Análise dialógica e argumentativa de letras de músicas de Chico Buarque
Ano de defesa: | 2009 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Resumo: | Este trabalho apresenta análises de letras de músicas de Chico Buarque de Holanda, compostas no período de ditadura militar (1964-1985). As análises têm como suporte teórico algumas das idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin e a teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e colaboradores. Do vasto legado bakhtiniano, evidencia-se o caráter sócio-ideológico da linguagem. Inicialmente explicitam-se as fases da teoria da Argumentação na Língua, dando ênfase à fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos. Com o objetivo de verificar a relação que se pode estabelecer entre as duas teorias são explicitados os conceitos da teoria dialógica e depois são expostas as idéias da teoria argumentativa. Elas são presentadas separadamente, da mesma forma que as análises. A leitura argumentativa possibilita uma análise intralingüística e leitura dialógica possibilita uma leitura extralingüística. Ao concluir o presente estudo, pode-se afirmar que as duas teorias enriquecem e complementam as análises, uma vez que a argumentativa trabalha com as marcas lingüístico-discursivas, chegando automaticamente ao contexto, mesmo que ele não seja o objeto de estudo dessa teoria, e sim, da dialógica, que considera o extraverbal o ponto de partida |
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Análise dialógica e argumentativa de letras de músicas de Chico BuarqueBuarque, Chico - 1944-Análise do discursoAnálise do diálogoIntertextualidadeMúsica - Análise, apreciaçãoBuarque, Chico - 1944-Discourse analysisDialogue analysisIntertextualityMusic appreciationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho apresenta análises de letras de músicas de Chico Buarque de Holanda, compostas no período de ditadura militar (1964-1985). As análises têm como suporte teórico algumas das idéias lingüísticas do Círculo de Bakhtin e a teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot e colaboradores. Do vasto legado bakhtiniano, evidencia-se o caráter sócio-ideológico da linguagem. Inicialmente explicitam-se as fases da teoria da Argumentação na Língua, dando ênfase à fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos. Com o objetivo de verificar a relação que se pode estabelecer entre as duas teorias são explicitados os conceitos da teoria dialógica e depois são expostas as idéias da teoria argumentativa. Elas são presentadas separadamente, da mesma forma que as análises. A leitura argumentativa possibilita uma análise intralingüística e leitura dialógica possibilita uma leitura extralingüística. Ao concluir o presente estudo, pode-se afirmar que as duas teorias enriquecem e complementam as análises, uma vez que a argumentativa trabalha com as marcas lingüístico-discursivas, chegando automaticamente ao contexto, mesmo que ele não seja o objeto de estudo dessa teoria, e sim, da dialógica, que considera o extraverbal o ponto de partidaThe present work analysis lyrics from Chico Buarque de Holanda, composed in the military dictatorship peiod (1964-1985). The analyses have as theoretical support some of the linguistic ideas of Bakhtin Circle and the Theory of Argumentation in the language from Ducrot and contributors. From the vast bakhtin legacy, it is evidenced the socioideological character of the language. Initially, Theory of Argumentation in language, phases are explicit, emphasizing the current phase, the theory of semantic blocks. Aiming to verify the relation that can be established between these two theories, the concepts of Dialogic (al) theory are then exposed afterwards. They are presented separately in the way as the analysis. The argumentative reading possibles an intralingüístic analysis and dialogical one, in turn, possibles an extralinguistic. Concluding this study, we can say that these two theories complement and enrich the analysis, once the argument (teory) works with the linguistic-discursive marks, reaching the context automatically, even though it is not the object of study of this theory, but it is (object) from dialogic, which considers the extraverbal the starting pointEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosPrograma de Pós-Graduação em LetrasGraeff, Telisa FurlanettoCPF:16480872053http://lattes.cnpq.br/5020016009007215Costenaro, Silvane2018-01-10T18:09:08Z2011-03-312009-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2018-01-10T18:09:08Zoai:tede.upf.br:tede/902Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:08Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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