Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Cristian da Costa e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1835
Resumo: O presente estudo investigativo parte da necessidade de implementação e análise de uma proposta didática que favoreça a alfabetização científica dos estudantes no âmbito da EJA. A promoção da alfabetização nessa etapa de escolarização é importante devido ao fato de que ela favorece na reconstrução dos significados sobre o mundo, partindo da bagagem histórico-social desses sujeitos, ampliando os conhecimentos, a cultura e a possibilidade de compreender e, efetivamente, participar da sociedade. Partindo dessas premissas e acompanhando o entendimento de que ensinar Ciências está atrelado à busca de respostas aos problemas do cotidiano dos estudantes, formulou-se a questão que norteia a investigação: em que medida uma abordagem didática apoiada na perspectiva dos 3MP favorece o envolvimento dos estudantes da EJA com conceitos físicos? Para responder a esse questionamento, buscam-se subsídios na proposta metodológica denominada Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvida por Delizoicov e Angotti (1991) a partir da obra de Paulo Freire. Tendo como pano de fundo tais escolhas, o objetivo do estudo consistiu em avaliar uma sequência didática para abordar conteúdos de Física na EJA em termos de suas contribuições para o processo de alfabetização científica. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi estruturada uma sequência didática abordando o tema Eletricidade no cotidiano. Tal sequência é apoiada nos 3MP e analisa as contribuições para a alfabetização científica. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa e participante, recorrendo aos seguintes instrumentos para coleta dos dados: registros do professor pesquisador em um diário de bordo; gravação audiovisual das aulas; análise do material produzido pelos alunos no decorrer da aplicação da sequência didática; análise das discussões realizadas pelos alunos na atividade de sistematização do conhecimento. Os resultados apontam que a sequência didática se revelou favorecedora da alfabetização científica especificamente em relação à mudança do vocabulário dos estudantes, enriquecido com termos e conceitos científicos; à identificação desses conhecimentos nas situações cotidianas; à identificação de que há conhecimentos adquiridos por meio do senso comum; à importância da temática e seu uso consciente para a sociedade. Por outro lado, a proposta didática elaborada se mostrou fragilizada quando utilizados cálculos matemáticos técnicos. O produto educacional que acompanha o estudo se refere à sequência didática elaborada e está disponibilizado na forma de material de apoio para professores no site do programa e no Portal eduCapes .
id UPF-1_6a489b3bdfb80bbca698f27ca3e75f0f
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/1835
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicosElectricity in daily life for EJA from the three pedagogical momentsFísicaEstudo e ensinoEducação de jovens e adultosMaterial didáticoEletricidadeCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAO presente estudo investigativo parte da necessidade de implementação e análise de uma proposta didática que favoreça a alfabetização científica dos estudantes no âmbito da EJA. A promoção da alfabetização nessa etapa de escolarização é importante devido ao fato de que ela favorece na reconstrução dos significados sobre o mundo, partindo da bagagem histórico-social desses sujeitos, ampliando os conhecimentos, a cultura e a possibilidade de compreender e, efetivamente, participar da sociedade. Partindo dessas premissas e acompanhando o entendimento de que ensinar Ciências está atrelado à busca de respostas aos problemas do cotidiano dos estudantes, formulou-se a questão que norteia a investigação: em que medida uma abordagem didática apoiada na perspectiva dos 3MP favorece o envolvimento dos estudantes da EJA com conceitos físicos? Para responder a esse questionamento, buscam-se subsídios na proposta metodológica denominada Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvida por Delizoicov e Angotti (1991) a partir da obra de Paulo Freire. Tendo como pano de fundo tais escolhas, o objetivo do estudo consistiu em avaliar uma sequência didática para abordar conteúdos de Física na EJA em termos de suas contribuições para o processo de alfabetização científica. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi estruturada uma sequência didática abordando o tema Eletricidade no cotidiano. Tal sequência é apoiada nos 3MP e analisa as contribuições para a alfabetização científica. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa e participante, recorrendo aos seguintes instrumentos para coleta dos dados: registros do professor pesquisador em um diário de bordo; gravação audiovisual das aulas; análise do material produzido pelos alunos no decorrer da aplicação da sequência didática; análise das discussões realizadas pelos alunos na atividade de sistematização do conhecimento. Os resultados apontam que a sequência didática se revelou favorecedora da alfabetização científica especificamente em relação à mudança do vocabulário dos estudantes, enriquecido com termos e conceitos científicos; à identificação desses conhecimentos nas situações cotidianas; à identificação de que há conhecimentos adquiridos por meio do senso comum; à importância da temática e seu uso consciente para a sociedade. Por outro lado, a proposta didática elaborada se mostrou fragilizada quando utilizados cálculos matemáticos técnicos. O produto educacional que acompanha o estudo se refere à sequência didática elaborada e está disponibilizado na forma de material de apoio para professores no site do programa e no Portal eduCapes .The present research study starts from the need to implement and analyze a didactic proposal that favors the scientific literacy of the students within the scope of the EJA. The promotion of literacy in this stage of schooling is important due to the fact that it favors the reconstruction of meanings about the world, starting from the historical and social baggage of these subjects, expanding knowledge, culture and the possibility of understanding and effectively participating in society. Based on these pre mises and accompanying the understanding that teaching science is linked to the search for answers to the problems of the students' daily life, the question that guides the investigation was formulated: To what extent did a didactic approach supported by the 3MP perspective favor student involvement of EJA with physical concepts? In order to respond to this