Contribuições da teoria das inteligências múltiplas aos estudos da dislexia
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Passo Fundo
Educação BR UPF Programa de Pós-Graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/765 |
Resumo: | Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, tendo como tema de investigação discutir as contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas aos estudos da dislexia, investigando a dificuldade da linguagem relacionada à leitura e à escrita. O estudo teórico baseou-se na tese do psicólogo cognitivo e educacional estado-unidense Howard Gardner. Esse estudioso questiona as teorias cognitivas atuais, trazendo uma visão diferente, instigante de inteligência e do potencial humano pautado em diferentes domínios. Este texto investigativo pode ser considerado qualitativo, eis que utiliza a pesquisa bibliográfica para compreender os processos envolvidos na aprendizagem. Para a viabilização desta dissertação, foi preciso estudar a história da dislexia até chegar à contemporaneidade, fazendo, desse modo, uma retomada histórica do que se pensava e do que se pensa acerca da dislexia, objetivando entender como os disléxicos eram vistos no passado e como são vistos na atualidade e, sobretudo, buscaram-se subsídios que possibilitem trabalhar com maior exatidão as questões relacionadas ao tema, apresentando os estudos de Gardner, a fim de investigar como sua Teoria das Inteligências Múltiplas pode auxiliar os disléxicos a encontrar outras habilidades que suplantem as carências próprias da dislexia, trazendo à luz novas perspectivas e olhares multidisciplinares. A pesquisa estruturou-se em três capítulos, tendo a intencionalidade de compreender os processos norteadores de uma diferente compreensão acerca da dislexia. No primeiro, abordou-se a Teoria das Inteligências Múltiplas pautada na tese Howard Garder. Já no segundo, preocupou-se em analisar teoricamente a dificuldade em foco: a dislexia, baseados nos estudos de Sally Shaywitz, Giselle Massi, Margaret Snowling, Michael Farreal e Abram Topczewski. No último capítulo, realizou-se o fechamento deste texto dissertativo, levantando alguns questionamentos relacionados à dislexia, apontando novas perspectivas ao ensino e a aprendizagem, pautados em uma nova visão de inteligência e potencial humano |
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Para a viabilização desta dissertação, foi preciso estudar a história da dislexia até chegar à contemporaneidade, fazendo, desse modo, uma retomada histórica do que se pensava e do que se pensa acerca da dislexia, objetivando entender como os disléxicos eram vistos no passado e como são vistos na atualidade e, sobretudo, buscaram-se subsídios que possibilitem trabalhar com maior exatidão as questões relacionadas ao tema, apresentando os estudos de Gardner, a fim de investigar como sua Teoria das Inteligências Múltiplas pode auxiliar os disléxicos a encontrar outras habilidades que suplantem as carências próprias da dislexia, trazendo à luz novas perspectivas e olhares multidisciplinares. A pesquisa estruturou-se em três capítulos, tendo a intencionalidade de compreender os processos norteadores de uma diferente compreensão acerca da dislexia. No primeiro, abordou-se a Teoria das Inteligências Múltiplas pautada na tese Howard Garder. Já no segundo, preocupou-se em analisar teoricamente a dificuldade em foco: a dislexia, baseados nos estudos de Sally Shaywitz, Giselle Massi, Margaret Snowling, Michael Farreal e Abram Topczewski. No último capítulo, realizou-se o fechamento deste texto dissertativo, levantando alguns questionamentos relacionados à dislexia, apontando novas perspectivas ao ensino e a aprendizagem, pautados em uma nova visão de inteligência e potencial humanoThis study was developed in the research line Educational Processes and Language, whose research topic to discuss the contributions of the Theory of Multiple Intelligences to Dyslexia studies investigating the difficulty of the language related to reading and writing. The theoretical study was based on the theory of Howard Gardner, in the case of a cognitive psychologist and educational state-unidense. This scholar questions the current cognitive theories, bringing a different view of incisive intelligence and human potential guided in different domains. This text can be considered qualitative investigative, using literature to understand the processes involved in learning. For the viability of this dissertation was necessary to study the history of dyslexia to reach the contemporary, making thus a resumption of historical thought and what they think about dyslexia, aiming to understand how dyslexics were seen in the past and are seen in the present and, above all, sought to subsidies that allow working with greater accuracy dyslexia , presenting studies of Gardner, in order to investigate what his theory of Multiple Intelligences can help dyslexics find other skills that furthers shortcomings own dyslexia, bringing to light new perspectives and multidisciplinary looks. In the first chapter addressed the Theory of Multiple Intelligences Howard Gardner guided the thesis. In the second chapter, concerned to analyze theoretically the difficulty in focus: Dyslexia, based on studies of Sally Shaywitz, Giselle Massi, Margaret Snowling and Michael Abram Farreal Topczewski. In the last chapter, held the closing text of this dissertation, raising some questions related to Dyslexia, pointing out new perspectives to teaching and learning, guided by a new vision of human potential and intelligenceUniversidade de Passo FundoEducaçãoBRUPFPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoOrmezzano, GracielaCPF:54706270049http://lattes.cnpq.br/3122681952332528Lanfredi, Caila2018-01-10T18:06:48Z2015-08-222013-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLANFREDI, Caila. Contribuições da teoria das inteligências múltiplas aos estudos da dislexia. 2013. 115 f. 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