O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Araújo, Marcos José Martins lattes
Orientador(a): Pereira, João Baptista Borges lattes
Banca de defesa: Gomes, Antonio Máspoli de Araújo lattes, Queiroz, Renato da Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Religião
Departamento: Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25756
Resumo: This work analyzes the influence of music in the social context and in the worship of the Presbyterian ethnic community Mel da Pedreira. Compares the quilombo worship music with music of African traditional festivals of quilombos in the region, Batuque and Marabaixo, analyzing the liturgical repertoire through research observation, listening and interviews, cultural gifts origins in running community music through four pillars of music: melody, harmony, rhythm and hymnody, in order to contribute to the record of the quilombo identity. What we found is the music product convergence amalgamated cultures between the african - brazilian rhythm, the sertaneja music from the building harmonious rural Brazil and Brazilian popular that effectively induce community behavior in worship, in all its cultural and artistic events and reflecting on community routine.
id UPM_0b458a778b3f7f425b4d563d6c0bcd4a
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25756
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str
spelling 2018-06-08T20:50:02Z2020-05-28T18:14:44Z2020-05-28T18:14:44Z2016-04-12Araújo, Marcos José Martins. O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira. 2016. 148 f. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25756This work analyzes the influence of music in the social context and in the worship of the Presbyterian ethnic community Mel da Pedreira. Compares the quilombo worship music with music of African traditional festivals of quilombos in the region, Batuque and Marabaixo, analyzing the liturgical repertoire through research observation, listening and interviews, cultural gifts origins in running community music through four pillars of music: melody, harmony, rhythm and hymnody, in order to contribute to the record of the quilombo identity. What we found is the music product convergence amalgamated cultures between the african - brazilian rhythm, the sertaneja music from the building harmonious rural Brazil and Brazilian popular that effectively induce community behavior in worship, in all its cultural and artistic events and reflecting on community routine.Este trabalho analisa a influência da música no contexto social e no culto da comunidade étnica presbiteriana do Mel da Pedreira. Compara a música do culto quilombola com a música das festas tradicionais africanas dos quilombos da região, o Batuque e o Marabaixo, analisando no repertório litúrgico por meio de pesquisas de observação, audição e entrevistas, as origens culturais presentes nas músicas executadas na comunidade através dos quatro pilares da música: melodia, harmonia, ritmo e hinódia, no intuito de contribuir com o registro da identidade quilombola. O que se encontrou é a música produto da convergência de culturas amalgamadas entre o ritmo afro-brasileiro, o canto sertanejo oriundo do Brasil rural e a construção harmônica popular brasileira que induzem efetivamente o comportamento da comunidade no culto, em todas as suas manifestações culturais e artísticas e que refletem na rotina da comunidade.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieCiências da ReligiãoUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)quilombomúsicaetnicidadeidentidadereligiãoCNPQ::CIENCIAS HUMANASO batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPereira, João Baptista Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7998288335836364Gomes, Antonio Máspoli de Araújohttp://lattes.cnpq.br/3150301525676448Queiroz, Renato da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5169208241255686http://lattes.cnpq.br/7140678162502494Araújo, Marcos José Martinshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16705/Marcos%20Jose%20Martins%20Araujo.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3604/2/Marcos%20Jose%20Martins%20Araujo.pdfquilombomusicethnicityidentityreligioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/257562020-05-28 15:14:44.481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
title O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
spellingShingle O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
Araújo, Marcos José Martins
quilombo
música
etnicidade
identidade
religião
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
title_full O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
title_fullStr O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
title_full_unstemmed O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
title_sort O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira
author Araújo, Marcos José Martins
author_facet Araújo, Marcos José Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, João Baptista Borges
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7998288335836364
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Antonio Máspoli de Araújo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3150301525676448
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Queiroz, Renato da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5169208241255686
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7140678162502494
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcos José Martins
contributor_str_mv Pereira, João Baptista Borges
Gomes, Antonio Máspoli de Araújo
Queiroz, Renato da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv quilombo
música
etnicidade
identidade
religião
topic quilombo
música
etnicidade
identidade
religião
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This work analyzes the influence of music in the social context and in the worship of the Presbyterian ethnic community Mel da Pedreira. Compares the quilombo worship music with music of African traditional festivals of quilombos in the region, Batuque and Marabaixo, analyzing the liturgical repertoire through research observation, listening and interviews, cultural gifts origins in running community music through four pillars of music: melody, harmony, rhythm and hymnody, in order to contribute to the record of the quilombo identity. What we found is the music product convergence amalgamated cultures between the african - brazilian rhythm, the sertaneja music from the building harmonious rural Brazil and Brazilian popular that effectively induce community behavior in worship, in all its cultural and artistic events and reflecting on community routine.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-08T20:50:02Z
2020-05-28T18:14:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:14:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Araújo, Marcos José Martins. O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira. 2016. 148 f. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25756
identifier_str_mv Araújo, Marcos José Martins. O batuque e o marabaixo protestante: panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira. 2016. 148 f. Dissertação (Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Religião
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757174465250197504