Depressão e distúrbios do sono em professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Vian, Bianca
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Passo Fundo
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF
Brasil
UPF
Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2356
Resumo: A profissão docente é marcada por demandas diversas que ampliam a sobrecarga em termos físicos e, sobretudo, de saúde mental. Em meio às manifestações de adoecimento decorrentes do desgaste mental, destacam-se os transtornos depressivos e a possível associação com distúrbios do sono. Dessa forma, discutir sobre a profissão e a saúde mental do docente contribui para chamar a atenção sobre a importância de se fortalecer políticas educacionais que valorizem a complexidade envolvida na profissão. Portanto, o objetivo da dissertação é analisar a prevalência de depressão e sua associação com a qualidade do sono em professores. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, que fez parte de um projeto mais amplo intitulado Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável, integrante da linha de pesquisa aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano. A amostra foi composta por 361 professores, residentes do estado do Rio Grande do Sul, que aceitaram participar voluntariamente do estudo por meio de um questionário online. O estudo recai sobre as variáveis associadas à autodeclaração de depressão, ao Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR) e à Escala de Epworth (ESSBR). Na análise estatística, para descrever o perfil da amostra, foram feitas análises de valores de frequência absoluta e relativa e estatísticas descritivas das variáveis numéricas. Para a comparação das variáveis categóricas foi utilizado o teste Qui-Quadrado. O nível de significância adotado foi de 5%. A produção resultante da dissertação, Depressão autorreferida e relação com distúrbios do sono em professores, focaliza a categoria docente, o gênero feminino e o nível de ensino fundamental, sendo mais suscetível ao adoecimento psíquico do que a população em geral. Os dados evidenciaram prevalência de autodeclaração de depressão (11,4%) semelhante aos dados presentes na literatura e qualidade do sono ruim (56,1%) entre professores que assim se declaram. As discussões e os resultados obtidos até o momento corroboram de forma semelhante com evidências de outros estudos que apontam a prevalência de depressão e associação com a má qualidade do sono dos professores.
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Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, que fez parte de um projeto mais amplo intitulado Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável, integrante da linha de pesquisa aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano. A amostra foi composta por 361 professores, residentes do estado do Rio Grande do Sul, que aceitaram participar voluntariamente do estudo por meio de um questionário online. O estudo recai sobre as variáveis associadas à autodeclaração de depressão, ao Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI-BR) e à Escala de Epworth (ESSBR). Na análise estatística, para descrever o perfil da amostra, foram feitas análises de valores de frequência absoluta e relativa e estatísticas descritivas das variáveis numéricas. Para a comparação das variáveis categóricas foi utilizado o teste Qui-Quadrado. O nível de significância adotado foi de 5%. A produção resultante da dissertação, Depressão autorreferida e relação com distúrbios do sono em professores, focaliza a categoria docente, o gênero feminino e o nível de ensino fundamental, sendo mais suscetível ao adoecimento psíquico do que a população em geral. Os dados evidenciaram prevalência de autodeclaração de depressão (11,4%) semelhante aos dados presentes na literatura e qualidade do sono ruim (56,1%) entre professores que assim se declaram. As discussões e os resultados obtidos até o momento corroboram de forma semelhante com evidências de outros estudos que apontam a prevalência de depressão e associação com a má qualidade do sono dos professores.The teaching profession is marked by several demands that increase the overload in physical terms and, above all, mental health. Among the manifestations of illness resulting from mental exhaustion, stand out depressive disorders and the possible association with sleep disorders. Thus, discussing the profession and the mental health of teachers contributes to draw attention to the importance of strengthening educational policies that value the complexity involved in the profession. Therefore, the objective of this dissertation is to analyze the prevalence of depression and its association with sleep quality in teachers. This is a cross-sectional, exploratory descriptive study, with a quantitative approach, which was part of a larger project entitled Gerontological education as a strategy to promote multigenerational interaction for healthy living and aging, which is part of the research line biopsychosocial aspects of human aging. The sample was composed of 361 teachers, residents of the state of Rio Grande do Sul, who agreed to voluntarily participate in the study by means of an, online questionnaire. The study falls on the variables associated with self-reported depression, the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI-BR) and the Epworth Scale (ESSBR). In the statistical analysis, to describe the profile of the sample, frequency tables of the categorical variables were made with values of absolute and relative frequencies and descriptive statistics of the numerical variables. The Chi-square test was used to compare the categorical variables. The significance level adopted was 5%. The dissertation’s resulting paper, Auto-referred depression and relation to sleep disturbances in teachers, focuses on the teaching category, women and elementary school teachers, being more susceptible to psychological illness than the general population. The discussions and results obtained so far corroborate in similar fashion to evidences from other studies which point out the depression prevalence and the association to poor sleep quality in teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade de Passo FundoFaculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFFBrasilUPFPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento HumanoMoretto, Cleide FátimaCPF 58284109034http://lattes.cnpq.br/4538022841136072Palmeiras, Graciela de BrumCPF 96365340044http://lattes.cnpq.br/6462824034388754Vian, Bianca2022-12-20T18:23:41Z2022-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIAN, Bianca. Depressão e distúrbios do sono em professores. 2022. 57 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPF2022-12-20T18:23:41Zoai:tede.upf.br:tede/2356Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2022-12-20T18:23:41Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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