Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gaviraghi, Analucia lattes
Orientador(a): Grando, Neiva Ignês
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/781
Resumo: The main objective of this work is to investigate how students in the 6th grade of Elementary School deal with problem situations involving non-negative rational numbers in its fractional form, in their different meanings. The data were generated from the collection and description of the plans and the proposed teaching of non-negative rational number in its fractional representation in the 5th and 6th years of Elementary School, and also a research instrument with nine questions covering five concepts: part-whole, quotient, number, extent and multiplicative operator. The study subjects were 11 students in the 6th grade of Elementary School at a state school in the city of Coronel Bicaco/RS. The analyzes were performed based on established dialogues with theoretical frameworks located in Caraça (1986), Nunes et al. (2003) and Duval (2003). The collected data reveal that students demonstrate that they have assigned signification to some meanings, such as extent and multiplicative operator rational number in its fractional representation, while in others have difficulty in identifying and representing the mathematical object
id UPF-1_2c8410381c0cd6ddbb8d0e218cf9a241
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/781
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Grando, Neiva IgnêsCPF:88888888888CPF:83075445053http://lattes.cnpq.br/2384559257884022Gaviraghi, Analucia2018-01-10T18:06:50Z2015-08-282013-10-28GAVIRAGHI, Analucia. Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/781The main objective of this work is to investigate how students in the 6th grade of Elementary School deal with problem situations involving non-negative rational numbers in its fractional form, in their different meanings. The data were generated from the collection and description of the plans and the proposed teaching of non-negative rational number in its fractional representation in the 5th and 6th years of Elementary School, and also a research instrument with nine questions covering five concepts: part-whole, quotient, number, extent and multiplicative operator. The study subjects were 11 students in the 6th grade of Elementary School at a state school in the city of Coronel Bicaco/RS. The analyzes were performed based on established dialogues with theoretical frameworks located in Caraça (1986), Nunes et al. (2003) and Duval (2003). The collected data reveal that students demonstrate that they have assigned signification to some meanings, such as extent and multiplicative operator rational number in its fractional representation, while in others have difficulty in identifying and representing the mathematical objectO objetivo central deste trabalho é investigar como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental lidam com situações-problemas que envolvem números racionais não negativos na sua forma fracionária, em seus diferentes significados. Os dados foram produzidos a partir da coleta e descrição dos planejamentos e da proposta de ensino do número racional não negativo na sua representação fracionária nos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e, ainda, de um instrumento de pesquisa com nove questões que abordaram cinco conceitos: parte-todo, quociente, número, medida e operador multiplicativo. Os sujeitos de pesquisa foram onze alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Coronel Bicaco/RS. As análises foram realizadas com base em diálogos estabelecidos com referenciais teóricos localizados em Caraça (1986), Nunes et al. (2003) e Duval (2003). Os dados coletados revelam que os alunos demonstram ter atribuído sentidos a alguns significados tais como medida e operador multiplicativo do número racional na sua representação fracionária, enquanto em outros apresentam dificuldade de identificar e representar o objeto matemáticoMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013AnaluciaGaviraghi.pdf: 1915030 bytes, checksum: 5ef71c55ce26e2c6fe1f038f4c08d20e (MD5) Previous issue date: 2013-10-28application/pdfporUniversidade de Passo FundoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUPFBREducaçãoEducaçãoMatemática (Ensino fundamental)AprendizagemFraçõesEducationMathematics (Elementary school)LearningFractionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONúmero racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis256360060060025632563info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2013AnaluciaGaviraghi.pdf2013AnaluciaGaviraghi.pdfapplication/pdf1801823http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/781/2/2013AnaluciaGaviraghi.pdf66c3ff17eb16de3eee5cd2ab70ce1bd7MD52tede/7812023-05-11 19:19:26.109oai:tede.upf.br:tede/781Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2023-05-11T22:19:26Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
title Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
Gaviraghi, Analucia
Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Frações
Education
Mathematics (Elementary school)
Learning
Fractions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
title_sort Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental
author Gaviraghi, Analucia
author_facet Gaviraghi, Analucia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grando, Neiva Ignês
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:83075445053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2384559257884022
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaviraghi, Analucia
contributor_str_mv Grando, Neiva Ignês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Frações
topic Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem
Frações
Education
Mathematics (Elementary school)
Learning
Fractions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Mathematics (Elementary school)
Learning
Fractions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The main objective of this work is to investigate how students in the 6th grade of Elementary School deal with problem situations involving non-negative rational numbers in its fractional form, in their different meanings. The data were generated from the collection and description of the plans and the proposed teaching of non-negative rational number in its fractional representation in the 5th and 6th years of Elementary School, and also a research instrument with nine questions covering five concepts: part-whole, quotient, number, extent and multiplicative operator. The study subjects were 11 students in the 6th grade of Elementary School at a state school in the city of Coronel Bicaco/RS. The analyzes were performed based on established dialogues with theoretical frameworks located in Caraça (1986), Nunes et al. (2003) and Duval (2003). The collected data reveal that students demonstrate that they have assigned signification to some meanings, such as extent and multiplicative operator rational number in its fractional representation, while in others have difficulty in identifying and representing the mathematical object
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-28
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GAVIRAGHI, Analucia. Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/781
identifier_str_mv GAVIRAGHI, Analucia. Número racional não negativo na forma fracionária : sentido atribuído por alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2563
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2563
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 2563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/781/2/2013AnaluciaGaviraghi.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66c3ff17eb16de3eee5cd2ab70ce1bd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1799763463170424832