questioning, we seek the support of the methodological proposal called Three Moments Pedagogical - 3MP, developed by Delizoicov and Angotti (1991) based on the work of Paulo Freire. From these choices it is formulated, as the objective of the study, to evaluate a didactic sequence to approach Physics contents in the EJA in terms of its contributions to the scientific literacy process. For the development of the research, a didactic sequence was structured addressing the theme “Electricity in everyday life”. This sequence is supported by 3MP and analyzes contributions to scientific literacy. The research developed was qualitative and participant, using the following instruments for data collection: teacher-researcher records in a logbook; audiovisual recording of classes; analysis of the material produced by the students during the application of the didactic sequence; analysis of the discussions carried out by students in the activity of knowledge systematization. The results discussed in these categories indicate that the didactic sequence was: favoring scientific literacy specifically in relation to the change in students' vocabulary, enriched with scientific terms and concepts; the identification of this knowledge in everyday situations; of the identification of the knowledge acquired through common sense; and on the role the importance of the theme and its conscious use for society. On the other hand, theelaborated didactic proposal was weakened when using technical mathematical calculations. The educational product accompanying the study refers to the elaborate didactic sequence and is made available in the form of teacher support material on the program site and the eduCapes Portal <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553813>.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade de Passo FundoInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGBrasilUPFPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaSamudio Pérez, Carlos Ariel01178756785http://lattes.cnpq.br/6837334300981720Silva, Cristian da Costa e2019-12-03T01:05:44Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Cristian da Costa e. Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2023-05-04T00:13:15Zoai:tede.upf.br:tede/1835Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2023-05-04T00:13:15Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
Electricity in daily life for EJA from the three pedagogical moments
title Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
spellingShingle Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
Silva, Cristian da Costa e
Física
Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Material didático
Eletricidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
title_full Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
title_fullStr Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
title_full_unstemmed Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
title_sort Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos
author Silva, Cristian da Costa e
author_facet Silva, Cristian da Costa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Samudio Pérez, Carlos Ariel
01178756785
http://lattes.cnpq.br/6837334300981720
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristian da Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Material didático
Eletricidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Física
Estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
Material didático
Eletricidade
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description O presente estudo investigativo parte da necessidade de implementação e análise de uma proposta didática que favoreça a alfabetização científica dos estudantes no âmbito da EJA. A promoção da alfabetização nessa etapa de escolarização é importante devido ao fato de que ela favorece na reconstrução dos significados sobre o mundo, partindo da bagagem histórico-social desses sujeitos, ampliando os conhecimentos, a cultura e a possibilidade de compreender e, efetivamente, participar da sociedade. Partindo dessas premissas e acompanhando o entendimento de que ensinar Ciências está atrelado à busca de respostas aos problemas do cotidiano dos estudantes, formulou-se a questão que norteia a investigação: em que medida uma abordagem didática apoiada na perspectiva dos 3MP favorece o envolvimento dos estudantes da EJA com conceitos físicos? Para responder a esse questionamento, buscam-se subsídios na proposta metodológica denominada Três Momentos Pedagógicos (3MP), desenvolvida por Delizoicov e Angotti (1991) a partir da obra de Paulo Freire. Tendo como pano de fundo tais escolhas, o objetivo do estudo consistiu em avaliar uma sequência didática para abordar conteúdos de Física na EJA em termos de suas contribuições para o processo de alfabetização científica. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi estruturada uma sequência didática abordando o tema Eletricidade no cotidiano. Tal sequência é apoiada nos 3MP e analisa as contribuições para a alfabetização científica. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa e participante, recorrendo aos seguintes instrumentos para coleta dos dados: registros do professor pesquisador em um diário de bordo; gravação audiovisual das aulas; análise do material produzido pelos alunos no decorrer da aplicação da sequência didática; análise das discussões realizadas pelos alunos na atividade de sistematização do conhecimento. Os resultados apontam que a sequência didática se revelou favorecedora da alfabetização científica especificamente em relação à mudança do vocabulário dos estudantes, enriquecido com termos e conceitos científicos; à identificação desses conhecimentos nas situações cotidianas; à identificação de que há conhecimentos adquiridos por meio do senso comum; à importância da temática e seu uso consciente para a sociedade. Por outro lado, a proposta didática elaborada se mostrou fragilizada quando utilizados cálculos matemáticos técnicos. O produto educacional que acompanha o estudo se refere à sequência didática elaborada e está disponibilizado na forma de material de apoio para professores no site do programa e no Portal eduCapes .
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T01:05:44Z
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Cristian da Costa e. Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1835
identifier_str_mv SILVA, Cristian da Costa e. Eletricidade no cotidiano para a EJA a partir dos três momentos pedagógicos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
url http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1792971362714779648