas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010); 2) analisar como esse fenômeno de expansão do ensino superior afetou a identidade profissional docente; c) apresentar indicativos que poderão contribuir para enfrentar os problemas causados na identidade profissional docente por conta do fenômeno da expansão da Educação Superior. Devido à particularidade do tema, optou-se por desenvolver a pesquisa, através do método analítico-reconstrutivo, detendo-se principalmente à pesquisa bibliográfica e documental. A metodologia constituiu-se de três momentos: a) análise e interpretação dos dados primários sobre a expansão do ensino superior no período de 1995 a 2010 selecionados junto ao banco de dados do INEP; b) análise crítica/reconstrutiva da construção da identidade docente decorrente das mudanças ocorridas na sociedade e na universidade nas últimas décadas, do processo de precarização e intensificação do trabalho docente, da caracterização do mal estar docente e do surgimento de um novo perfil profissional docente, por meio do referencial oferecido por Carvalho (2015), Catani (2006), Cicillini e Cunha (2014), Claro e Profeta (2015), Cunha (2013), Costa (2000), Diniz-Pereira (2011), Hall (2006), Mancebo, Maués e Chaves (2006), Massetto (2003), Miranda e Melo (2012), Morgado (2011), Morosini (2000), Nóvoa (1995), Penin (2009), Picado (2015), Veiga (2014) e Zabalza (2004); c) sistematização de um conjunto de propostas que visam contribuir para a superação dos problemas enfrentados pelos docentes na construção da sua identidade profissional perante o cenário de expansão da educação superior. Dentre os resultados produzidos, além da sistematização do cenário que caracterizou a expansão da educação superior no Brasil ocorrida nas últimas duas décadas e de como tal expansão afetou a construção da identidade docente, a pesquisa indicou a elaboração de políticas de formação docente promovidas pelas próprias instituições como sendo uma ação efetiva para enfrentar o problema da identidade docente.This dissertation deals with the challenges of the teaching profession in the context of expansion of higher education. This expansion caused a number of problems related to the construction of the teaching professional identity, such as casualization and intensification of work, low pay, devaluation of the profession to society, evil appearance be teaching, among others. Faced with these problems, the research set out to address the following questions: How changes in society affected teachers and their professional identity? How the process of expansion of higher education has influenced the construction of the professional identity of a university professor? As the transformations that have taken place within the university contributed to affect the teaching identity? To answer them, these were the established objectives: 1) to investigate the process of expansion of higher education in Brazil, intensified, mainly by developed educational policies during the government of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010); 2) analyze how this phenomenon of expansion of higher education has affected the teaching professional identity; c) present indicative that can contribute to addressing the problems caused in the teaching professional identity due to the expansion of higher education phenomenon. Due to the particular theme, it was decided to develop the research by analytical-reconstructive method, stopping mainly to bibliographical and documentary research. The methodology consisted of three stages: a) analysis and interpretation of primary data on the expansion of higher education in the period 1995-2010 selected by the INEP database; b) reviewing / Reconstructive the construction of teacher identity arising from changes in society and the university in recent decades, the process of casualization and intensification of teaching, the characterization of malaise teaching and the emergence of a new teacher professional profile, through the framework provided by Carvalho (2015), Catani (2006), Cicillini and Cunha (2014), Claro and Prophet (2015), Cunha (2013), Costa (2000), Diniz-Pereira (2011), Hall (2006 ), Mancebo, Maués and Chaves (2006), Massetto (2003), Miranda and Melo (2012), Morgado (2011), Morosini (2000), Novoa (1995), Penin (2009), Picado (2015), Veiga ( 2014) and Zabalza (2004); c) systematization of a set of proposals to help overcome the problems faced by teachers in building their professional identity against the background of expansion of higher education. Among the produced results, and the systematization of the scenario that characterized the expansion of higher education in Brazil occurred in the last two decades and as such expansion has affected the construction of teacher identity, the survey indicated the development of teacher education policies promoted by the institutions themselves as an effective action to address the problem of teacher identity.Universidade de Passo FundoEducaçãoBRUPFPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFávero, Altair AlbertoCPF:49385909053http://lattes.cnpq.br/5866881378328643Gonzatto, Cosmo Rafael2018-01-10T18:06:26Z2017-05-172015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONZATTO, Cosmo Rafael. Expansion of higher education and teacher identity: challenges of a profession in crisis. 2015. 90 f. 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